domingo, 29 de abril de 2012

35 anos do jornal Gazeta do Oeste

O jornal GAZETA DO OESTE está em festa. Amanhã (30/04), fará 35 anos de existência.

Fundado na cidade de Mossoró, em 30.04.1977, ele é o jornal número um do interior do estado do Rio Grande do Norte. 

Nestes dias, uma programação especial será desenvolvida para comemorar esta data histórica. 

O primeiro evento aconteceu hoje: a “Corrida & Caminhada” – Mossoró/RN - 6 km, na qual foram distribuídos R$ 4 mil em prêmios e sorteados dois tablets.

Foto: cartaz de divulgação do evento

Detalhe da medalha confeccionada para o evento


O segundo evento acontecerá amanhã, às 20h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado: um show em comemoração aos "35 Anos de Vida e História".

O terceiro e último evento será um ato ecumênico no próximo feriado, dia 1° de maio, às 8h, no Kiko’s Buffet.

Aproveito a oportunidade para enviar os meus cumprimentos aos seus fundadores e também aos seus funcionários e colaboradores (faço parte deste último “time”) que, através de matérias, reportagens, crônicas, artigos e variadas colunas, nos mantêm em dia com os acontecimentos locais, nacionais e mundiais, além de nos proporcionarem o lazer da boa leitura. 

Para ver as fotos do primeiro evento, por favor, acesse o blog Fé e Vida – clique aqui

sábado, 28 de abril de 2012

DIA DA EDUCAÇÃO

A educação é algo maravilhoso, pois é através dela que adquirimos e transmitimos cultura.

Neste dia dedicado à educação, compartilho esta citação de Jean Piaget: 

Formação RN Caminhando
Foto: Ramilson Saldanha

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".

quinta-feira, 26 de abril de 2012

AVC - Acidente Vascular Cerebral

Fonte desta imagem: divulgação - Diário de São Paulo
Por favor, clique na imagem para ampliá-la.

Abaixo, compartilho algumas medidas preventivas em se tratando AVC. Eu as encontrei na revista O Mensageiro de Santo Antônio, edição de março/2007. São elas:

- Não fumar.
- Moderar o consumo de bebidas alcóolicas.
- Manter-se com peso saudável, praticando exercícios físicos e controlando a dieta alimentar.
- Controlar a pressão arterial. Tomar a medicação correta de acordo com a prescrição médica.
- Reduzir o nível de colesterol para menos  de 200mg/dl. Fazer, regularmente, exame de sangue para verificar essa dosagem.
- Consumir alimentos pouco gordurosos e com pouco sal.
- Manter o nível de açúcar no sangue sob controle (no caso de diabéticos).
- Aprender a controlar o estresse.


domingo, 22 de abril de 2012

C - A - L - M - A

Google Images


Se você está a ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar.

Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranquilidade traz o pior.

Se a razão é enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é fator agravante.

Se você sofreu prejuízos materiais, a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo.

Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará você uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos.

Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo.

Se contrariedades aparecem, o ato de esbravejar afastará de você o concurso espontâneo.

Se você praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores.

Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga distância entre você e o objetivo a alcançar.

Seja qual for a dificuldade, conserve a calma, trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.

(André Luiz)

Julgar os outros...

Google Images

"Julgar os outros é perigoso; não tanto pelos erros que podemos cometer a respeito deles, mas pelo que podemos revelar a respeito de nós."

 (Philemon)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sermão de São Roque

Google Images

Preparando minhas aulas de literatura, descobri esta pérola: um trecho do "Sermão de São Roque"(1644) do Padre Antônio Vieira (1608-1697), que tenho o prazer de compartilhar com você, caro (a) visitante. Leiamos...

"Não é o homem um mundo pequeno que está dentro do mundo grande, mas é um mundo grande que está dentro do pequeno. Baste por prova o coração humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. [...] O mar, com ser um monstro indômito, chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrário, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar para, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambição ou apetite o falta: tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele".

Se desejar lê-lo, na íntegra, por favor, clique aqui.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Poeta Antônio Francisco rende-se ao mundo virtual

Print Screen: Josselene Marques


É com prazer que divulgo a criação de um espaço virtual para o poeta e cordelista Antônio Francisco – no qual estão sendo disponibilizadas sua biografia e muitas informações sobre a sua obra genial.

Mesmo não sendo afeito às novas tecnologias, desde o início deste mês, o nosso Poeta da Bicicleta possui seu próprio site: www.poetaantoniofrancisco.com.br, que foi idealizado por sua produtora, Adriana de Oliveira, e está sendo formatado pelo cartunista Túlio Ratto.

sábado, 14 de abril de 2012

Alvorecer

Google Images


Das trevas surge a luz:
Os primeiros raios de sol
Iluminam o dia que renasce.
- É a vida que se renova.

Do taciturno silêncio
Chegam os primeiros sons
Dos motores e madrugadores.
- É a vida em curso.

Do meu íntimo ser
Brota uma imensa alegria
Por poder ver, ouvir e sentir
O que de bom oferece este mundo.

Copyright ©Josselene Marques

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Plenitude

Fotos: arquivo pessoal
Montagem: Josselene Marques


"A vida ganhará plenitude no dia em que o ser humano encontrar um ideal pelo qual valha a pena viver e morrer."



(Sören Kierkgaard)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Retorno à infância

Foto: arquivo pessoal da professora Maria da Conceição Silva
Montagem: Josselene Marques


Este ano a Semana Santa foi superespecial para mim. Depois de muitos anos, reencontrei alguém que me fez voltar à memória os meus seis anos de idade.

O momento exato do flashback foi um “30 de Setembro”. Todos os anos, nesse dia, declarado feriado municipal em homenagem à data da libertação dos escravos mossoroenses no ano de 1883, acontecem os tradicionais desfiles cívicos. Como de praxe, eu e mais algumas centenas de crianças fomos representar as nossas escolas. No local de concentração, enquanto esperávamos a nossa vez de desfilarmos, acabei me impacientando e resolvi passear pelas imediações – atitude da qual me arrependi poucos minutos depois.

A cidade estava bastante movimentada – lotada de turistas. Centenas de pessoas se deslocavam em várias direções à procura de um lugar melhor para assistirem ao desfile.

Após me distanciar apenas alguns metros, de repente, eu me vi cercada de estranhos, que caminhavam em grupos e com relativa pressa. Eu era pequenota e andava com certa dificuldade em meio àqueles adultos. Houve vezes que, por pouco, não fui “atropelada” por eles. Justamente por tentar esquivar-me e sair ilesa dessa multidão, afastei-me mais do que devia e perdi o ponto de referência. Na verdade, não conhecia bem aquele trecho da cidade. Conscientizei-me do tamanho da minha imprudência quando constatei que havia me perdido dos meus pares. De olhos arregalados, a ponto de chorar, segui em frente, mesmo sem saber qual seria o meu destino. Nesse momento de aflição, fiz o que é peculiar a toda pessoa que tem fé: pedi a ajuda de Deus e, como por milagre, surgiu na minha frente um rosto conhecido: o de Tia Ceição (Maria da Conceição Silva) – a professora das minhas irmãs. Corri ao seu encontro e pedi que me ajudasse a voltar para a concentração. Sorrindo, ela me disse para ficar calma e concordou em me conduzir para o local de onde jamais eu deveria ter saído sozinha. Enquanto nos dirigíamos para lá, ela perguntou quem havia me levado para o desfile. Eu respondi que fora o meu pai, pois minha mãe ficara em casa cuidando dos meus irmãos mais novos.

Enquanto isso, na concentração, as professoras já haviam dado por minha falta e avisado ao meu pai, que começou a me procurar pelas ruas adjacentes. Devido à ajuda do meu “anjo salvador”, não teve muita dificuldade para me encontrar. Foi a minha sorte, pois até que ele foi muito compreensivo comigo (fez apenas um pequeno sermão – a fim de que eu entendesse o risco que corri. Como resposta, asseverei a ele que isso jamais se repetiria. Por fim, a travessura foi relevada). Nosso encontro se deu, exatamente, na lateral de um prédio onde, atualmente, funciona o Banco do Brasil da Avenida Alberto Maranhão.

Minutos depois, após ser abraçada pelos colegas que se preocuparam comigo, desfilei com alegria redobrada: primeiro, por poder representar a minha escola e, segundo, por não ter entrado para a lista de crianças desaparecidas.

Rever a querida Tia Ceição – a quem serei eternamente grata – me fez relembrar esse episódio da infância e chegar a uma conclusão: Deus me ama e protege desde sempre – não me envergonho de professar a minha fé. De mais a mais, como nada acontece por acaso, com esse "susto", aprendi a prudenciar. Desde então, na medida do possível, tenho procurado evitar tudo que seja passível de erro, dor ou dano e, por isso mesmo, vivo em paz comigo e com as pessoas que me cercam.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Santa



Para os cristãos, a Semana Santa é tempo de reflexão profunda e de agradecer a Jesus pelos ensinamentos e exemplos que nos deixou. Como cristã, lamento a maneira como Ele foi tratado por haver sido autêntico, justo, livre de quaisquer preconceitos e, por isso mesmo, ter incomodado os governantes, daquela época, que o puniram de forma injusta, cruel e covarde, não só para fazê-lo calar-se, mas também para intimidar os seus simpatizantes e seguidores.



Além de reconhecer a dimensão do suplício de Jesus e dele tirar lições, considero também edificante destacar outras três passagens: duas que antecederam a Paixão de Cristo e uma que a sucedeu, porque elas me tocam – embora provocando emoções diferentes – tanto quanto a imagem pungente e intimidativa do nosso Irmão brutalmente crucificado.



A PRIMEIRA É O LAVA-PÉS – ocasião em que Jesus nos dá um lindo exemplo de humildade, fazendo-nos entender que estamos na Terra para servir e não para sermos servidos e que somos todos igualmente filhos do Criador, com os mesmos direitos, deveres e privilégios. Esse gesto de Jesus também nos faz inferir que termos os pés lavados não é o suficiente para nos sentirmos puros, pois também precisamos limpar o coração e alma de todo e qualquer tipo de poluição.


Fonte desta imagem:
http://quaresma-psb.blogspot.com.br

A segunda é a Última Ceia de Jesus – aqui temos um momento de despedida, comunhão, união e perdão no qual Jesus faz predições, dá instruções e um novo mandamento que, se cumprido, será o sinal distintivo do cristão: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13, 34-35).

A Santa Ceia (2008)
Pintura sobre azulejo do mossoroense Expedito de Assis Silva


A terceira é a Ressurreição de Jesus – quando Ele surpreende seus inimigos, algozes e discípulos, ao vencer a morte e ressurgir para uma nova vida que é, exatamente, o que acontece com quem consegue se libertar da hipocrisia e do egoísmo, despe-se da arrogância, é solidário, luta contra as injustiças e ama o próximo como a si mesmo. Somente quando assumimos esta postura, vivemos, de fato, como irmãos de Cristo.

Fonte desta imagem:
http://imagensbiblicas.wordpress.com



Aproveito esta oportunidade para desejar um final de semana abençoado e uma Feliz Páscoa a todos os meus queridos familiares, amigos e leitores.