domingo, 29 de janeiro de 2012

Páginas de vida

Google Images


"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta.
(Chico Xavier)

O poder do amor

Homem chorando
Imagem do Google




Se me amas, com efeito, sou:
O teu sol nos momentos grises;
lua misteriosa a inspirar
Versos múltiplos e cálidos;
Uma constelação a iluminar
A tua solitária noite;
Uma lágrima a esvaecer-se
Em teus lábios tal qual ameno beijo;
A chuva generosa a purificar
Toda a tua compleição;
A aragem a acariciar
Tua pele e desalinhar teus cabelos;
Uma bela canção a transportar
Tuas súbitas lembranças;
Um distinto perfume a conturbar
Despertando-te os sentidos;
Por fim, sou alento e néctar
Em tua valedoura e profícua vida.


Copyright 2010-2012© Josselene Marques

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Efemeridades

Google Images


Depois de aberta, a flor
Tem quase a mesma duração
De seu distinto perfume.
O tempo é absoluto
– não espera por ninguém.
Controla a luz do dia
E o correr da noite,
Em sua transitoriedade.
A paixão se vai...
Antes que você perceba.
A alegria é passageira;
Os momentos são curtos;
A vida, pois, é só uma passagem!


Copyright 2012©Josselene Marques

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Perseverança

Google Images


"A perseverança tudo vence e pode mais que a força."

(Plutarco)

domingo, 22 de janeiro de 2012

Lágrimas de Deus

Google Images


Neste último final de semana, em Mossoró, tivemos a nossa primeira chuva de 2012. Ela veio, de forma inesperada, no início da noite e me fez recordar um poema que escrevi, justamente, inspirada na noite chuvosa do dia 15.11.2009. Nessa mesma data, o referido poema foi publicado no meu blog literário – Revelação. Agora, neste espaço, eu o compartilho mais uma vez.


Lágrimas de Deus


Noite alta e fria...
Da minha janela, espero o sono,
Que ainda não chegou,
E tento enxergar a luz da lua.
No entanto, pingos de chuva
Turvam minha visão.
Com esforço, vislumbro
Um facho de luz no céu.
Uma mariposa detém-se na vidraça.
Sua fragilidade me faz lembrar
Das pobres criaturas
Que não possuem um abrigo.
Fico triste. Sinto-me impotente
Diante das injustiças deste mundo.
Reflito e chego a uma conclusão:
O que vejo não é apenas chuva,
Mas lágrimas de Deus,
Que sofre por seus filhos.


Copyright © 2009 – 2012 Josselene Marques

Parabéns, Pe. Sátiro!

Pe. Sátiro - aniversariante do dia
Foto: Joscelito Marques


Daqui envio os meus parabéns ao Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas pelos seus 82 anos de idade e por uma vida inteira dedicada à educação e ao próximo.
Tive o privilégio de iniciar minha formação profissional no colégio em que ele é o diretor há mais de cinco décadas. Recordo-me de sua postura acessível e prestativa, sempre que necessitei falar com ele, durante os treze anos em que trabalhei no Colégio Diocesano Santa Luzia. Mesmo permanentemente ocupado, devido às suas múltiplas atividades e inúmeros compromissos, jamais deixa de atender tanto aos seus professores e funcionários, quanto a qualquer pessoa que necessite de sua orientação ou intervenção.
De minha parte, reconheço e agradeço os benefícios que este exemplo de ser humano tem feito a todos que, direta ou indiretamente, têm cruzado o seu caminho.
Que Deus lhe dê muita saúde para continuar sendo pilar em nossa cidade.

Para saber mais sobre o Pe. Sátiro, por favor, acesse o seu Memorial e o blog Fé Vida


Pra Poder Te Amar – Martinho da Vila

Google Images


Compartilho com você a primeira canção que escutei neste dia: “Pra Poder Te Amar” do cantor e compositor Martinho da Vila. Ela foi executada no excelente programa dominical “O Som do Caby” (09h às 11h), do radialista e escritor mossoroense Caby da Costa Lima, na FM Santa Clara 105 Mossoró.


O amor não tem cor
O amor não tem idade
O amor não vê cara
Nem religião
Não faz diferença
Do rico e do pobre
O amor só precisa
De um coração...

O amor não tem tom
Nem nacionalidade
Dispensa palavras
Basta um olhar
O amor não tem hora
Nem fórmula certa
Não manda recado
Chega pra ficar...

O amor entrou na minha vida
Quando te encontrei
Olhei no teu olhar
E me apaixonei
Foi tanta emoção
Não deu pra segurar
Não deu!...

O amor contigo ao meu lado
É cada vez maior
Quero me batizar
No sal do teu suor
E ter a vida inteira
Pra poder te amar...

(Para cantá-la, repita todas as estrofes anteriores)

O amor entrou na minha vida
Quando te encontrei
Olhei no teu olhar
E me apaixonei
Foi tanta emoção
Não deu pra segurar
Não deu!...

O amor contigo ao meu lado
É cada vez maior
Quero me batizar
No sal do teu suor
E ter a vida inteira
Pra poder te amar
Pra pode te amar...

Pra pode te amar
Amar, amar, amar
Amar, amar, amar
Pra poder te amar!...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

“Pai, começa o começo!”

Imagem da web


Em tempo, pois ainda estamos no início de 2012, compartilho com você, caro (a) leitor (a), o texto de capa do jornal O Semeador, nº 108, edição de janeiro/2012 – uma bela reflexão do Pe. Walter Collini, pároco da Catedral de Santa Luzia e diretor responsável por este informativo da Paróquia de Santa Luzia, Mossoró-RN.
Leiamos!

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”

Eu NÃO vou lhe desejar um FELIZ 2012, mas que VOCÊ SEJA FELIZ em 2012!

Ao iniciar mais um caderno de 366 páginas que DEUS nos deu de presente para escrever a nossa biografia, (a gente tem que colaborar com nosso biógrafo: não podemos deixar tudo para ele inventar!), lembrei-me de uma reflexão de um senhor, baseada numa lembrança longínqua no tempo que ele foi resgatar no baú da memória...

“Quando eu era criança e pegava numa tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia: “Pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava por descascar toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele tinha feito.
O meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) e eu não sou mais criança. Mesmo assim, ainda sinto um grande desejo de tê-lo ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, as minhas “tangerinas” são outras. Preciso de “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentar, sempre tão difícil, de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, as minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que recebia do meu pai levaram-me a pedir ajuda a Deus, o meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. O meu pai terreno ensinou-me que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que o Seu Poder e Amor são a garantia das nossas vitórias”.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você enfrentamos ou teremos que encontrar pela frente ainda neste ano de 2012. Sei apenas que já pedi e vou me garantir no Poder Eterno de Deus para pedir de novo, sempre que for preciso: “PAI, começa o começo!”.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dia Internacional do Riso

Google Images


Se considerarmos os inúmeros problemas enfrentados pela população, em nível mundial, podemos afirmar que há poucos motivos para rir. Por outro lado, se levarmos em conta que já foi cientificamente comprovado que o riso é benéfico para o ser humano (estimula emoções positivas, combate a hipertensão, potencializa o sistema imunológico, reduz o estresse, etc.), além de ser uma maneira de demonstrar amizade, estreitar laços, estar, de certa forma, em comunhão com outras pessoas, vale a pena tentar encontrar motivos para rir, nem que seja por uma questão de saúde!

Copyright ©Josselene Marques

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lugar secreto

Google Images

Situado na parte mais alta de uma complexa e frágil estrutura, ele é exclusivo e inviolável. Apenas eu tenho acesso a esse lugar secreto. Muitos curiosos já tentaram, em vão, invadi-lo, mas não permiti. Nele guardo os meus poucos segredos, os projetos de vida e boa parte do que conquistei até o momento atual. Quando tenho tempo de visitá-lo, dependendo do meu estado de espírito, consigo sentir alegria, tristeza, ansiedade, saudade, entre outras coisas. Devidamente instalada, deixo-me enlear pela magia do ambiente e viajo no tempo. Em questão de segundos, vou e volto ao passado. O impossível se faz realidade. As distâncias são vencidas. Revejo pessoas queridas. Revivo bons momentos. Ideias dominantes são perseguidas com interesse e paixão. Neste lugar não há necessidade de leis ou censura, pois inexistem perigo, desrespeito ou privacidade a ser invadida. Nele eu encontro, de vez em quando, a felicidade que só a liberdade de ser pode alcançar. Ele está povoado de sonhos, desejos, fantasias e sentimentos particulares. Muitas vezes, ele é o único responsável por tudo de bom e ruim que me acontece. Este lugar secreto é a minha mente, que vive em permanente luta contra as contradições e as injustiças do mundo exterior.


Copyright © Josselene Marques

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Honras fúnebres a Dom José Freire

Missa Exequial
Foto: Joscelito Marques


Tendo em seu currículo mais de 20 anos de serviços prestados à nossa diocese, faleceu na madrugada de ontem, aos 83 anos, o Bispo Emérito Dom José Freire de Oliveira Neto. Na manhã de hoje, durante uma missa exequial, a cidade de Mossoró despediu-se de um de seus pastores mais idealistas.
Para saber mais, veja a cobertura completa e a biografia deste Bispo no excelente blog Fé e Vida do professor e teólogo Joscelito Marques.

http://jocelitomarques.blogspot.com/

domingo, 8 de janeiro de 2012

Revista VARAL DO BRASIL

A edição nº 13 já está disponível para download




A revista VARAL DO BRASIL (Ano 3 - Janeiro de 2012—Edição nº 13) já está disponível para download, no site www.varaldobrasil.com , no Blog do Varal do Brasil  e nos sites Coracional  e Scribd .

Pela terceira vez, em edições seguidas, tive um poema de minha autoria selecionado e publicado pela equipe desta conceituada revista bimensal, editada na Suíça (ver p. 85).

A revista VARAL DO BRASIL além de circular em todo o território nacional também leva seus autores através dos cinco continentes – e com um incentivo extra: toda participação na revista é gratuita! Geralmente, tem tema livre (com exceção dos números especiais). Sua distribuição é feita através de e-mail.

A edição nº 14  sairá no próximo mês de março. Os atuais colaboradores e demais interessados deverão enviar seus textos, em prosa ou em verso, com o tema “PAZ E AMOR: FAÇA AMOR E NÃO A GUERRA!”, até 10 de fevereiro de 2012, para o seguinte e-mail: varaldobrasil@bluewin.ch.

Sua editora-chefe, Jacqueline Aisenman, faz o convite:

“Venha participar conosco. Venha falar de paz, de amor, dos anos setenta, de liberdade, de vida!
Escreva em verso ou em prosa. O Varal espera por você!"

Jornal CLANDESTINO

Edição nº 20 do jornal CLANDESTINO
Texto e arte: Josselene Marques
Por favor, clique na imagem para ampliá-la.




Já nas bancas a edição nº 20 do jornal CLANDESTINO. Com nove anos de história, ele é uma alternativa diferenciada de fomentação da cultura, mais uma excelente opção de leitura e um espaço privilegiado para a revelação de novos talentos.
Esta edição de janeiro/fevereiro faz uma homenagem ao genial poeta mossoroense Antonio Francisco; traz um texto de Ellen Dias sobre a vida de Brian Jones – o primeiro líder dos Rolling Stones – além de artigos especiais, resenha, relato de experiência internacional, dicas de leitura, lançamentos e concursos literários, poemas e muito mais.
Aproveito a oportunidade para enviar os meus cumprimentos ao seu editor/fundador, jornalista e escritor Mário Gerson, por mais uma edição de qualidade.

(QG) Jornal Clandestino
Avenida Rio Branco, 523, Santo Antônio, CEP 59619-400 – Mossoró/RN/Brasil.


E-mail: jornalclandestino@hotmail.com ou mario.gerson@folha.com.br

domingo, 1 de janeiro de 2012

Tua ausência em mim

By the shore (Pela orla)
by M&I Garmash
20" x 24" on canvas

Tal qual uma onda,
Tua imagem vem e volta
Toda vez que escuto aquela melodia...
A voz da consciência grita teu nome
Em uníssono com o coração,
Que pulsa acelerado diante dessa miragem.
Nessas horas, percebo
Que meus sonhos ainda estão verdes...


Quando a melodia acaba,
Sinto o beijo do teu silêncio.
A lembrança de tuas promessas
Povoa-me a mente.
Entre suspiros, respiro o ar da noite...
Chego a uma conclusão:
Não estou só...
A tua ausência está em mim.


Copyright © Josselene Marques


Obs.: Poema publicado no blog Revelação em 27.11.10.