quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Filosofia de criança

O filósofo Samuel Lucas, 10 anos.
Foto: Josselene Marques
(Publicação autorizada)



Hoje, data em que se comemora o Dia da Criança no Brasil, compartilho com você, caro (a) visitante, algo que me surpreendeu e me fez refletir sobre a real noção que as crianças têm dos problemas existentes no mundo atual.

No início desta semana, quando realizava um atendimento educacional especializado, um de meus alunos, Samuel Lucas, de 10 anos, fez um lindo desenho. Logo que o concluiu, pedi que o descrevesse para mim.


Ele retratou uma paisagem natural, repleta de verde e desabitada, em um dia ensolarado. O interessante é que havia um estranho muro que, a meu ver, não combinava com aquele cenário. Fiquei curiosa para saber o porquê daquele obstáculo. Pedi-lhe que me explicasse. Então, ele me respondeu: "Tia, o muro dá segurança, mas separa a gente do mundo".

Depois disso, ele me ditou um poema (ainda está em processo de alfabetização) cujo fecho foi essa frase. Quanto a mim, estou refletindo até agora...

Um comentário:

Anônimo disse...

Não deixe de publicar essas observações, ou pelo menos anote-as. lembra-se daquela crônica em que uma criança olha para o mar e diz uma frase que faz todo mundo se arrepiar? Publiquei na Gazeta. Pois é. É assim mesmo que uma criança faz quando quer mostrar que o mundo poderia ser melhor. E, ainda mais, Josselene, quando essa criança é especial.
Abraço,s
Raí