segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Educai as crianças...

Imagens: WEB
Montagem: Josselene
Clique na imagem para ampliar.


Hoje, 12 de outubro, é feriado nacional. Os brasileiros comemoram o dia de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Dia da Criança, do Descobrimento da América e do Mar.


Aproveito o Dia da Criança para refletir, e o primeiro pensamento que me ocorre é a lembrança de uma citação do filósofo e matemático grego Pitágoras – aquele do famoso teorema – que, em sua sabedoria, nos deixou esta pérola: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.”

Diariamente, em meu trabalho, convivo com crianças de diferentes classes sociais. Além de contribuir para a construção de seu conhecimento formal, naturalmente, procuro educá-las.

Venho observando que, nos últimos anos, tem aumentado consideravelmente o número de crianças que não recebem, em seus lares, aquelas orientações elementares de normas de conduta e relacionamento, pois são raros os pais que estão preparados, emocionalmente, para ensinar aos seus filhos - devido a esta correria do dia-a-dia e aos desajustes familiares -, isto sem contar com os casos de abandono voluntário de milhares e milhares de crianças. Acredito que se a tarefa de educar fosse bem dividida entre a escola, a família e o Estado, o resultado final poderia melhorar. Você há de concordar comigo que a escola não faz milagres, não é mesmo?

Há situações mais graves: crianças que vivem na pobreza absoluta. Estas sequer têm acesso à escola. É lamentável vê-las maltrapilhas e sujas perambulando pelas ruas ou esmolando nos semáforos, assaltando, furtando para garantirem a sobrevivência enquanto seus pais desempregados se drogam para não enfrentarem a miséria na qual vivem, muitas vezes, por falta de uma oportunidade ou indisposição para lutar por uma vida digna. Muitos desses pais foram crianças abandonadas no passado. Não esqueçamos disto! Que tal tentarmos evitar que isto se repita nos anos vindouros?

Que futuro podem esperar estas crianças se nem as necessidades básicas lhes são satisfeitas e o encaminhamento, a formação e o cuidado também lhes faltam?

Precisamos ter consciência de que enquanto crianças forem geradas irresponsavelmente e/ou viverem neste sistema injusto, no qual muitos possuem pouco e poucos possuem muito, somente algumas privilegiadas terão motivos e condições para comemorar uma data como esta.

Particularmente, ainda sonho com um mundo onde haja igualdade e boas condições de vida para todos, e as crianças sejam respeitadas e recebam carinho e cuidado para crescerem fortes, saudáveis, conscientes e solidárias a fim de que tenhamos um amanhã promissor. Afinal, ele será feito pelas crianças, de hoje, que sobreviverem. É urgente, portanto, que tomemos providências – em nossas áreas de atuação podemos fazer a nossa parte -, caso contrário, infelizmente, jamais desfrutaremos de dias melhores.

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário: