domingo, 20 de julho de 2014

COMO DEVE AGIR O VERDADEIRO AMIGO?

COMO DEVE AGIR O VERDADEIRO AMIGO?
Por Josselene Marques       

Em Romanos 12:15, lê-se: “alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”. Assim deve agir o verdadeiro amigo.

Tendo como referência “Ética a Nicômaco”, do filósofo Aristóteles, obra na qual tratou da natureza da amizade, embora existam diferentes tipos e níveis de amizade (por prazer, interesse ou conveniência, etc.), nenhum deles é tão valioso quanto o da amizade virtuosa, por afinidade, pois é gratuita, de todas as horas e vai se solidificando nas repetidas interações pautadas na boa vontade mútua.  

Portanto, o verdadeiro amigo...

* procura comunicar-se – não importa o meio –, sem razão específica, simplesmente para saber de você;

* lembra-se de compartilhar não apenas os maus, mas também os bons momentos;

* diz o que você precisa ouvir, sem se preocupar se vai lhe agradar ou não. Afinal, ele só quer o seu bem e não deve existir hipocrisia entre amigos – “a resposta sincera é sinal de uma amizade verdadeira”. (Provérbios 24:26);

* jamais se esquece de você, mesmo se, por algum motivo superior, houver afastamento;

* tem tanta consideração ao ponto de adotá-lo (a) como mais um membro da família;

* nunca abusa de sua boa vontade – evitando procurá-lo apenas na hora da necessidade, como se você fosse uma ferramenta, que é buscada somente quando se precisa consertar/resolver algo.

Considero-me privilegiada por ter alguns amigos “deste modelo” – não muitos! Contudo, para mim, não importa a quantidade, mas a qualidade do (a) amigo (a).

Um conselho: Jamais perca a conexão com quem você mantém sintonia. Amigo verdadeiro é uma raridade nestes tempos modernos repletos de competitividade. A rotina estressante e a distância não devem ser usadas como desculpas para desfazer o elo, pois há inúmeras possibilidades de comunicação no mundo atual.

Feliz Dia do Amigo!

Fonte da imagem: Frases para Face

sábado, 19 de julho de 2014

CONFRARIA DE POETAS EM MOSSORÓ

Idealizada pela pedagoga e poetisa Fátima Feitosa, com o irrestrito apoio de membros da AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense –, representada pelas imortais Ângela Gurgel e Dulce Cavalcante, e da AMOL – Academia Mossoroense de Letras, pelos imortais Mário Gérson e Clauder Arcanjo, está se consolidando, a cada encontro, mais uma confraria de poetas em Mossoró.

Esses encontros, geralmente, são realizados em cafés de nossa cidade. Durante os mesmos, os poetas têm a oportunidade de divulgar/compartilhar seus escritos para o deleite dos presentes. Para descontrair, são realizadas dinâmicas. Durante as horas em que o grupo interage, há enriquecedoras trocas de conhecimentos e experiências.

No final da tarde de hoje (19/07), no Cabana Café – Partage Shopping Mossoró, tive o prazer de participar de um deles. Compareceram a essa agradável, proveitosa e sadia reunião: Fátima Feitosa, Ângela Gurgel, Dulce Cavalcante, Josselene Marques, David Leite, Edilson Segundo e João Paulo Gurgel.


Daqui enviamos nossos parabéns às amigas poetisas, responsáveis por esta iniciativa, e ficamos na torcida para que a confraria continue crescendo. Bem-vindos, poetas!

Da esquerda para a direita, pedagoga Fátima Feitosa, médico João Paulo Gurgel, professora Josselene Marques, advogado David Leite, professora Ângela Gurgel, biólogo Edilson Segundo e professora Dulce Cavalcante, todos unidos pela poesia.

Consolidação de mais uma confraria de poetas em nossa cidade.
 Encontro no Cabana Café - Parkage Shopping Mossoró

domingo, 6 de julho de 2014

MAGIA DO ENCONTRO

Pensamento voa em busca do teu
Imagem: Google



Magia do encontro
Copyright © Josselene Marques

Nas asas do tempo,
O meu pensamento voa
Em busca do teu.
Na velocidade do pensar,
A distância parece bem menor.
Ao vencê-la, eles se cruzam.
Na magia desse encontro,
O coração não se contém:
Transborda alegria.
Ambos sabem: o sentir é recíproco.
Ao longe, pode-se ouvir
Uma linda e especial canção...
Ela prolonga o encanto...