terça-feira, 31 de julho de 2012

Falar x Escrever

 Google Images

"Falar é dizer ao vento. Escrever é contar ao tempo."

(Pe. Antônio Francisco Bohn)

domingo, 22 de julho de 2012

O PODER DO SORRISO


Praia Redonda/CE

O sorriso é um dos presentes mais lindos que Deus deu à humanidade. Sobre o sorriso, os chineses têm essa bela mensagem:

"O homem que não sabe sorrir não deve abrir uma loja. Um sorriso não custa nada, mas cria muita coisa. Dura um só momento, mas sua lembrança poderá perdurar a vida toda. Não se pode comprá-lo, mendigá-lo, pedi-lo emprestado e nem roubá-lo. Mas não tem utilidade, enquanto não é dado. E, por isso, se no teu caminho encontrares um homem por demais cansado para dar um sorriso, deixa-lhe o teu, pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais sorriso para oferecer."

(JEAN VICUJAN - Seleção de Maria Terezinha Paiva de Paiva - São João Del Rey/MG)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gente mascarada

Imagem: cena da peça Hécuba - montagem do clássico grego
escrito por Eurípedes, dirigida pelo consagrado Gabriel Villela.


Sabe de onde vem a expressão original "sincera"?
No latim sine cera, sem cera, vem da criação de abelhas. Qual é o mel puro, o da geleia real? É o mel sem cera. A noção de pureza está aí. Mas ela vem do teatro também. No teatro grego, há 2.500 anos, todas as vezes que uma peça era representada, os atores eram sempre homens, sem mulheres como protagonistas. Para que um ator pudesse fazer papéis, inclusive os femininos, construíam uma máscara de argila e a seguravam na frente do rosto com uma varetinha. Os latinos, que herdaram o jeito grego de fazer teatro, deram a essa máscara o nome de persona. Daí vieram "personagem" ou "personalidade". Aliás, tem gente que tem várias dessas máscaras. Deixa em casa uma, e sai com outra...

(Mario Sergio Cortella, autor de Qual é a tua obra?, Ed. Vozes)

Fonte: Calendário Nossa Senhora Aparecida - Editora Santuário

domingo, 15 de julho de 2012

Dia Internacional do Homem

Eu, meus irmãos e sobrinhos
Fotos de arquivo pessoal

Neste dia 15 de julho, mais uma vez, comemoramos o Dia do Homem no Brasil. O nosso país sempre antecipa a data das comemorações do International Men's Day, pois nos demais países são feitas em 19 de novembro. 

Apoiada pela ONU, a primeira comemoração data de 19 de novembro de 1999. Aconteceu em Trinidad e Tobago por uma iniciativa do Dr. Jerome Teelucksingh que também contou com a colaboração de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.



Símbolo do Dia Internacional do Homem
Imagem: Wikimedia Commons


Dentre os principais objetivos, para a criação de um dia especial para os homens, destaco: chamar sua atenção para os cuidados com a saúde (orientações sobre hábitos saudáveis, prevenção e sexualidade) – perdoem-me, mas as mulheres são mais cuidadosas. Embora a preocupação com a forma e a aparência venha crescendo entre eles, um bom número de homens ainda reluta em consultar um médico de maneira preventiva e rotineira. Contribuir para melhorar a relação entre gêneros e destacar suas conquistas e contribuições, em todos os setores da sociedade, também são iniciativas relevantes. Sem dúvida, foi justíssima a instituição desta data comemorativa.

Além de Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil, Moldávia, Haiti, São Cristóvão e Nevis, Portugal, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Botswana, Angola, Zimbabwe, Croácia, Uganda , Chile, Hungria, Irlanda, Peru, Canadá, China, Vietnã, Paquistão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Guiana, Holanda, Bélgica, Geórgia, Argentina, México, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha, França e Reino Unido também celebram o Dia Internacional do Homem. 

Aproveito a oportunidade para enviar um cordial abraço a cada leitor, amigo e colega de trabalho e prestar uma homenagem aos homens da minha família; especialmente, os meus irmãos e sobrinhos que estão ao meu lado na foto acima.

Cuidem-se, rapazes!

Fonte: Wikipédia

sábado, 14 de julho de 2012

A PESSOA CERTA

Google Images

A PESSOA CERTA
©Josselene Marques

Seja qual for o tipo de relacionamento, é impossível conviver com a pessoa ideal, pois ela só existe em nossa mente, fruto de uma projeção que fazemos baseada em desejos e preferências individuais.

Mesmo que esse ente de razão se materializasse, para atender às nossas expectativas, teria que se anular e, consequentemente, perderia a autenticidade e o prazer de viver ao se deixar usar como um títere.

Ao criar a pessoa ideal em nossa imaginação, sempre esquecemos de que, para ser real, ela precisa ter poder pessoal, imperfeições e fragilidades, entre tantas outras coisas inerentes ao ser humano – isto sem falar das especificidades!

Em nossa vida, devemos, pois, procurar a "pessoa certa", conscientes de que junto com ela virão seus defeitos e suas virtudes. Sobretudo, é mister respeitar sua individualidade e lhe ganhar a confiança. Isto feito, salvo exceções, a convivência será pacífica, agradável e duradoura.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Castigo

Fonte desta imagem: clique aqui. 

Hoje, deixo esta frase de Carmen Sylva para reflexão:


“Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?”

sábado, 7 de julho de 2012

A boneca de crochê

Bonequinhas de crochê
Imagem da Web

Um homem e uma mulher estavam casados havia mais de 60 anos. Eles tinham compartilhado tudo um com o outro e conversado sobre tudo. Não havia segredos entre eles, com exceção de uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha pedido ao marido que nunca abrisse a dita caixa e nem perguntasse o que havia nela. 

Por todos aqueles anos ele nunca se preocupou com aquela caixa de sapato e nem teve a curiosidade de saber o que seria o conteúdo dela. 

Um dia a velhinha ficou muito doente e o médico falou que ela tinha os dias contados. Sendo assim, o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou para perto da cama da mulher. Ela concordou que era hora de ele saber o que havia naquela caixa.

Quando ele abriu a tal da caixa, viu duas bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava 50 mil reais. Ele perguntou a ela o que significava aquilo, e ela explicou: “Quando nos casamos, minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar ou brigar por nada no mundo. E me falou que se alguma vez eu ficasse com raiva de você, que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê. 

O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava: “Que bom! Olha! Somente duas bonecas, duas preciosas bonecas estão na caixa! Quer dizer que, em todos esses anos de vida e amor, ela ficou com raiva de mim somente duas vezes!!!” “Querida!!! – disse, ainda emocionado o idoso – Você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo, de onde veio?” “Ah!!! – respondeu a mulher – Esse é o dinheiro que eu juntei com a venda das bonecas!!!”

    

Quando a gente analisa a nossa vida, pode acontecer como ao velhinho que estava certo que só havia feito raiva à esposa duas vezes na vida de casados!

                                              

Agora dá também para entender a oração de uma outra mulher, amiga desta idosa, que rezava assim:
"Senhor, dai-me sabedoria pra entender meu marido, amor para perdoá-lo e paciência para aturá-lo, porque se eu pedir força, eu bato nele até matar! Além do mais eu não sei fazer crochê... Amém!!!"

Fonte: Jornal "MISSÃO 13" - JULHO – 2012 – ANO III – Nº 24, editado pelo Pe. Walter Collini.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ENVELHECIMENTO

Google Images


Não devemos nos esconder atrás de máscaras, pois o envelhecimento é algo natural. Em seu devido tempo, ele chegará, de forma contundente, para todos que conseguirem atravessar as décadas. Pensando bem, no mundo atual, alcançá-lo é mais um privilégio.


(Josselene Marques)

domingo, 1 de julho de 2012

Jovem Guarda em Mossoró

Material para divulgação

Falando mais um pouco de música, no próximo dia 14, estarão em Mossoró dois cantores ícones da Jovem Guarda: Jerry Adriani e Wanderley Cardoso.


Como se não bastasse, no mesmo show, também contaremos, mais uma vez, com a participação de Peninha – consagrado cantor e compositor da MPB.


A apresentação dos três artistas será no Espaço Villa, a partir das 21h00. 

Êxito total é o que desejo ao responsável pela vinda dos mesmos: o radialista e escritor Caby da Costa Lima.

Os Netos da Televisão

É com prazer que divulgo o mais novo trabalho do cantor, compositor e músico José Walter da Silva (Walter Silva), que está preparando, para os próximos dias, o lançamento oficial do CD acústico "Os Netos da Televisão" – este é também o nome da primeira das dez músicas que o compoem. As demais são: Anastácias, Mais de 40 mil, Tudo Bem, Entre a Carta e o E-mail, Mais Dia, Menos Dia, Corpos, Quando Nosso Carnaval Passar, Você Mudou e Papo Cabeça. 

Segundo Walter Silva, a letra da música que dá nome ao CD é uma crítica e um alerta sobre as novas gerações. Ela mostra em que estamos nos transformando, faz-nos ver o quanto nos deixamos influenciar pela TV e pela internet e, nos relacionamentos, lamenta a ausência de cordialidade e sentimentos nobres. Ele não é contra as novas tecnologias. Apenas sugere/defende que elas sejam utilizadas de forma consciente, a fim de manter preservados o lado humano das pessoas e o mundo em que vivemos.

Você pode assistir ao vídeo desta música, clicando no título abaixo,  em azul. Agora, vejamos a letra:


Precisamos de um tempo, para pensarmos o que somos “nós”
Já não somos tão humanos,
Filhotes da internet, netos da televisão
Esquecendo os sentimentos,
Temos sexo, armas, drogas, violência,
Seguimos vidas sem destinos,
E fico pensando: aonde iremos chegar?

Estou sozinho, mas não sinto frio,
Sinto o calor da Selva da Pedra
E tenho medo de quem não medo de mim, medo de nós (Bis).

Refrão

Somos os netos da televisão, esquecendo que temos sentimentos, Somos os netos da televisão esquecendo os sentimentos
Não é preciso acabar, é preciso refazer (bis)

Nossas armas estão expostas nas salas,
Temos cães ferozes nos quintais em nossas casas
E as crianças brincam de matar sem saber o que é viver
E há crianças que aprenderam o que é matar por saber o que é sofrer

(Repete refrão)

Já não dizemos mais “bom dia”, “obrigado”, nem “por favor”,
“Me desculpe” é tão velho, esquecemos o perdão e o amor.

Somos os netos da televisão, esquecendo que temos sentimentos, Somos os netos da televisão esquecendo os sentimentos
Não é preciso acabar, é preciso refazer (TV e internet)...
Não é preciso acabar, é preciso refazer
(Não é preciso acabar...)

Charge: Laércio Eugênio- Capa: Ivanaldo Xavier
 - Digitalização: Josselene Marques

Digitalização: Josselene Marques

Este material (letras, CD e vídeos) pode, inclusive, ser utilizado por professores de língua portuguesa, história, filosofia e sociologia como mais um recurso para suas aulas.

Particularmente, não desmerecendo as demais, que são excelentes e ricas em mensagens, eu gostei mais da canção “Tudo bem” – tanto da letra quanto do ritmo da música. Veja só:

Tudo Bem

Tudo bem, mas nem tudo azul
Nem quente, nem frio
Tudo bem, não somos só sorrisos
Nem tristezas, nem lágrimas, ah, ah, ah
Nem tristezas, nem lágrimas

Se o mundo é mais bonito diante dos teus olhos
Diga quem não te entendeu
Eu sei o que procuras, também procuro e não acho
Diga que não se perdeu, ah
Que não se perdeu.

Refrão

Mas eu, eu, eu só queria congelar o tempo
Só pra ficar mais um tempo com você
Eu só queria congelar o tempo
Só pra ficar mais um tempo com você
Mas tudo bem, ah, tudo bem, tudo bem.

Nada aqui, nada em qualquer lugar
Se você não está, onde você está?
Onde você está?
Por que não te encontrei no passado?
Quanto tempo resta até você ir?
Ah, até você ir

Repete refrão

Não sei se vou sentir saudades,
Mas a verdade é que eu gosto tanto de você
E quando você for embora
Eu vou ficar guardado num cantinho
Lá do seu passado

Repete refrão (3x)


Logo que tenha a informação, divulgarei data, horário e local do lançamento deste CD.

Para saber mais sobre o artista e sua obra, por favor, clique aqui.


O talentoso Walter Silva
Foto disponível em: http://jose.walter.zip.net/index.html 


José Walter da Silva é formado em Ciências Sociais, pós-graduado em Geografia e Gestão Ambiental, além de haver estudado Música e Literatura na Universidade Estadual do RN (UERN), como disciplinas optativas. Possui mais de 350 composições próprias. Co-fundador do Grupo Gens e do W.O.N.G. POP, hoje faz carreira solo. Seu estilo vai de MPB, baladas, reggae e pop-rock, passando pela musica regional. Tem 11 anos de trabalhos voluntários em escolas públicas, educando através da música e da poesia.

Fonte: Blog Oficial de Walter Silva