domingo, 28 de fevereiro de 2010

Presentes

Imagem: WEB

Você já observou que o que temos de melhor nos é concedido?
Entre tantos presentes, merecem destaque: a própria vida, a magnífica natureza e o sublime amor. Este último, por exemplo, tudo compreende e oferece, nada exige, e é o melhor alimento para bem viver.

Copyright © 2010 – Expressão – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Beleza feminina

Imagem: WEB

“Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.”

Lucius Annaeus Sêneca (Corduba, 4 a.C. — Roma, 65 d.C.) - foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como Séneca (ou Sêneca), o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem. Sua obra literária e filosófica reflete o modelo do pensador estóico durante o Renascimento; inclusive, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Autocontrole

Imagem: WEB


Para vivermos em sociedade, primeiramente, devemos controlar os nossos afetos e as nossas paixões. Somente desta forma, viveremos em harmonia e poderemos exercer a ética.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A escola dos meus sonhos é...

Foto: arquivo pessoal


A escola dos meus sonhos é aquela na qual todos os alunos são acolhidos por professores e funcionários comprometidos, atualizados, bem remunerados e dispostos a cumprir a bela missão de ajudar a transformá-los em cidadãos conscientes.
A escola dos meus sonhos é formada por pessoas de atitude, que lutam por seus direitos e são capazes de provocar mudanças positivas e significativas na sociedade em que vivem.
A escola dos meus sonhos é composta por alunos que reconhecem e valorizam os esforços e a dedicação dos professores e que os apoiam em suas lutas.
A escola dos meus sonhos é aquela cuja estrutura é acessível a todos, o ambiente é confortável, aconchegante e propício à aprendizagem.
A escola dos meus sonhos é aquela onde os discentes leem por prazer e não por imposição ou castigo.
A escola dos meus sonhos é aquela em que professores e alunos trocam, naturalmente, seus saberes e, juntos, constroem o conhecimento.
A escola dos meus sonhos é aquela na qual provas e testes escritos são dispensáveis, pois todos lá estão por prazer e por isso, de toda forma, aprendem.
A escola dos meus sonhos é aquela onde todos se constituem em uma grande família, que vive em harmonia.
A escola dos meus sonhos é aquela que estimula seus integrantes a reproduzirem seu modelo em casa e na sociedade.
A escola dos meus sonhos é aquela que tem o poder de consertar o mundo.

Copyright © 2010 – Expressão – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados



Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo?

Um dos canteiros da rua onde resido
Foto: Josselene Marques

Do caminho de casa até a minha escola, vejo muitos contrastes.
O meu ponto de partida é uma via, bastante arborizada, cujo diferencial é a existência de canteiros com Carnaúbas (Copernicia prunifera). A Carnaúba é uma árvore característica do semi-árido do nordeste brasileiro e conhecida como “árvore da vida”, por oferecer uma infinidade de usos ao homem. Minha casa está situada em um bairro a três quarteirões do centro. De lá até a minha escola, vejo, diariamente, condomínios de luxo, belas habitações, residências humildes, casebres, bons hotéis e pousadas. Também vejo pessoas sem teto: menores de rua, mendigos e hippies dormindo nos bancos das praças. Ainda próximo à minha casa, passo pela central de abastecimento de alimentos da cidade e por pequenas mercearias. Após cumprir um terço do percurso, encontro-me ao lado do mercado central e de uma diversidade de lojas. Mais à frente, localizam-se a barragem e as duas pontes que unem as zonas leste e oeste da cidade. Deste trecho em diante, também vejo dezenas de veículos e seus condutores. É comum passar por carroças e bicicletas, que atrapalham o trânsito por não terem uma via própria. Presencio, semanalmente, acidentes provocados pela imprudência de motoristas apressados e estressados. Vejo estudantes a pé, acompanhados ou não de seus pais, irmãos ou colegas, se dirigindo às suas escolas. Ao mesmo tempo em que vejo trabalhadores, com suas pastas ou mochilas, em direção aos seus locais de trabalho. Geralmente, no início da semana, deparo-me com cenas de pessoas embriagadas e jovens farristas que permanecem até o amanhecer nos “espetinhos da vida”. Sobretudo, vejo o progresso. Nesses onze anos, o “cenário” do trajeto foi completamente alterado: da pavimentação asfáltica até a construção de novos prédios, reformas, demolições e reconstruções. Por outro lado, observo que o número de alunos transeuntes e nos transportes coletivos está reduzido. Entre os muitos fatores que contribuem para essa redução, um deles é determinante e preocupante: as escolas estão perdendo os seus alunos para o tráfico de drogas. É fato corriqueiro reencontrar ex-alunos nas imediações da escola a busca de novas vítimas para aliciar ou assaltar.
A rua onde moro
Foto: Josselene Marques


Em meio a tudo isto, há algo que vejo, diariamente, – salvo em dias de chuva – que me encanta e renova a esperança de dias melhores: refiro-me ao sol. Ele, com seus raios, não só ilumina o meu caminho, mas me fornece energia para desempenhar com entusiasmo o meu trabalho quando, finalmente, chego a minha escola.

Copyright © 2010 – Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mariposa

Imagem: WEB



Ó bela mariposa:
Admiro a tua liberdade
De voares para onde quiseres.
Confesso que aprecio o contato
Do teu pouso em minha mão.
Tu me contas que vens de longe
E que tiveste o privilégio
De estares bem próxima do fulgor das estrelas.
Pois eu te digo:
Não me provocas inveja,
Ó bela mariposa!
Não tenho a tua liberdade,
- Isto é bem verdade e não posso mudar.
Todavia, meus pensamentos voam
Bem mais rápido e alto do que tuas asas;
E, quanto ao brilho das estrelas,
Sempre o vejo refletido no olhar do meu amor.
Copyright © 2010 – Expressão – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nossas escolhas

Imagem: WEB

"Na vida nem sempre fazemos aquilo que gostamos, mas, em compensação, temos a opção de fazer, continuamente, a coisa certa."

Raí - É professor, cronista e poeta potiguar.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Valentine's Day

Arte: Josselene Marques

Hoje, 14 de fevereiro, muitos países celebram o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados.

Há controvérsias sobre a origem da data. As versões mais aceitas estão baseadas nas tradições cristã e pagã.

Segundo os cristãos católicos, São Valentim - o santo dos namorados -, provavelmente, viveu no Século III, em Roma. Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador romano Cláudio II. Este tinha uma obsessão: queria formar um exército grande e forte. Como não conseguiu a adesão de muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra, o Imperador proibiu os casamentos entre os jovens e Valentim, revoltado, resolveu descumprir suas ordens realizando casamentos secretos. Como era de se esperar, foi descoberto, preso, torturado e decapitado em 14 de fevereiro.

Já os pagãos romanos, celebravam a data em 15 de fevereiro - no início da Primavera - no festival da Lupercália. A Lupercália, no seu calendário, era uma festa/cerimônia de fim de ano. Ela servia para espantar os maus espíritos e para purificar a cidade, assim como para liberar a saúde e a fertilidade das pessoas açoitadas pelos lupercos (corpo especial de sacerdotes escolhidos entre os mais ilustres da cidade). Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com os nomes das moças romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa jovem seria a sua namorada durante o festival ou, eventualmente, por tempo indeterminado.
Com o decorrer dos anos, o dia 14 de fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, principalmente na Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos e demais países das Américas.

Há ainda uma outra versão que descarta qualquer ligação com o São Valentim e atribui a data à coincidência com período de acasalamento das aves.

Uma curiosidade: no Japão o Dia dos Namorados é celebrado em duas datas. A primeira é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e outros entes queridos. A segunda é no dia 14 de março. Nesse dia, é a vez dos homens retribuírem os presentes.

No Brasil comemoramos o Valentine's Day como Dia dos Namorados, em 12 de junho.


Copyright © 2010 – Revelação – Pura Inspiração
© Todos os Direitos Reservados

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Classes

Imagem: WEB

Existem três classes de pessoas às quais se pode dizer sempre a verdade: os amigos, os santos e os sábios.

Pe. Héber Salvador de Lima

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Avalie seu nível de estresse

Imagem: WEB

É importante sempre procurarmos corrigir erros cometidos no nosso modo de vida, principalmente, se eles colocam em risco a nossa saúde. Abaixo um serviço de utilidade pública: extraído da Revista Escola, edição nº. 132, eis um teste para nos autoavaliarmos, quanto ao nível de estresse, e tomarmos as medidas necessárias para termos um ano letivo bem mais leve e tranquilo.

Atribua um dos seguintes números a cada uma das frases abaixo:

1 – Sempre
2 – Com frequência
3 – Às vezes, raramente
4 – Nunca

۝ Sinto-me sobrecarregado com minhas tarefas na escola e em casa.
۝ Não me desligo enquanto não termino meu planejamento ou a correção das provas.
۝ Não gosto de trabalhar com outros professores, pois eles nunca fazem como eu quero.
۝ Mesmo fora da classe, sinto-me incomodado se não estou fazendo nada ligado à escola.
۝ Fico irritado com atrasos de alunos ou colegas de trabalho.
۝ Faço tudo o que a direção ou a coordenação me pedem, pois não sei dizer não.
۝ Acho que vou estourar por causa da pressão de alunos, pais, colegas e diretores.
۝ Demoro a pegar no sono, pois fico preocupado com minhas turmas.
۝ Sinto-me sempre cansado, mesmo ao acordar.
۝ Gostaria que o dia fosse mais longo para melhorar meu trabalho.
۝ Faço várias coisas ao mesmo tempo.
۝ Não consigo esquecer as atividades da escola – nem em casa nem nas férias.
۝ Sinto-me inquieto quando preciso aguardar reuniões com a diretoria ou com os pais.
۝ Todos dizem que estou sempre com muita pressa.
۝Gosto de aproveitar feriados para fazer a correção de provas ou preparar aulas.
۝ Total

Some os pontos e descubra seu grau de estresse.

15 a 30 – alto. É importante identificar as causas da tensão.
31 a 45 – médio. Aproveite para repensar seu modo de vida.
46 a 60 – baixo. Envolva-se no trabalho sem se abalar pelas pressões.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O homem e a natureza







A natureza nos fornece os odores,
das flores o mais puro néctar.
Mas é da mão do homem que nasce o perfume.
A natureza nos oferece o algodão,
mas é da mão do homem que brota a possibilidade do fio.
A natureza nos garante o alimento,
mas é do trabalho do homem
que surgem as misturas, os novos sabores.
A natureza é mãe e o homem é filho.
Filho que muito sabe, tudo quer e tudo pensa poder.
O homem é filho, ele vai descobrir isso e espero, ainda haja tempo.
(Guaraciara Barros Leal/Imagem: WEB)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Reflexionando...

Imagem: WEB

Mesmo quando eu não mais tiver razões para sorrir, jamais pretendo dar motivos para chorarem aqueles a quem eu amo.

Copyright © 2010 – Expressão – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Liberdade

Imagem: WEB


Hoje, eu estava a refletir o quão limitada e frágil é a nossa liberdade. Basta termos consciência de que nem sempre fazemos o que queremos e o pior: muitas vezes, somos obrigados a fazer o que não queremos por culpa de terceiros – que, geralmente, nem conhecemos – mas que, de certa forma, podem nos prejudicar se não tomarmos medidas preventivas e/ou radicais.

Infelizmente, a vida é assim e este é o preço que pagamos por vivermos numa sociedade em que a liberdade de expressão, bem ou mal, está a nosso dispor.

Desde a infância, tenho escutado os adultos dizerem do alto de sua experiência: “a minha liberdade termina onde começa a do meu semelhante.” Ótimo! Maravilhoso! - isso se todos pensassem assim. Entretanto, sabemos que a realidade é diferente. Há pessoas que não só desrespeitam a liberdade alheia como também tentam impor sua vontade e, praticamente, nos compelem a tomar medidas drásticas em certas ocasiões de nossas vidas. Viver e conviver na diversidade tem dessas coisas.

Há, espalhadas pelo mundo, milhares e milhares de pessoas, com transtornos mentais, infernizando a vida das demais. Cabe-nos, portanto, procurar manter a tranquilidade e o equilíbrio a fim de escaparmos ilesos de investidas, maledicências e desatinos dessas pobres criaturas necessitadas de tratamento especializado e atenção.

Copyright © 2010 – Expressão– Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados