terça-feira, 2 de dezembro de 2014

IX SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE”

video

Eu e meu irmão Joscelito Marques na conferência de nº 4: 
"O Espectro Autista suas Implicações Educacionais: em que podemos contribuir na escola?"

De 10 a 14 do mês passado, nas dependências do Hotel Villa Oeste, mergulhei no IX Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa “Educação inclusiva: direito à diversidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Mossoró (Divisão de Educação Especial). Lá estavam reunidas cerca de 170 pessoas, oriundas de 28 municípios do RN, já incluindo nossa cidade.
Minha participação se deu de três diferentes formas: como cursista, mediadora e conferencista. Para mim, é sempre um prazer aprender e também contribuir para a disseminação dos princípios inclusivos nestas indispensáveis e muito bem-vindas formações continuadas, pois estas nos proporcionam momentos ímpares de aprendizado, atualização e troca de saberes.
Este ano, pela segunda vez, aceitei o desafio de defender uma das temáticas. Agora, a escolhida está relacionada ao autismo (O Espectro Autista e suas Implicações Educacionais: em que podemos contribuir na escola?). Considerando o retorno/a participação dos presentes e seus comentários, posso afirmar: obtive êxito – o que me deixa imensamente feliz.
Sem dúvida, tive uma semana maravilhosa durante a qual fiz novas amizades, reencontrei outras, aprendi muito, ensinei um pouco e, como se não bastasse, ainda vivi duas emoções fortes: a primeira, provocada pelo privilégio de ter o meu amado irmão, Joscelito Marques, como mediador, enquanto eu ministrava minha conferência – uma bela e carinhosa surpresa preparada pela mestra Selma Bedaque e sua equipe; a segunda, presenciar o lindo espetáculo "O Chapéu que Mamãe Fez" – encenado pelos alunos da E. M. Senador Duarte Filho (da qual faço parte com muito orgulho), entre eles, dois dos meus primeiros alunos com deficiência.
Agradeço a Deus e às minhas superioras hierárquicas civis por mais esta oportunidade de não apenas receber, mas também de poder compartilhar o que e sei e aprendo.
Que venha o próximo!


Obs.: O vídeo foi feito pela gentil e prestativa irmã Jarlene Marques com os momentos finais de minha participação na terça-feira (11/11/2014).

Um comentário:

Anônimo disse...

Um momento ímpar em sua carreira profissional, Josselene. Quisera ter tido o prazer e o orgulho de ver esse momento. Mas, de cá, os meus parabéns. E dizer que sempre acreditei no seu potencial de educadora e que sempre vi em você uma vocacionada da mediação pedagógica.
Abraço,s
Raí