domingo, 23 de agosto de 2009

Visita histórica a Juazeiro do Norte

Fotos: Josselene e Joscelito Marques

Clique na imagem para ampliar




Nos últimos dias 15 e 16 deste, eu, familiares e um grupo de amigos fizemos uma excursão, sob a responsabilidade da agente de viagens Letinha, à cidade de Juazeiro do Norte/Ceará/Brasil.
Relevando o apelo comercial, comum nas cidades que vivem do turismo religioso, é impressionante como a cidade respira religiosidade. Ela é um convite ao retiro e à introspecção.
Durante a nossa visita à Colina do Horto, encontramos o Padre José Venturelli (salesiano administrador do Horto e ex-pároco da nossa vizinha cidade de Areia Branca-RN) que nos convidou para visitar o canteiro de obras da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto - já em adiantado estágio de construção. Segundo ele, fomos os primeiros mossoroenses a visitar o arrojado projeto arquitetônico. A obra é totalmente patrocinada pelos romeiros que, ao deixarem suas ofertas generosas, contribuem para a realização de um dos últimos sonhos do Padre Cícero.
No domingo, 16.08.09, estivemos no Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória – administrado pelas irmãs beneditinas. Ele é considerado um milagre, pois foi construído em apenas um ano e quatro meses com recursos oriundos do exterior. É um belíssimo local que emana paz e tranquilidade e serve de retiro (dezoito apartamentos) - estando à disposição de todos que desejem um encontro com Deus.
Por volta das 14 horas, deixamos aquela terra abençoada trazendo na bagagem uma fé renovada pelos exemplos, que lá colhemos, de gente simples e humilde que vive da fé e nela encontra forças para construir a sua história.



Fotos: Josselene e Joscelito Marques
Clique na imagem para ampliar





Mais informações sobre esta cidade:

A cidade de Juazeiro do Norte está situada bem ao sul do Estado do Ceará, a mais de 500 km da capital Fortaleza, quase na divisa com Pernambuco. Ela é a segunda maior cidade do Ceará em capacidade econômica, e a maior do Estado em religiosidade. Surgiu a partir do desmembramento da cidade do Crato, fruto da ação política do jovem Padre Cícero - seu fundador, benfeitor e também responsável por sua emancipação e independência.
Milhares de fiéis romeiros, provenientes de vários estados nordestinos, visitam Juazeiro do Norte para participar das festividades que têm como personagem principal Padre Cícero Romão Batista, considerado santo por seus devotos. O comércio de artigos religiosos, relacionados ao Padre Cícero, é uma das principais atividades econômicas da cidade.
Devido ao chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo e a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre foi diretamente relacionada ao misticismo e passou a ser venerada.

No decorrer de cada ano, em pelo menos quatro ocasiões, Juazeiro do Norte torna-se o centro da religiosidade popular no Estado:
· 24 de março - data de nascimento de Padre Cícero
· 20 de julho - falecimento de Padre Cícero
· Primeira quinzena de setembro - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores
· 2 de novembro - Dia dos Finados.
Nessas datas, a cidade recebe centenas de caravanas de romeiros. São cerca de dois milhões de fiéis visitantes por ano.

Pontos turísticos:









· A Colina do Horto, onde estão localizados o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina, o Santo Sepulcro, a estátua do Padre Cícero, medindo 25 metros de altura, a Muralha da Guerra de XIV e a Via Sacra.
· O Santuário do Coração de Jesus
· A Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
· A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
· O Memorial do Padre Cícero (que abriga um acervo de fotos e objetos relativos à vida do padre).






Arte e fotos: Josselene Marques
Clique na imagem para ampliar


Acesso:


A partir da capital Fortaleza, chega-se a Juazeiro pela BR-116, passando pelas rodovias federais 230 e 122, além das estradas estaduais CE-138, CE-371, CE-269 e CE-385. É possível também ir de avião, com desembarque diretamente no aeroporto de Juazeiro.

Fundação: 22 de julho de 1911
Gentílico: juazeirense
População: 249.829 hab. estimativa IBGE/2009 [2]
Distância até a capital: 514 km
Municípios limítrofes: Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha
Área: 248,558 km²
Altitude: 350 m
Clima: semi-árido
Fuso horário: UTC-3
Localização: 07° 12' 46" S 39° 18' 54" O07° 12' 46" S 39° 18' 54" O
Unidade federativa: Ceará
Mesorregião: Sul Cearense IBGE/2008 [1]
Microrregião:
Cariri IBGE/2008 [1]
Região: Metropolitana

Fonte
das informações:
Secretaria de Turismo do Ceará.

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

3 comentários:

Anônimo disse...

Josselene,
uma verdadeira aula. Assim como você eu já andei por essas bandas e já visitei a terra do Padim Padre Ciço. Já faz um tempo que não volto. Por isso, é sempre bom saber notícias e saber, também, que há uma evolução nas estruturas físicas, apesar de que, como disse você, só se respirar religião na cidade. Aqui eu fiquei sabendo um pouco mais sobre essa terra santa para os católicos.
Abraço,s
Raí

Baladas mp3 disse...

Jossi..¿tambièn guìa turìstica?..jeje, mùltiples capacidades en una sola mujer.Hermoso recorrido para quienes lo vemos atravès de tu relato e imàgenes.Excelente.

Josselene Marques disse...

Raí:

Fico feliz que tenha apreciado o que escrevi e as informações publicadas através do meu texto.
Vale a pena retornar àquele local santo.
Obrigada e volte sempre.

Beto:

Bem que gostaria de passar um bom tempo de minha vida viajando - aprecio sobremaneira -, mas os meus afazeres me impedem. Adquiri o hábito de divulgar os lugares que visito. É uma forma de retribuir a hospitalidade e a gentileza com as quais sou sempre recebida por onde passo.
Gosto desse seu senso de humor. É muito salutar nos dias atuais.
Volte sempre, amigo.

Khayyam:

Obrigada pela informação.
Farei o que me sugere.
Tenha uma ótima semana.
Abraço e volte sempre.