quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lei Áurea: 122 anos da abolição da escravidão no Brasil

Pintura antiga retrata uma caravana escrava no Brasil
Imagem da WEB


Segundo a história do Brasil, foi em 13 de maio de 1888, há exatamente 122 anos, através da Lei Áurea, que liberdade total , após anos de escravatura, foi alcançada pelos negros no Brasil.

A responsável pela assinatura da Lei Áurea, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1846. Ela era filha do Imperador D. Pedro II e esposa do nobre francês Conde D’eu. Anteriormente, em 1871, ela já havia assinado a Lei do Ventre Livre, que estabeleceu liberdade aos filhos dos escravos a partir daquela data.

Ao estudarmos os fatos de nossa história, é impossível não refletir sobre esta abolição. Será que a escravidão acabou mesmo? Será que a Lei Áurea está sendo cumprida?

De certa forma, a história está se repetindo nesta foto
Imagem da WEB

Quando vejo ou tenho notícia de pessoas que vivem em condições sub-humanas de trabalho ou que recebem um salário que mal dá para pagar o pão diário, penso, sem desvalorizar o feito da Princesa Isabel, que pouco temos para comemorar nesta data.

Copyright © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

Um comentário:

Anônimo disse...

A História é cíclica, Josselene. O que acontecia na Antiquidade, acontece hoje com um formato ou uma roupagem nova. Porém, o esqueleto é o mesmo.
Abraço,s
Raí