sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados - Valentine's Day

Minha homenagem aos que encontraram
o verdadeiro amor e são eternos namorados.
Imagem: WEB

Meus votos de amor eterno
para os novos casais.
Imagem: WEB

Nem todos os países celebram o Dia dos Namorados na mesma data. Contudo, a maioria optou por 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim.

No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho. Esta data foi escolhida por ser a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.

Os povos mais antigos, de acordo com suas tradições cristã e pagã, têm explicações diferentes para as comemorações do Dia dos Namorados.

Segundo os católicos, o santo dos namorados, celebrado em 14 de fevereiro, viveu no Século III, em Roma. Chamava-se Valentim e era um bispo romano. Contrariando as ordens do imperador Cláudio II (que proibiu os casamentos para ter homens livres e suficientes, em seu exército, a fim de participarem das guerras), ele celebrava, secretamente, casamentos entre jovens apaixonados. Infelizmente, foi descoberto, preso, torturado e decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Já os pagãos, na Roma antiga, celebravam em 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) no festival pastoril romano Lupercália (que simbolizava a purificação que devia acontecer em Roma ao fim do ano - que começava em Março). Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das moças romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa moça seria a sua namorada durante o festival ou, eventualmente, durante o ano que se seguia.

Com o passar do tempo, o dia 14 de fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas, bombons e presentes entre namorados, principalmente, na Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos.

Curiosidade: De acordo com o dicionário, uma das principais definições para o verbo namorar é “esforçar-se para conseguir o amor de”. Realmente, isso se encaixa, perfeitamente, tanto na data quanto no cotidiano dos enamorados, ou seja, toda e qualquer tentativa para agradar a pessoa amada é válida não só neste dia, mas também em todos os outros dias do ano. Que o amor impere!



Feliz Dia dos Namorados para todos!

Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

3 comentários:

Anônimo disse...

Feliz dias dos namorados!!!
Aqui eu fiquei sabendo mais sobre essa data tão importante para a vida de quem ama.
Beijos!
Rodin.

Baladas mp3 disse...

Mi mayor deseo para todos los hermanos de Brasil que celebran èste dìa.Dichosas y dichosos aquellos que pueden sentir amor y ser amados.Gracias Jossi por tener siempre presente la palabra amor

Josselene Marques disse...

Rodin:

Idem.
Se você aprendeu, então, valeu a pena passar por aqui e isso me agrada muito. Fico feliz quando os meus leitores levam consigo nem que seja um pouquinho do que publico aqui.

Obrigada, amigo!


Beto:

Para mim é a palavra mais bonita e o sentimento mais poderoso que existe no mundo. Não importa a língua, este vocábulo é belo em todas elas.

Abraço, amigo e muito "love", "el amor","l'amour","con amore", "liebe"... em sua vida.