
Montagem: Fotomolduras.com
Copyright © 2009 Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados
Nos últimos dias 15 e 16 deste, eu, familiares e um grupo de amigos fizemos uma excursão, sob a responsabilidade da agente de viagens Letinha, à cidade de Juazeiro do Norte/Ceará/Brasil.
Relevando o apelo comercial, comum nas cidades que vivem do turismo religioso, é impressionante como a cidade respira religiosidade. Ela é um convite ao retiro e à introspecção.
Durante a nossa visita à Colina do Horto, encontramos o Padre José Venturelli (salesiano administrador do Horto e ex-pároco da nossa vizinha cidade de Areia Branca-RN) que nos convidou para visitar o canteiro de obras da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto - já em adiantado estágio de construção. Segundo ele, fomos os primeiros mossoroenses a visitar o arrojado projeto arquitetônico. A obra é totalmente patrocinada pelos romeiros que, ao deixarem suas ofertas generosas, contribuem para a realização de um dos últimos sonhos do Padre Cícero.
No domingo, 16.08.09, estivemos no Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória – administrado pelas irmãs beneditinas. Ele é considerado um milagre, pois foi construído em apenas um ano e quatro meses com recursos oriundos do exterior. É um belíssimo local que emana paz e tranquilidade e serve de retiro (dezoito apartamentos) - estando à disposição de todos que desejem um encontro com Deus.
Por volta das 14 horas, deixamos aquela terra abençoada trazendo na bagagem uma fé renovada pelos exemplos, que lá colhemos, de gente simples e humilde que vive da fé e nela encontra forças para construir a sua história.
Fotos: Josselene e Joscelito Marques
Clique na imagem para ampliar
Mais informações sobre esta cidade:
A cidade de Juazeiro do Norte está situada bem ao sul do Estado do Ceará, a mais de 500 km da capital Fortaleza, quase na divisa com Pernambuco. Ela é a segunda maior cidade do Ceará em capacidade econômica, e a maior do Estado em religiosidade. Surgiu a partir do desmembramento da cidade do Crato, fruto da ação política do jovem Padre Cícero - seu fundador, benfeitor e também responsável por sua emancipação e independência.
Milhares de fiéis romeiros, provenientes de vários estados nordestinos, visitam Juazeiro do Norte para participar das festividades que têm como personagem principal Padre Cícero Romão Batista, considerado santo por seus devotos. O comércio de artigos religiosos, relacionados ao Padre Cícero, é uma das principais atividades econômicas da cidade.
Devido ao chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo e a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre foi diretamente relacionada ao misticismo e passou a ser venerada.
No decorrer de cada ano, em pelo menos quatro ocasiões, Juazeiro do Norte torna-se o centro da religiosidade popular no Estado:
· 24 de março - data de nascimento de Padre Cícero
· 20 de julho - falecimento de Padre Cícero
· Primeira quinzena de setembro - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores
· 2 de novembro - Dia dos Finados.
Nessas datas, a cidade recebe centenas de caravanas de romeiros. São cerca de dois milhões de fiéis visitantes por ano.
Pontos turísticos:
Arte e fotos: Josselene Marques
Clique na imagem para ampliar
Acesso:
A partir da capital Fortaleza, chega-se a Juazeiro pela BR-116, passando pelas rodovias federais 230 e 122, além das estradas estaduais CE-138, CE-371, CE-269 e CE-385. É possível também ir de avião, com desembarque diretamente no aeroporto de Juazeiro.
Fundação: 22 de julho de 1911
Gentílico: juazeirense
População: 249.829 hab. estimativa IBGE/2009 [2]
Distância até a capital: 514 km
Municípios limítrofes: Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha
Área: 248,558 km²
Altitude: 350 m
Clima: semi-árido
Fuso horário: UTC-3
Localização: 07° 12' 46" S 39° 18' 54" O07° 12' 46" S 39° 18' 54" O
Unidade federativa: Ceará
Mesorregião: Sul Cearense IBGE/2008 [1]
Microrregião: Cariri IBGE/2008 [1]
Região: Metropolitana
Fonte das informações: Secretaria de Turismo do Ceará.
Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados
Maturidade
Brahma Kumaris
( http://www.bkwsu.org/brazil/who-we-are-pt/history.htm-pt)
Maturidade é o poder de controlar a raiva
e de resolver problemas sem violência e destruição.
Maturidade é paciência.
É disposição para abrir mão de um prazer
com vistas a uma vantagem a longo prazo.
Maturidade é perseverança.
É empenhar-se fundo em um trabalho,
a despeito da oposição dos contratempos desalentadores.
Maturidade é abnegação.
É atender às necessidades alheias.
Maturidade é a capacidade de enfrentar
o desagradável e a decepção, sem se tornar amargo.