domingo, 30 de agosto de 2009

LIBERDADE PARA A PAZ

Imagem: do Clip-Art
Montagem: Fotomolduras.com



LIBERDADE PARA A PAZ
Por Josselene Marques

Muita gente afirma desejar a paz. No entanto, não rejeita a violência, omite-se diante de cenas de intransigência, não consegue conviver, em harmonia, com os próprios familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho e, quase sempre, discute ou se aborrece por coisas insignificantes.

Muita gente pergunta: o que é necessário para se ter paz? Indubitavelmente, é essencial estar de bem com a consciência, ter serenidade para enfrentar e resolver os problemas, contribuir, socialmente, para garantir uma vida digna para todos (habitação, alimento, vestuário, saúde, educação, segurança e lazer), em um ambiente saudável, livre de qualquer tipo de poluição e, por fim, tratar o semelhante com respeito, compreensão e tolerância.

Muita gente questiona: onde estará a paz? Humildemente, ouso responder: a paz está dentro de cada um de nós. Milhões de pessoas ainda a conservam em estado latente, outras a sufocam com egoísmo, desamor e falta de solidariedade. Contudo, ela não desiste ou se deixa vencer: está sempre à espera de uma mudança de atitude. 

Será preciso transformá-la em lei para que seja respeitada? Por favor, reflita... Liberte-a!


Copyright © 2009 Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados

sábado, 29 de agosto de 2009

Para refletir...

Fotomontagem: © 2007—2009 PhotoFunia
Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Obras-primas universais em cordel

A série Obras-primas Universais em cordel
está disponível na Siciliano do West Shopping
Foto: Josselene Marques


Ontem, em visita à livraria Siciliano, encontrei uma preciosidade que gostaria de recomendar aos meus colegas professores e a todos que gostam de uma boa leitura. As gentis funcionárias, daquele estabelecimento, Eulita e Lenina, me apresentaram um lançamento da Editora mossoroense Queima-Bucha. Trata-se da série Obras-primas Universais em Cordel. Os responsáveis pela louvável iniciativa são Gustavo Luz, proprietário da editora, e o professor-doutor cearense Stélio Torquato Lima. Este conceituado professor universitário selecionou e transformou quinze obras, reconhecidas, tradicionalmente, como de referência da literatura ocidental, no formato cordel. Certamente, a série contribuirá para a popularização destes livros famosos e motivará muitos a lerem os textos originais. A publicação foi acondicionada em uma caixinha, que está sendo vendida por R$18,00.




Eis as quinze obras representativas
da literatura universal no formato cordel
Foto: Josselene Marques

A série tem obras representativas de cada período literário:

Período clássico: Ilíada (Homero), Odisséia (Homero) e Eneida (Virgílio Maro)
Período medieval: Canção do Rolando (Anônimo), Divina Comédia (Dante Alighieri) e Decamerão (Boccaccio)

Período maneirista: Dom Quixote (Miguel de Cervantes), Romeu e Julieta (William Shakespeare) e Sonho de Uma Noite de Verão (William Shakespeare)
Período romântico: Doutor Fausto (Goethe), O Médico e o Monstro (Stevenson) e O Corcunda de Notre-Dame (Victor Hugo)

Período realista: Madame Bovary (Gustave Flaubert), O Vermelho e o Negro (Stendhal) e O Primo Basílio (Eça de Queirós)

Para mais informações: queimabucha@uol.com.br
Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

UFERSA e Inclusão

Fotos: Josselene Marques e João Neto
Clique na imagem para ampliar

A Universidade Federal Rural do Semi-árido, através da pró-reitoria de extensão e cultura, promoveu o Curso Adaptações na Matemática Escolar, do qual tive a oportunidade de tomar parte. Concluímos ontem, 25.08.09, o referido curso que teve início em 07.04.2009 e foi ministrado pelo professor facilitador cearense Jorge Carvalho Brandão - que capacita docentes para ensinarem Matemática adaptada tanto aos deficientes visuais quanto aos demais alunos sem deficiência de Mossoró. Os encontros quinzenais aconteceram no Centro de Apoio ao Deficiente Visual – CADV, dirigido por Graça Henrique que, com a sua simpatia e seu espírito acolhedor, fez com que nos sentíssemos em casa.

A princípio, o professor Brandão, devido à convivência com uma familiar e dois alunos com deficiência visual, começou a pesquisar e a buscar a melhor forma de ensinar, a esses alunos, a Matemática – considerada matéria difícil, inclusive, para alunos sem deficiência. Desta forma, como resultado de seu empenho, desenvolveu uma série de métodos que envolvem o estudo prático da Matemática através de jogos lúdicos. Como sabemos, é comum vermos nas escolas regulares a ênfase aplicada à teoria, enquanto a prática é esquecida ou fica em segundo plano. Os métodos revolucionários, deste pesquisador, proporcionam ao aluno construções mais complexas por meio da prática. O estudante, realmente, entende, constrói seus próprios conceitos, faz a representação e só depois lhe é ensinada a teoria. Poliminó, sorobã, jogos com pinos, material dourado, pequenas peças, como canudos, palitos de madeira - que se transformam em quadrados-, tampas de garrafa, tabuleiros de xadrez, dobraduras – todos bastante conhecidos, só que, usados de forma diferente, dinâmica e eficiente. Tudo isso motiva os nossos aprendizes a descobrirem e/ou criarem os sua própria maneira de aprender.

Enfim, foram orientações valiosas que me fizeram ver a Matemática com outros olhos. Sinto-me motivada a divulgar, utilizar em sala de aula e repassar este novo jeito de ensinar aos meus colegas que não tiveram o privilégio de participar deste excelente curso.

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A MELHOR MANEIRA DE ENSINAR: PELO EXEMPLO

Imagem: WEB


Uma mãe levou seu filho ao Mahatma Gandhi e implorou:
"Por favor, Mahatma, diga a meu filho para deixar de comer açúcar."
Gandhi fez uma pausa e disse:
"Traga seu filho de volta daqui a duas semanas."
Intrigada a mulher agradeceu e disse que faria como ele ordenara.
Duas semanas depois, ela voltou com o filho. Gandhi fitou os olhos do jovem e disse:
"Pare de comer açúcar."
Agradecida, mas perplexa, a mulher perguntou:
"Porque me pediu para trazê-lo em duas semanas? Poderia ter dito a mesma coisa antes..."
Gandhi replicou:
"Há duas semanas eu estava comendo açúcar."

DAN MILLMAN, O Caminho do Guerreiro Pacífico, São Paulo, Editora Pensamento, 2003.

domingo, 23 de agosto de 2009

Visita histórica a Juazeiro do Norte

Fotos: Josselene e Joscelito Marques

Clique na imagem para ampliar




Nos últimos dias 15 e 16 deste, eu, familiares e um grupo de amigos fizemos uma excursão, sob a responsabilidade da agente de viagens Letinha, à cidade de Juazeiro do Norte/Ceará/Brasil.
Relevando o apelo comercial, comum nas cidades que vivem do turismo religioso, é impressionante como a cidade respira religiosidade. Ela é um convite ao retiro e à introspecção.
Durante a nossa visita à Colina do Horto, encontramos o Padre José Venturelli (salesiano administrador do Horto e ex-pároco da nossa vizinha cidade de Areia Branca-RN) que nos convidou para visitar o canteiro de obras da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto - já em adiantado estágio de construção. Segundo ele, fomos os primeiros mossoroenses a visitar o arrojado projeto arquitetônico. A obra é totalmente patrocinada pelos romeiros que, ao deixarem suas ofertas generosas, contribuem para a realização de um dos últimos sonhos do Padre Cícero.
No domingo, 16.08.09, estivemos no Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória – administrado pelas irmãs beneditinas. Ele é considerado um milagre, pois foi construído em apenas um ano e quatro meses com recursos oriundos do exterior. É um belíssimo local que emana paz e tranquilidade e serve de retiro (dezoito apartamentos) - estando à disposição de todos que desejem um encontro com Deus.
Por volta das 14 horas, deixamos aquela terra abençoada trazendo na bagagem uma fé renovada pelos exemplos, que lá colhemos, de gente simples e humilde que vive da fé e nela encontra forças para construir a sua história.



Fotos: Josselene e Joscelito Marques
Clique na imagem para ampliar





Mais informações sobre esta cidade:

A cidade de Juazeiro do Norte está situada bem ao sul do Estado do Ceará, a mais de 500 km da capital Fortaleza, quase na divisa com Pernambuco. Ela é a segunda maior cidade do Ceará em capacidade econômica, e a maior do Estado em religiosidade. Surgiu a partir do desmembramento da cidade do Crato, fruto da ação política do jovem Padre Cícero - seu fundador, benfeitor e também responsável por sua emancipação e independência.
Milhares de fiéis romeiros, provenientes de vários estados nordestinos, visitam Juazeiro do Norte para participar das festividades que têm como personagem principal Padre Cícero Romão Batista, considerado santo por seus devotos. O comércio de artigos religiosos, relacionados ao Padre Cícero, é uma das principais atividades econômicas da cidade.
Devido ao chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo e a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre foi diretamente relacionada ao misticismo e passou a ser venerada.

No decorrer de cada ano, em pelo menos quatro ocasiões, Juazeiro do Norte torna-se o centro da religiosidade popular no Estado:
· 24 de março - data de nascimento de Padre Cícero
· 20 de julho - falecimento de Padre Cícero
· Primeira quinzena de setembro - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores
· 2 de novembro - Dia dos Finados.
Nessas datas, a cidade recebe centenas de caravanas de romeiros. São cerca de dois milhões de fiéis visitantes por ano.

Pontos turísticos:









· A Colina do Horto, onde estão localizados o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina, o Santo Sepulcro, a estátua do Padre Cícero, medindo 25 metros de altura, a Muralha da Guerra de XIV e a Via Sacra.
· O Santuário do Coração de Jesus
· A Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
· A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
· O Memorial do Padre Cícero (que abriga um acervo de fotos e objetos relativos à vida do padre).






Arte e fotos: Josselene Marques
Clique na imagem para ampliar


Acesso:


A partir da capital Fortaleza, chega-se a Juazeiro pela BR-116, passando pelas rodovias federais 230 e 122, além das estradas estaduais CE-138, CE-371, CE-269 e CE-385. É possível também ir de avião, com desembarque diretamente no aeroporto de Juazeiro.

Fundação: 22 de julho de 1911
Gentílico: juazeirense
População: 249.829 hab. estimativa IBGE/2009 [2]
Distância até a capital: 514 km
Municípios limítrofes: Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha
Área: 248,558 km²
Altitude: 350 m
Clima: semi-árido
Fuso horário: UTC-3
Localização: 07° 12' 46" S 39° 18' 54" O07° 12' 46" S 39° 18' 54" O
Unidade federativa: Ceará
Mesorregião: Sul Cearense IBGE/2008 [1]
Microrregião:
Cariri IBGE/2008 [1]
Região: Metropolitana

Fonte
das informações:
Secretaria de Turismo do Ceará.

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

sábado, 22 de agosto de 2009

Pontos de partida

Imagem: WEB

A situação e o lugar, nos quais me encontro, são os meus pontos de partida. Sempre em frente!
Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A soma dos talentos

Imagem: WEB


Hoje, reproduzirei o texto “ A soma dos talentos,” de Michael Quoist, que me foi enviado pela minha amiga Lusimar, do blog Only Lú (http://dalu2007.blogspot.com/).
Que tal refletirmos juntos?

A Soma dos Talentos

Se a nota dissesse:

"Não é uma nota que faz uma música"

....não haveria sinfonia.

Se a palavra dissesse:

"Não é uma palavra que pode fazer uma página"

....não haveria livro.

Se a pedra dissesse:

"Não é uma pedra que pode montar uma parede"

....não haveria casa.

Se a gota dissessse:

"Não é uma gota que pode fazer um rio"

....não haveria oceano.

Se o grão de trigo dissesse:

"Não é um grão de trigo que pode semear um campo"

....não haveria colheita.

Se o homem dissesse:

"Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade",

Jamais haveria justiça e paz, dignidade e felicidade na terra dos homens.

Como a sinfonia precisa de cada nota.

Como o livro precisa de cada palavra.

Como a casa precisa de cada pedra.

Como o oceano precisa de cada gota de água.

Como a colheita precisa de cada grão de trigo.

A humanidade inteira precisa de ti, pois onde estiveres, és único e, portanto, insubstituível.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mensagem

Clique na imagem para ampliar

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Instante mágico

Imagem: WEB

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um sim ou um não pode mudar toda a nossa existência."

( Autor Desconhecido )

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante


Josselene/estudante
Foto: Maria Luíza

Hoje, no Brasil, comemoramos o Dia do Estudante. É uma data especial para mim porque está diretamente relacionada com o meu trabalho – os estudantes são a minha “matéria prima” – e a minha vida pessoal, pois sou uma eterna estudante e tenho sede do saber.
Há mais de uma década, tenho procurado compartilhar o que aprendo com alunos/estudantes. Na verdade, o que acontece é uma troca de saberes. É desta forma que construímos os nossos conhecimentos.

Gostaria que cada vez mais pessoas despertassem para a importância dos estudos – o meio mais correto e seguro para se chegar a um futuro exitoso.
Quero, pois, desejar a todos vocês um feliz Dia do Estudante.
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

sábado, 8 de agosto de 2009

Dia dos Pais

Imagem: WEB


Neste domingo, no Brasil, comemoramos o Dia dos Pais. É uma data que, inevitavelmente, nos condiciona à reflexão.

Na atualidade, exercer, com eficiência, o papel de pai é uma tarefa que envolve muitas dificuldades. Não é fácil ser, simultaneamente, genitor, provedor e encaminhador.
Infelizmente, não é mais tão comum vermos harmonia, companheirismo e respeito entre pais e filhos. Há vários entraves que dificultam essa relação e distanciam os mesmos. Os principais são o excesso de trabalho, que muitas vezes impede o convívio, e os desentendimentos entre os casais, que abalam a estrutura familiar como um todo. Com relação ao primeiro, conheço casos de pais que só veem os filhos dormindo, pois saem muito cedo para a labuta e retornam muito tarde - são apenas pais provedores. No tocante ao segundo empecilho, penso que muitas situações de conflito poderiam ser evitadas se os pais tivessem discernimento suficiente para separar as funções de pai e de esposo. Você há de concordar comigo que não é porque uma relação vai mal ou acaba que eles são obrigados a negligenciarem da condição de pais. Uma relação amorosa pode ter prazo de validade, mas a relação entre pais e filhos deve ser vitalícia. Quer queiram ou não este parentesco é para a vida inteira.

Os verdadeiros pais não abandonam seus filhos pelo caminho. Prova disso, é o fato de existirem alguns que se tornam bem mais afetuosos e presentes embora não compartilhem o mesmo teto com seus filhos.
Quanto aos filhos, que não valorizam e nem respeitam seus pais e os abandonam em asilos ou à própria sorte, peço que reflitam e reconsiderem seu modo de pensar e agir a fim de que no futuro, não colham, através dos seus descendentes, o que estão plantando.

Quero desejar um Feliz Dia dos Pais a todos aqueles que amam, adotam, acolhem, afagam, enfim, assumem, com responsabilidade e abnegação, a tarefa de conceber e encaminhar novos seres que garantam a sua descendência e a preservação da raça humana.
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

10 mil acessos

Foto: Maria Luíza
Arte: Josselene Marques

Era uma tarde de sábado, 04.10.08, há exatamente 10 meses e 4 dias. Atendendo ao convite de uma de minhas irmãs, fui assistir a uma aula especial de informática. Naquele dia, os cursistas estavam aprendendo a criar um blog. Integrei-me à turma e, durante a parte prática, criei o meu primeiro diário virtual.

A princípio, não levei a sério, tanto que a minha primeira postagem só foi feita no dia 07.10.08 – “Ser livre ou não é uma questão de atitude”. Com o passar do tempo, sem que me desse conta, ele foi ganhando a minha atenção e reduzindo as minhas horas de sono. Explico: como o estudo e a pesquisa são prioritários para mim, a administração do blog fica em terceiro plano e, metódica como sou, só depois de cumprir com as minhas tarefas de cada dia é que me dedico a ele. Muitas vezes, varo a madrugada.

Quando o final de mais uma pós-graduação se aproximou e os estudos se intensificaram, meu blog transformou-se em meu único lazer – minha válvula de escape. Desde então, passei a valorizá-lo, ainda mais, e a reservar um tempinho para ele. Publiquei, inclusive, poemas inéditos, da minha adolescência, que estavam engavetados.

Sempre fico admirada quando observo o número total crescente no contador de visitas. Para um blog que não faz propaganda e cuja divulgação se dá apenas através da ajuda dos poucos seguidores e blogs amigos, considero 10 mil acessos uma boa marca. Dá uma média de mil acessos por mês.

No último domingo, para meu espanto, enquanto fazia uma postagem, constatei, através do Geovisite, que 46 pessoas de diferentes continentes o acessavam simultaneamente. Achei lindas todas aquelas luzes verdes piscando, on line, por toda a extensão do planisfério. Jamais imaginei ter tantos leitores em tão pouco tempo.

O mínimo que posso fazer é agradecer a todos que me têm honrado com suas visitas e tentar manter o padrão de qualidade das postagens que têm despertado o interesse de vocês. Cada acesso, cada comentário é um incentivo para mim. Quero deixar registrado um agradecimento especial aos leitores e seguidores dos blogs amigos que, além de me visitarem, ainda divulgam este blog em seus sites.
Mais uma vez obrigada, gracias, thank you, merci, grazie, danke, dankon, arigato, toa chie ...
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

domingo, 2 de agosto de 2009

Para refletir...

Maturidade é altruísmo.
Josselene Marques
Foto: arquivo pessoal

Hoje, amanheci de idade nova, isto é, cronologicamente, um pouco mais velha e experiente.
Aproveito este espaço para agradecer a todas as pessoas amáveis e atenciosas que já me mandaram - e as que ainda enviarão - e-mails com mensagens e cartões carinhosos pela passagem do meu aniversário. Retribuo tantas gentilezas com um sorriso - mesmo de longe - e com esta mensagem que compartilho com vocês.

Maturidade

Brahma Kumaris
( http://www.bkwsu.org/brazil/who-we-are-pt/history.htm-pt)


Maturidade é o poder de controlar a raiva
e de resolver problemas sem violência e destruição.

Maturidade é paciência.

É disposição para abrir mão de um prazer
com vistas a uma vantagem a longo prazo.

Maturidade é perseverança.

É empenhar-se fundo em um trabalho,
a despeito da oposição dos contratempos desalentadores.

Maturidade é abnegação.

É atender às necessidades alheias.

Maturidade é a capacidade de enfrentar
o desagradável e a decepção, sem se tornar amargo.