sábado, 27 de novembro de 2010

Paz no Rio!

Cristo Redentor no Rio de Janeiro/Brasil.
Imagem do Google

A imagem acolhedora do Cristo de braços abertos contrasta com o clima de violência e insegurança que tem dominado a Cidade Maravilhosa nos últimos dias.
Torço para que tudo se resolva e a paz possa, finalmente, reinar no Rio.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sabedoria de Confúcio

Imagem: Google


Que tal refletirmos um pouco?

“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”

“O mestre disse: Quem se modera, raramente se perde.”

“Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais.”

Confúcio - filósofo chinês(551 a.C. - 479 a.C.)

domingo, 21 de novembro de 2010

Uma lição especial

Eliedson (CAS), eu (AEE), Ana Luíza (CAS),
Rejane (CAS), Lara (UFERSA)
Foto: Rita

Na noite da última quarta-feira, o meu estado emocional chegou ao ápice. Fiz um esforço enorme para não chorar diante de dezenas de pessoas. Um misto de alegria, satisfação e encantamento, acompanhado de um sentimento de realização e da certeza de que fiz a escolha certa, em termos profissionais, tomaram conta do meu ser. Recebi uma valiosa recompensa pelas horas, dias, meses e anos que tenho dedicado à causa da inclusão.
Esta data fará parte dos meus arquivos de saudade, armazenados em minha mente, pois é a prova de que vale a pena investir na aprendizagem das pessoas com capacidades diferentes. Digo isto porque acho fantástico, por exemplo, uma jovem utilizar uma língua totalmente distinta do idioma da maioria e conseguir comunicar-se tão bem ao ponto de despertar o interesse e a atenção de uma plateia heterogênea por excelência.
Ana Luíza interagindo com Felipe
SRM /EMSDF - Trabalho voluntário
Foto: Josselene Marques
Foi neste contexto que reencontrei Ana Luíza - uma de minhas ex-alunas com surdez. Eu tive o privilégio de conhecê-la, no início desta década, quando lecionava Língua Inglesa no Ensino Fundamental. Sempre nos demos muito bem e, dentro de minhas limitações, procurei promover a sua inclusão. Quando ela concluiu esse nível de ensino, foi transferida para outra escola e perdemos o contato. Recentemente, ela retornou à sua antiga escola para realizar um trabalho voluntário, auxiliando-me, por algumas semanas, no atendimento a um aluno com surdez severa, enriquecendo as minhas aulas com sua fluência em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Todavia, esta regalia durou pouco. Convites para participar de cursos e realizar atividades no Centro de Apoio ao Surdo – CAS absorveram-na e fomos privados de sua inestimável contribuição – por uma boa causa, reconheço – na nossa Sala de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Ana Luíza em visita à SRM da EMSDF
Foto: Josselene Marques

Algumas semanas depois, para minha surpresa, encontro-me de novo com Ana Luíza - este doce de menina! Só que, agora, na condição de sua aluna – veja que maravilha! Os papéis se inverteram.
Com o incentivo e a ajuda de seus pais – especialmente, de sua supermãe –, atualmente, ela é graduanda do 6º período do curso de Pedagogia e integrada ao CAS. Reconhecida a sua competência, foi convidada para ser uma das palestrantes de uma formação continuada para professores de alunos com surdez, da qual estou participando, promovida pela Coordenação de Educação Especial da Gerência Executiva de Educação de Mossoró.
Esta foi a principal razão de minha emoção: aprender com uma ex-aluna como atender melhor aos meus atuais alunos. Não consigo descrever, com precisão, o que senti ao vê-la assumir, diante dos professores-alunos, uma postura segura, ao transmitir o seu saber, na sua língua, fazendo-se entender, perfeitamente, ao mesmo tempo em que encantava a todos com as suas estratégias e a sua simpatia.

Ana Luíza em sua palestra na EMJSB.
Foto: Josselene Marques

Fiquei a imaginar, enquanto observava o seu excelente desempenho: e se ela não tivesse frequentado a escola? Se sua mãe a tivesse escondido do mundo – como acontece com muitas crianças, por ignorância de seus pais ou até mesmo pelo medo de verem-nas sofrer algum tipo de discriminação?
Sem dúvida, Aninha é um exemplo a ser seguido. É mais alguém que nos faz ver que a inclusão é possível e que todo ser humano é capaz de aprender e dar sua parcela de contribuição para a sociedade. Nessa noite, muito mais que o conteúdo ministrado (os sinais referentes aos animais e às cores), aprendi uma lição especial: ela me fez entender que todos aqueles aos quais denominamos pessoas com deficiência, na verdade, são pessoas com capacidades diferentes e, a deficiência está em quem não consegue enxergar isso e não lhes dá a oportunidade de provar o quão úteis eles podem ser no exercício pleno de sua cidadania.

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

sábado, 20 de novembro de 2010

Paul McCartney no Brasil

O ex-beatle Paul McCartney fará dois shows no Brasil:
neste domingo (21) e na segunda-feira (22).
Imagem: Google


Após dezessete anos de sua última vinda ao Brasil, os fãs do ex-beatle Sir James Paul McCartney terão a oportunidade de revê-lo. Ele retorna ao Brasil, pela quarta vez, para mais duas apresentações. Um público de cerca de 120 mil admiradores e amantes de nomes do pop e do rock irá prestigiá-lo no Morumbi, em São Paulo, amanhã, 21, e na segunda-feira, 22. O palco - montado especialmente para o show - tem altura equivalente a um prédio de oito andares e sua base fica a 2,5 metros do chão. Os portões do estádio serão abertos às 17h30min, mas o início do espetáculo está previsto para as 21h30min.
Aos 68 anos, Paul demonstra estar em excelente forma - quem assistiu à apresentação em Porto Alegre, no início deste mês, pôde comprovar isso. Ele consegue cantar, com paixão, e se revezar entre bandolim, baixo, guitarra, piano e ukelelê (uma espécie de cavaquinho) com habilidade invejável em três horas de show.

De acordo com o setlist com mais de 30 músicas, que pode ser, sutilmente, alterado pelo artista, a predominância será das canções dos Beatles, como "All my loving", "Hey Jude", "Yesterday", "Blackbird" e "Eleanor Rigby", projetos solo como Fireman e hits da banda Wings, entre outras.

A turnê Up And Coming começou em março deste ano. Ele já fez mais de vinte shows pelos Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra, Escócia, Irlanda e, agora, é a vez do Brasil.

Na apresentação, ele reservou um momento especial para a canção “My Love”, do álbum Red Rose Speedway (1973). Nela, Paul declara o seu amor à Linda (com quem foi casado por 30 anos) e diz o quanto o seu amor lhe faz bem e que ela sempre permanecia com ele, mesmo quando não estavam juntos. É uma bela homenagem que emociona a todos aqueles que amam ou sabem o que é o amor. A sua musa morreu, em 1998, em consequência de um câncer.

Para você a letra o link do vídeo desta canção tão especial para Paul McCartney e que, no show do Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, ele assim definiu, em um português carregado de sotaque inglês: “essa música eu escrevi para minha gatinha Linda, mas esta noite ela é para todos os namorados”.

My Love
Composição: Paul and Linda McCartney

My Love
And when I go away
I know my heart can stay with my love
It's understood
It's in the hands of my love
And my love does it good
Whoa-whoa-whoa-whoa, whoa-whoa-whoa-whoa
My love does it good

And when the cupboard's bare
I'll still find something there with my love
It's understood
It's everywhere with my love
And my love does it good
Whoa-whoa-whoa-whoa, whoa-whoa-whoa-whoa
My love does it good

Whoa-whoa, I love, oh-whoa, my love
Only my love holds the other key to me
Oh-whoa, my love, oh-oh, my love
Only my love does it good to me

Whoa-whoa-whoa-whoa, whoa-whoa-whoa-whoa
My love does it good

Don't ever ask me why
I never say goodbye to my love
It's understood
It's everywhere with my love
And my love does it good
Whoa-whoa-whoa-whoa, whoa-whoa-whoa-whoa
My love does it good

Whoa-whoa, I love, oh-whoa, my love
Only my love does it good to me
Whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa-whoa

Para ver o vídeo, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=UNZYPjr7mSo&feature=player_embedded#!

Dica:
Se você não adquiriu o ingresso para o show, poderá assisti-lo pela TV. O canal por assinatura Multishow e a Rede Globo vão exibí-lo, ao vivo, neste domingo.

Para ouvir Paul McCartney antes do show, acesse:
http://br.msn.cyloop.com/radio?station_id=978

Para as letras traduzidas das músicas de Paul McCartney, acesse:
http://letras.terra.com.br/paul-mccartney/

Fontes: Revista Veja, Jornal Estadão e Wikipédia.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA BANDEIRA NACIONAL


Bandeira do Brasil
Imagem do Google


Em 19.11.1889, numa homenagem a este símbolo máximo da pátria, quatro dias após a Proclamação da República, foi criado o Dia da Bandeira.
Nesta data, são promovidos, no Brasil, diversos eventos cívicos nas escolas, em órgãos governamentais e outros locais públicos. Na oportunidade, é executado o Hino à Bandeira. Este fala de beleza e nos proporciona o aprendizado do significado da Bandeira Nacional.
Hino à Bandeira Nacional

Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Para escutar o Hino à Bandeira, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=SGiyyzVnAGs

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

121 anos da Proclamação da República

Proclamação da República,
um golpe liderado por militares.
Imagem: Google

Neste feriado nacional comemoramos os 121 da Proclamação da República Federativa do Brasil. O Marechal Deodoro da Fonseca foi o grande executor dessa mudança política que ocorreu em 15.11.1889.

O sistema monárquico do governo já não tinha apoio da Igreja, nem dos militares, das lideranças civis e nem dos antigos senhores de escravos; isto é, não mais possuía base de sustentação política. Mesmo assumindo uma posição conciliadora, o Imperador Dom Pedro II não conseguia atender aos interesses dos diferentes grupos sociais do país. A ascensão da ordem republicana, no Brasil, perpassou por uma série de transformações cuja culminância foi a chegada dos militares ao poder.

Em si, o ato da proclamação da república foi pacífico, sem guerra ou derramamento de sangue. O republicano José do Patrocínio foi o responsável por sua oficialização.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo governo foi determinar a criação de símbolos significativos que representassem a proclamação do regime republicano brasileiro. Um decreto, de janeiro de 1890, oficializou a composição de Medeiros e Albuquerque (letra) e Leopoldo Miguez (música) como Hino de Proclamação da República. Como ele é muito pouco conhecido e utilizado em solenidades oficiais, eu o publico neste espaço como uma humilde contribuição para resgatá-lo.

Logo abaixo, a letra e o link do vídeo do referido hino.


Hino da Proclamação da República

Música: Leopoldo Augusto Miguez (1850/1902)
Letra: José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (1867/1934)

Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto
rebel que o passado
Vem
remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo
porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro
lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha,
ovante , da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso
pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos
transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as
púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos
louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!


Conotação de algumas palavras/expressões neste contexto:

Torpes labéus: repugnantes desonras
Lampejo: clarão
Louçãos: vistosos
Ovante: vitoriante
Pálio: manto
Pendão: bandeira
Porvir: tempo futuro
Púrpuras: vermelho-escuras
Rebel: revoltoso
Remir: redimir
Transes supremos: momentos decisivos

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/hinodaproclamacaodarepublica.htm


Se desejar escutá-lo, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=nJfKSfqiPqA&feature=player_embedded

15.11.10 - Passeio solitário

Meu sobrinho passeando
pela areia da Praia de Upanema-RN
Foto/montagem: Maíla/Josselene


A imensidão do cenário contrasta com sua pequena estatura. O audaz rapazinho passeia solitário – porém, feliz – a explorar cada centímetro do caminho, que segue sem pressa.
Um sorriso travesso revela o seu bom humor e o prazer de estar ali.
Por um momento, fixa o seu olhar infantil na areia da praia. Deseja tocá-la, senti-la entre as suas delicadas mãozinhas. Desde cedo, aprendeu a valorizar a sua grande casa. Desse modo, integrado ao mundo visível, parece estar em plena comunhão com Deus e a Sua Criação.

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

domingo, 14 de novembro de 2010

Jota Quest no Mossoró Mix 2010

Uma de minhas bandas preferidas
é a atração nacional, de hoje, no Mossoró Mix.
Imagem: Google


Mossoró Mix 2010
Atrações locais e nacionais
Imagem: Google

A partir das 19h00min, será rematada hoje, “com o som de ouro” da banda Jota Quest, na Estação das Artes Elizeu Ventania, a quarta edição do Mossoró Mix – um festival musical que acontece, anualmente, no mês de novembro – onde o forte é a mistura de ritmos e tribos, com atrações locais e nacionais.
Este ano, o público ganhou mais um dia de festa. O evento teve início no último dia 12. Ele é realizado pela
Gondim & Garcia Produções, em parceria com a KN Produções.
Entre as atrações, fenômenos do rock e pop nacional como as bandas Capital Inicial e Jota Quest. Também fazem parte da lista o grupo Jammil e Uma Noites, Parangolé, Thábata, Axerife e as bandas Inala e Bakulejo, o tradicional forró do Nordeste com as bandas Aviões do Forró e Garota Safada.
O Mossoró Mix já é marca registrada na cidade e vem conquistando, em especial, o público jovem. Este oriundo, inclusive, de outras cidades e até de outros estados.

A estrutura, de aproximadamente 11 mil metros quadrados, é composta de dois palcos, dois supercamarotes, front-stage, bares, camarins, praça de alimentação, espaços personalizados e banheiros exclusivos. O evento conta com um forte esquema de segurança. Câmeras de vídeo fazem o monitoramento de todos os espaços da festa, além de centenas de seguranças espalhados dentro e fora da Estação das Artes.

Veja só os horários:

14/11 – DOMINGO

19h00 – Banda MP3 (Palco alternativo / pista)
20h30 – Bakulejo
22h10 – Garota Safada
00h20 – Jota Quest
02h10 – Amigos Sertanejos (Palco do Camarote)

Se você não adquiriu o passaporte para o MMIX, faça como eu, assista, ao vivo, pelo canal 10 da TCM. Eis o link:
http://www.mossoromix.com.br/index_on.php?mural=ver

Fonte: Site do Mossoró Mix





Que Nem Maré - Jorge Vercilo

Que tal esta composição de Jorge Vercilo? Esse moço tem verso até no nome.
Marés vivas de Helena Gregório
Acrílico sobre tela

Composição: Jorge Vercilo

Faz um tempão
Que eu não dou trégua
Ao meu coração
É você o meu lugar
Quando tudo
Por um fio está...

Nada vai me fazer
Desistir do amor
Nada vai me fazer
Desistir de voltar
Todo dia pro seu calor
Nada vai me levar do amor...(2x)

Faz um tempão
Que eu não dou asas
A minha emoção
Passear, distrair
E me achar lá no fundo de ti...

A saudade bateu
Foi que nem maré
Quando vem de repente
De tarde, invade
E transborda esse bem-me-quer
A saudade é que nem maré...(2x)

Nada vai me fazer
Desistir do amor
Nada vai me fazer
Desistir de voltar
Todo dia pro seu calor
Nada vai me levar do amor...

A saudade bateu
Foi que nem maré
Quando vem de repente
De tarde, invade
E transborda esse bem me quer
A saudade é que nem maré...

sábado, 13 de novembro de 2010

Efígie

Eu em um click de Maria Luíza
Montagem Funny.Photo

Como a mirar-me num espelho,
Distingo cada traço
- Embora não me reconheça.
Esse olhar triste e distante
Contrasta com o meu real acolhedor.
Os lábios cerrados escondem o sorriso
Que é a minha marca.
Esta efígie é apenas o registro
De um dia ruim...
Felizmente, já se foi. Passou!

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

As mãos...

Imagem do Google


"As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve, mas vê, sente e se emociona."

(Frase colhida no blog de Raquel Cambé)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nossas lágrimas

Lágrimas
Imagem do Google

Em meu sonho, escutei tua voz...
Choravas e chamavas meu nome.
Em meio à multidão, eu te buscava...
Não te encontrei.

O dia raiou e a tua voz
Já não mais me guiava.
Deparei-me com a rotina
Que me afasta de ti.

As lágrimas banharam o meu rosto...
Com elas, um pressentimento:
Em breve nos veremos!
Então, permanecerás pelo tempo do amor.

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados


sábado, 6 de novembro de 2010

PENINHA EM MOSSORÓ

Imagem do site azougue.com

Sem música a vida seria um tédio!
Neste final de semana, tenho uma excelente dica de lazer para você. Trata-se de um show de excelente qualidade cuja marca registrada é o romantismo.

Numa promoção do radialista e publicitário
Caby da Costa Lima, Peninha (nome artístico de Aroldo Alves Sobrinho) – compositor e cantor da nossa MPB – retornou à Mossoró para realizar duas apresentações. Ontem, ele foi a atração principal da Sexta Cultural do Hotel Thermas. Hoje, 06 de novembro, Peninha, acompanhado por sua banda, fará sua segunda apresentação, a partir das 23h00min (show com duas horas de duração), no Oba Restaurante. A janela está sob a responsabilidade do Grupo Musical A-3. Foram vendidas, antecipadamente até às 13h00min, na Harabello Turismo e no Mercadão das Malhas, as mesas e senhas individuais. Após este horário, elas podem ser adquiridas no local do evento.

Eis alguns dos principais sucessos do compositor/cantor:

• Sonhos ( Peninha )
• Que Pena ( Peninha )
• Amo você ( Luiz Guedes/ Tomas Roth )
• Matemática ( Peninha )

Além dessas músicas, você ainda poderá relembrar: “Sozinho”, “Alma gêmea”, “Vou levando a vida”, “ Por eu ter me machucado”, “Que dure para sempre”, entre tantos outros sucessos maravilhosos desse compositor por excelência.

O compositor/cantor Peninha faz, hoje,
a sua segunda apresentação em Mossoró

Abaixo, a letra de uma de suas composições:

Por Eu Ter Me Machucado

Cantor: José Augusto
Composição: Peninha

Eu jurei pra mim que nunca mais iria amar ninguém
Que se acaso eu me envolvesse só seria de momento
Que jamais, em tempo algum, iria acreditar de novo
Que ninguém teria a manha de ferir meus sentimentos

Por eu ter me machucado
Eu achei melhor fugir
Mas você foi me tocando com cuidado
Se apossou de mim

Por eu ter me machucado
Quase, quase que perdi
A doçura selvagem dos teus abraços
O amor mais lindo que eu conheci

Sempre fui uma pessoa reservada e fria
Tô aqui contando estrelas, olho o mar, tá tão bonito
Quero mais é ir bem longe nesse nosso amor profundo
Eu te quero, amo, adoro, coisa mais linda do mundo

Por eu ter me machucado
Eu achei melhor fugir
Mas você foi me tocando com cuidado
Se apossou de mim

Por eu ter me machucado
Quase, quase que perdi
A doçura selvagem dos teus abraços
O amor mais lindo que já conheci

Fontes:
http://www.azougue.com/conteudo/caby.htm

http://peninha.uol.com.br/discografia






terça-feira, 2 de novembro de 2010

VIXIT

Uma data para refletir...

“Vixit” – “viveu” em latim – era a forma eufêmica como os romanos anunciavam a morte de alguém. De fato, não é fácil falar da morte, pois ela é algo indesejado, principalmente, para quem gosta de viver. É por demais penoso trazer à lembrança, por exemplo, alguém que amamos e já não está mais entre nós – pelo menos nesta dimensão. Isso acontece porque essa recordação vem atrelada à saudade e esta amplia a dor. Qualquer que seja a sua crença, não há como livrar-se da sensação de perda e da ausência da pessoa que partiu definitivamente.

Hoje, 02 de novembro, os cristãos católicos celebram o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados.

Por volta do século II, alguns cristãos já rezavam pelos parentes e mártires falecidos. No século V, a Igreja reservava um dia do ano para rezar pelos mortos esquecidos. Contudo, foi a partir do século XI que os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) passaram a incentivar a comunidade a dedicar um dia aos mortos. Como consequência, no século XIII, uma data fixa foi escolhida: 2 de novembro. Para fundamentar sua posição, a doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas: (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Os cristãos evangélicos observam o Dia de Finados para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. Mas acreditam que as pessoas precisam ser cuidadas, unicamente, enquanto estão vivas.

Que tal aproveitarmos esta data para pensar sobre o que estamos fazendo de nossa vida enquanto a morte não vem?