quinta-feira, 24 de junho de 2010

MASCADA

Jovem fazendo bola com goma de mascar
Imagem do Google
Digestivo, clareador dental ou uma forma de melhorar o hálito. Não faltam funções e sabores para os chicletes atuais. Esse hábito, no entanto, vem de muito longe. A teoria mais aceita é que, os índios pré-colombianos da Guatemala e do México foram os primeiros a mascar a resina extraída de uma de uma árvore chamada Sapota zapotilla. O objetivo era estimular a produção de saliva em longas caminhadas.
Mas um pesquisador sueco garante ter encontrado indícios de goma mascada próximo a ossadas humanas que datariam da Idade da Pedra. O chiclete comercial, como conhecemos hoje, foi criado somente no final do século XIX pelo americano Thomas Adams. Foi o general mexicano Antonio López de Santa Anna, exilado nos EUA, que apresentou Adams à resina usada pelos índios. O americano resolveu, então, misturar alcaçuz* à goma e vendê-la embrulhada em papéis coloridos.

GALILEU: História – passado e presente. São Paulo: Globo, p.2, ago. 2005. Edição especial.

MALEFÍCIOS DA GOMA DE MASCAR

Muitas pessoas acreditam que mascar chiclete vai ajudar a tapear a fome, na sua dieta. Isto é um mito e todos aqueles que têm este hábito põem em risco a sua saúde: estão sujeitos a desenvolver gastrites, úlceras e a sobrecarregar suas mandíbulas causando bruxismo (um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono) e problemas na dentição. É sabido que o ato de mastigar sem engolir estimula a secreção de enzimas digestivas. Se elas não encontrarem nenhum alimento para digerir - como ocorre quando estamos em jejum -, automaticamente, irão agredir a parede do estômago. Também não podemos esquecer que a goma de mascar contém calorias. Confira na tabela abaixo:

Tabela de calorias, por unidade, de diferentes
marcas de gomas de mascar

Em contrapartida, recentemente, pesquisadores de uma universidade inglesa descobriram que, ao mastigarmos várias vezes o chiclete, os mecanismos do cérebro, responsáveis pela memorização, são ativados e os batimentos cardíacos são aumentados. O cérebro, por sua vez, funciona melhor por causa do aumento da circulação do sangue e do oxigênio.
Considerando os benefícios e os malefícios, cabe a cada um de nós a decisão de usá-lo ou não.


Goma de mascar PING PONG
Imagem do site Memory Chips

VOCÊ SABE QUANDO O CHICLETE CHEGOU AO BRASIL?

Foi em 1945, durante a Primeira Guerra Mundial, que os brasileiros tiveram o primeiro contato com a versão industrializada da goma de mascar, por intermédio dos soldados norte-americanos que aqui estiveram.
A responsável pela introdução desse produto no mercado brasileiro foi a Kibon. É difícil encontrarmos alguém com mais de 50 anos que não tenha experimentado um “Ping Pong” na infância.

O nome chiclete deriva-se de Chiclets, um produto da ADAMS.

* Arbusto das leguminosas, de raiz 50 vezes mais que o açúcar, que é um dos componentes usados na fabricação da goma de mascar - pasme! - como agente suavizante para evitar as cáries.

Fonte de pesquisa: www.aprendebrasil.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Devemos usá-lo, porém com cuidado. Talvez de estomâgo cheio. Assim ajuda na digestão, não é? E se para beneficiar a massa cinzenta, mastigar é ótimo!
Abraço,s
Raí