sábado, 31 de dezembro de 2011

Pronta para recomeçar


Mais um ano que finda...
Seguido de outro que recomeça.
Entre perdas e ganhos...
Saldo positivo.
Refaço planos...
Agradeço a Deus por tudo:
Dons, família, trabalho,
Pessoas que têm cruzado o meu caminho,
Das mais diferentes formas,
Preenchendo o meu viver e dando-lhe sentido.
Neste último dia de 2011, estou feliz, em paz,
Com o coração cheio de amor,
A mente fervilhando de ideias,
O corpo saudável e bem disposto.
Estou pronta para recomeçar!

Copyright © Josselene Marques

Que em 2012 você realize tudo o que ficou pendente e, ainda, encontre tempo para novas e significativas realizações.

Feliz Ano Novo!

Ah! Aproveito, também, para lhe fazer um convite: acessar o meu Blog Oficial (clique aqui).

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O poeta Antonio Francisco

Foto: Josselene Marques

Neste finalzinho de ano, adquiri e recomendo a coleção “Minha Obra é um Cordel” cujo autor é o poeta popular, cordelista e compositor mossoroense Antônio Francisco. Esta coletânea, lançada no último dia 08.12.11, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, está acondicionada em uma prática embalagem que contém todos os livros anteriormente lançados pelo autor (edições esgotadas), além de uma obra inédita (O Olhar Torto do Rei) e dois CDs.

Fazem parte da coleção:

 Dez Cordéis num Cordel só
 Por Motivos de Versos
 Veredas de Sombras
 Sete Contos de Maria
 O Olhar Torto do Rei
 Os CDs "Os animais têm razão" e "Entre cordas e cordéis”

Este produto está sendo comercializado nas livrarias locais e também pode ser adquirido com próprio poeta, ao preço médio de R$ 50,00.

Antonio Francisco
Foto digitalizada por Josselene Marques


Antônio Francisco Teixeira de Melo (Mossoró, 21 de outubro de 1949) é graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Sua carreira literária só começou na idade adulta. Há cinco anos, em 15.05.06, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, na cadeira de número 15, que tem como patrono o poeta cearense Patativa do Assaré.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

Missa do galo? Por quê?

Imagem disponível em:http://www.biblincando.com.br/historias.html
Por favor, clique na imagem pata ampliá-la.


Missa do galo? Por quê?

Esta pergunta me foi feita várias vezes. Por que “missa do galo” no Natal? Explico. Antigamente, muito antigamente, não existia relógio. E como é que de noite as pessoas calculavam a passagem do tempo? Pelo cantar do galo. Assim, guiadas pelo primeiro canto do galo (lá pelo meio da noite), na noite de Natal, as comunidades cristãs se reuniam nas igrejas para celebrar a Eucaristia. Por isso, apelidaram essa celebração de “missa do galo”; por causa do canto do galo no meio da noite. Portanto, “missa do galo” era a Celebração eucarística no meio da noite de Natal, quando o galo costumava cantar pela primeira vez. Hoje, com relógio, chamamo-la de “Missa da noite de Natal”.

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM
Petrópolis/RJ

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O verdadeiro sentido do Natal

Imagem disponível em:

A celebração do Natal é uma oportunidade anual que todos os cristãos têm para refletir sobre o seu modo de pensar, sentir e agir em relação ao presente que o Criador deu a cada um de nós: a vida. Se ela é fácil ou difícil, alegre ou triste, quase sempre, depende das escolhas que fazemos, da determinação e da disposição com as quais a encaramos. Em cada Natal, podemos realizar a mágica de renascer junto com o Menino Jesus. Não devemos deixar passar mais essa chance de corrigirmos nossos erros, eliminando o que não está em conformidade com a Lei de Deus. O verdadeiro sentido do Natal é este. Se você é um dos privilegiados que têm condições de preparar uma mesa farta, inaugurar uma roupa, distribuir e trocar presentes, procure ver tudo isso como coisas secundárias ou meros detalhes de uma festa cristã. Jamais esqueça de que, nesta data, o mais importante é o aniversariante: Jesus. Certamente, seremos mais felizes se procurarmos viver em harmonia, se formos solidários, se nos conscientizarmos de que a vida – este valioso presente do Pai Celeste – tem prazo de validade e que não podemos viver como se fôssemos eternos, sempre adiando as mudanças que nos colocam no caminho do bem. O ser humano nasce para servir, fazer a diferença, cumprir uma missão de amor e não para explorar e prejudicar os seus semelhantes.

(Copyright ©Josselene Marques)

(Texto especialmente escrito para a confraternização natalina do CEJA Professor Alfredo Simonetti, em 21.12.2011)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ouro, incenso e mirra

Presépio do Mossoró West Shopping
Foto: Josselene Marques

Esta semana, em visita ao Mossoró West Shopping, fotografei o presépio que faz parte de sua decoração natalina. Além da Sagrada Família, os três Reis Magos me chamaram a atenção. Por coincidência, recentemente, havia pesquisado sobre o significado dos presentes que, segundo a tradição cristã, eles ofertaram ao Menino Jesus. Agora, aproveito a oportunidade para compartilhar esta informação com você. Descobri que, na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o incenso (ou olíbano - uma resina aromática) para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra (resina colhida de fissuras abertas na casca da árvore do mesmo nome) para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade. A palavra "mirra" tem origem hebraica: de "maror" ou "murr", que significa "amargo").

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

I Feira de Ciências do Semiárido¹ Potiguar

Convite/material de divulgação


O convite acima, extensivo a todos os interessados, é para a I Feira do Semiárido¹ Potiguar.
Com financiamento do CNPq, MEC e MCT, apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com as suas DIREDs, nos próximos dias 16 e 17 do mês corrente, no EXPOCENTER de Mossoró, teremos a realização da referida Feira. Este projeto é da responsabilidade de duas universidades locais: UFERSA e UERN. Nesta Feira, os alunos do Ensino Médio, oriundos de escolas públicas e particulares norte-rio-grandenses, terão a oportunidade de expor os seus projetos e, desta forma, popularizar tanto as ciências da natureza, quanto as ciências sociais e humanas.

¹ Nova ortografia, após a aprovação do Novo Acordo Ortográfico.

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; MEC – Ministério da Educação; MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia; DIRED – Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes; EXPOCENTER – Centro de Exposições e Eventos; UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido; UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte .

Para saber mais, por favor, clique aqui.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encerramento da Festa de Santa Luzia

Hoje, 13 de dezembro, a cidade de Mossoró (RN-Brasil) está repleta de turistas. No final da tarde, teremos a grande procissão que marca o encerramento da festa de nossa padroeira.

Sejam todos bem-vindos!

Abaixo, a programação para este dia:

Santa Luzia - Padroeira de Mossoró
Foto: Josselene Marques

Missas do Dia da Padroeira – 13/12:

00h00 – Chegada da III Moto-Romaria de Santa Luzia com bênção das motos e primeira Missa da Festa.
05h00 – Segunda Missa dos Romeiros.
06h30 – Terceira Missa dos Romeiros.
08h00 – Quarta Missa dos Romeiros.
10h00 – Missa solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
13h00 – Sexta Missa dos Romeiros.
15h00 – Sétima e última Missa dos Romeiros.
17h00 – Procissão de Santa Luzia saindo da Catedral.
Percurso: Rua Idalino de Oliveira → Rua Santos Dumont → Avenida Jerônimo Rosado → Av. Dix-Neuf Rosado → Rua Marechal Deodoro → Rua Rodrigues Alves→ Rua Melo Franco →Av. Augusto Severo → Rua Santos Dumont e Rua Idalino de Oliveira e chegada à Catedral. Encerrando com Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.


domingo, 11 de dezembro de 2011

O sorriso

O meu sorriso para você!
Foto: Maria Luíza




Ele torna fáceis, agradáveis e felizes
Os diferentes tipos de relacionamentos.
Serve de alento para deprimidos e rejeitados
Além de desarmar mal-humorados.


Sua duração é curta,
Mas sua lembrança poderá ser eterna,
Pois favorece a criação de laços
De amizade e de amor.


Ele indica saúde
E é um alívio para os estados de dor.
Então, não o economiza: presenteia os que te cercam
Com o teu sorriso mais generoso e acolhedor.

Copyright © Josselene Marques

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição

Imaculada Conceição
Google Images

"A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal, em 1476, pelo Papa Sisto IV.

A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX, em sua bula Ineffabilis Deus, em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho."

Fonte: Wikipédia

domingo, 4 de dezembro de 2011

Tudo pode virar poesia

Bogari
Foto: Google Images


Pela manhã, o tranquilo despertar pelo canto do beija-flor;
O aroma de bogaris a invadir o quarto,
Seguido dos raios de sol a fecharem as cortinas da noite;
A água límpida jorrando na fonte da praça;
A emoção de viver e conviver em harmonia;
O trabalho vocacionado que garante uma vida digna;
O privilégio de servir e contribuir;
Ter de onde voltar e para onde ir;
Poder ver o acender das luzes ao anoitecer
E ter na mente uma doce lembrança que não se apaga.
Tudo isso – e muito mais – pode inspirar e virar poesia.


Copyright 2011© Josselene Marques


Bogari – flor branca, nativa da Índia, muito perfumada, da qual se extrai essência largamente usada em perfumaria.

Reflexão: Deixe a raiva secar!

Li o texto abaixo em uma embalagem de papel de uma conceituada loja de doces e salgados aqui de Mossoró. Lamentavelmente, como acontece com centenas de textos reflexivos, mensagens de otimismo e fotografias, não havia indicação de autoria. Como valorizo igualmente o autor e a sua obra, busquei, na internet, o nome de quem o escreveu. Infelizmente, não logrei êxito. Mesmo assim, resolvi compartilhar esta mensagem com você, caro (a) visitante, por ter um conteúdo de grande ensinamento. Creio que fará um bem enorme a quem se dispuser a lê-la.

Google Images

Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia, sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar. Mariana não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã. Júlia, então, pediu à coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio. Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:
'Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão. Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir explicações. Mas a mãe, com muito carinho, ponderou:
'Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa? Ao chegar em casa, você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra o que a vovó falou? Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar. Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo. Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão. Logo depois alguém tocou a campainha. Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:
'Mariana, sabe aquele menino mau, da outra rua, que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa. 'Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou.' E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dezembro

Sagrada Família
Foto: Josselene Marques



O ano transcorre em ritmo acelerado... Chegou dezembro... O dia do aniversário de Jesus está cada vez mais próximo. A contagem regressiva para a virada do ano também já começou. Que as festas, o consumismo e as trocas de presentes não nos desviem a atenção do verdadeiro sentido do Natal. Que o Aniversariante tenha lugar de destaque nas confraternizações. Que Ele possa, de fato, entrar em cada lar.