domingo, 27 de novembro de 2011

“A próxima geração promete!”

Google Images

Durante toda a semana passada, estive participando do VI Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade – uma parceria MEC/FNDE/PMM-GEED, tendo como agência executora o Núcleo de Desenvolvimento Social.
Estes encontros anuais vêm acontecendo desde 2003. Contam com a participação de profissionais da educação oriundos de 27 municípios pertencentes ao Polo Mossoró, no estado do Rio Grande Norte.
Durante o período de sua realização, temos a oportunidade de compartilhar saberes, experiências exitosas, dúvidas e angústias. Nessa ocasião, também, reencontrarmos nossos colegas/amigos e fazemos novas parcerias que aprimoram a qualidade do trabalho que realizamos. São 40 horas nas quais aprendemos, crescemos, contribuímos, perdemos parte de nossos medos, livramo-nos de alguns preconceitos, passamos a ver, com mais clareza, o tamanho do compromisso que assumimos quando nos tornamos educadores, bem como entendemos a importância e a necessidade de fazermos uma educação verdadeiramente inclusiva.

Banner do evento
Foto: Josselene Marques


Em uma das palestras: “A Tecnologia Assistiva e o Desenho Universal na Educação Inclusiva”, uma frase proferida pela doutoranda em educação Claudia Rosana Krans – “A próxima geração promete!” (após assistir à apresentação de duas músicas em LIBRAS por várias crianças, alunos ouvintes da professora Sandra Maria da Silva) – me fez refletir um pouco sobre as conquistas, embora em sua maioria impulsionadas pela força da Lei, das pessoas com deficiência no que concerne à sua inclusão escolar e social.
Sem dúvida, os pequenos do Coral da Tia Sandra (como muitos outros pelo mundo afora) estão em adiantado processo de preparação para viver e conviver na diversidade. Muitos até já estão prontos e, daqui a alguns anos, poderemos ter uma sociedade mais justa.
Há muito a ser feito, não podemos negar. Vez por outra, ainda, somos surpreendidos por notícias de que minorias tentam, ardilosamente, barrar o avanço da inclusão por puro preconceito ou interesses escusos. Isto nos desestimula, mas não devemos desistir e, sim, seguir em frente! O mundo precisa evoluir!
Em contrapartida, felizmente, um número considerável de professores comprometidos vem, espontaneamente, procurando educar na diversidade e as crianças são suas principais aliadas. Livres de quaisquer preconceitos, esses alunos acolhem, respeitam, ajudam e aprendem facilmente como interagir, mesmo que para isso necessitem aprender outra língua, como a LIBRAS.

Eu e minhas amigas professoras Jaciara e Fátima


Concordo, plenamente, com a professora Claudia Krans. Se por um lado vemos, em nossa sociedade, casos de violência, falta de solidariedade, desrespeito ao ser humano, por outro, observamos que uma geração mais evoluída está em processo de formação.
Se cada professor/educador tiver plena consciência da importância de seu papel nessa formação, podemos, sim, alimentar a esperança de um futuro melhor para a humanidade.

Obs.: MEC – Ministério da Educação e Cultura; FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; PMM – Prefeitura Municipal de Mossoró; GEED – Gerência Executiva da Educação; LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Um comentário:

Júlio Oliveira disse...

Professora:
Você é linda...por dentro e por fora. Parabéns por seu trabalho e sua disposição em fazer muito mais que sua parte para consertar esse mundo.
Te amo!

Júlio Oliveira
Mossoró/RN