sábado, 24 de maio de 2014

INCLUSÃO - MAIS UM CURSO!

VIII CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE” (de 19 a 23 de maio de 2014) 

Foram cinco dias de compartilhamento de saberes. Uma semana riquíssima e impagável, da qual saímos repletos de conhecimentos e experiências. Sentimo-nos motivados, mobilizados para, cada vez mais, avaliarmos/revermos/aperfeiçoarmos não apenas a nossa prática pedagógica, mas também nossa postura e nossos conceitos como seres humanos. Neste curso, realmente, tivemos a dimensão do que vem a ser a diversidade. Ele oportunizou vez para as diversas vozes que precisavam ser ouvidas. Participei integralmente/ativamente do mesmo e só me resta agradecer este privilégio e também parabenizar a todos os responsáveis pela realização desta excelente formação. 

Temas abordados:
- A construção do sujeito no espaço escolar
- O desenho universal como possibilidade para práticas pedagógicas inclusivas
- Para uma escola inclusiva, qual o nosso jeito de caminhar?
- Cartas de esperança na voz de alunos surdos: acessibilidade, aprendizagem e inclusão no Ensino Superior - Relações de gêneros e diversidade sexual na escola
- Gestão e currículos da escola sustentável
- A promoção da igualdade social na escola
- Práticas do AEE na trajetória de alunos no ensino regular
- Um AEE para além da sala de recursos multifuncionais
- Educação do campo e formação docente
- A família é parte integrante da escola?
- Escola da diversidade: escola edifício ou escola tenda?

Mestra Selma Bedaque fazendo a minha apresentação
 no dia da minha palestra
Idem.
Professoras participantes do curso
Como cursista
Apresentando a mestra Selma Bedaque no dia de sua palestra


Mestra Selma Bedaque falando aos cursistas

Participando como cursista

Minhas amigas queridas: aluna Rayane Marques
 e professora especialista Jaciara Gomes

Professoras cursistas do município de Itaú.

Realizando minha palestra

Entrevistando a aluna Rayane.

Após minha palestra, recebendo uma comenda das mãos da profª Iara Canuto.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

PRIMEIRO DE MAIO - DIA DO TRABALHO/TRABALHADOR

Segundo o Papa João Paulo II (canonizado, em 27/04/2014, entre vários motivos, por colaborar para restabelecer e atualizar a Igreja), o trabalho é a chave de toda questão social.

Em condições normais, dentro dos limites de segurança, com carga horária e salários justos, o trabalho só dignifica, desenvolve e sustenta a nossa sociedade.

Na faixa lê-se em inglês: "8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso".
 Assim devem ser distribuídas as 24 horas do dia de todo trabalhador.
 A luta continua...
(Foto: História Digital)

Quando trabalhamos com amor, de forma espontânea, por reconhecermos a necessidade e a importância de sermos cidadãos ativos, que devemos contribuir e colaborar na construção de um mundo melhor e não apenas pela remuneração, vivemos bem mais felizes e colhemos mais frutos do nosso suor.

Sou apaixonada pelo meu trabalho e lhe dou um conselho: sempre que você se sentir desmotivado (a), lembre-se dos que têm lutado para que ocorram avanços/benefícios na relação entre patrões e empregados. Se ainda não temos as condições ideais, pelo menos, estamos em situação bem mais confortável que os nossos antepassados. Eles também tiveram que deixar um pouquinho de luta para nós, não mesmo? Afinal, o ser humano precisa de motivação para mobilizar-se.

Um abençoado Dia do Trabalho para você!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
A seguir, uma síntese histórica e algumas curiosidades sobre o Dia Mundial do Trabalho:

A história desta data comemorativa teve origem em 01/05/1886, numa cidade americana: Chicago. Naquela ocasião, trabalhadores decidiram ir às ruas para reivindicarem redução em sua jornada de trabalho. Também fizeram greve e nos dias que se seguiram acabaram se envolvendo em confrontos com policiais, o que resultou em algumas dezenas de mortos e feridos – tanto manifestantes quanto policiais.

Por esta razão, em homenagem aos mortos, no dia 20/06/1889, foi instituído o Dia Mundial do Trabalho (desde então comemorado no primeiro de maio de cada ano) pela Segunda Internacional Socialista – organização dos partidos socialistas e trabalhistas criada principalmente por iniciativa de Friedrich Engels, por ocasião do Congresso Internacional de Paris, em 14 de julho de 1889.

No Brasil, apesar de a data haver sido comemorada desde o século XIX (por volta do ano 1895), por influência de imigrantes europeus, sua oficialização se deu apenas em setembro de 1925, através de um decreto do presidente Artur Bernardes, que governou o nosso país no período compreendido entre 1922 e 1926.

Curiosidades:

- Em 01/05/1940 – instituição do salário mínimo por Getúlio Vargas.
- Em 01/05/ 1941 – criada a Justiça do Trabalho
- Em 1955 – o Papa Pio XII fixou o dia primeiro de maio para “São José Operário, o trabalhador”.
- Por 55 anos, o estado da Bahia desconsiderou o feriado do Dia do Trabalho porque os governantes consideravam uma contradição não trabalhar nesse dia.
- Pasmem! Na França, até o início do século XX, o trabalho era considerado uma vergonha (“não era digno dos nobres”) – especialmente para mulheres (percepção herdada do sistema feudal).

- Os Estados Unidos comemoram o Dia do Trabalho na primeira segunda-feira de setembro.