participarmos deste ato simbólico?
Imagem do Google
A Hora do Planeta 2011 já começou: apagaram-se as luzes no Pacífico Ocidental à medida que a ela avança para um ano recorde.
A Hora do Planeta 2011 acontece às 20h30min, horário local de sábado, 26 de março de 2011.
Ela é uma iniciativa da rede WWF que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo para que todos “usem os 60 minutos de escuridão para ajudar o mundo a ver a luz.”
Por que apagar as luzes?
Antes de tudo, há que ter consciência que este apagar de luzes, por uma hora, é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.
A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.
Assim, apagar as luzes:
É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo ações de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo o desmatamento e conservando os nossos ecossistemas;
É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
É um ato que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável. Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. Atingiu um recorde de 128 países e territórios.
Edifícios e monumentos icônicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar esta ideia. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida social desligaram em uníssono as luzes e uniram-se nesta celebração e contemplação da única coisa que temos em comum: o Planeta Terra.
Oxalá todos possam ir além desta hora na luta contra as alterações climáticas!
Fonte: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/hora_do_planeta_2011/
Fonte: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/hora_do_planeta_2011/
Um comentário:
Vi algumas reportagens.
Temos que fazer alguma coisa, sim.
Abraço,s
Raí
Postar um comentário