sexta-feira, 2 de julho de 2010

Troféu da Copa do Mundo FIFA

Troféu da Copa do Mundo FIFA

Após 52 dias, lutando por um objetivo comum, hoje, a Seleção Brasileira, ao ser derrotada pela Seleção Holandesa, eliminou a possibildade de ter, em suas mãos, mais uma vez, o troféu da FIFA. Resta-nos reconhecer o empenho dos nossos jogadores e procrastinar o ideal de alcançar o título de hexa para 2014.

A título de informação, disponibilizarei, abaixo, uma rápida pesquisa/consulta, realizada na Wikipédia, que traz algumas curiosidades sobre este tão disputado troféu:


“O troféu que substituiu a Taça Jules Rimet foi a Taça FIFA, apresentada na Copa do Mundo FIFA de 1974. Criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6.175 kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra.

A taça tem visivelmente gravada "Copa do Mundo FIFA" em sua base. O nome de cada país que tenha sua seleção que ganhou a Copa do Mundo FIFA, tem gravado seu nome na base da taça. Até o momento sete campeões foram gravados. Não se sabe ainda se a FIFA vai retirar a taça após todos os espaços para os países serem ocupados na base; isso só ocorrerá em 2038.

Ao contrário da taça Jules Rimet, a Taça FIFA não ficará em definitivo com nenhuma seleção mesmo que ganhe três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. A taça poderá ser trocada quando forem ocupadas todas as placas com os nomes dos países campeões, assim sendo ela ficará em poder da FIFA.

Antes que isso aconteça, o campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica da original.”

A imagem acima é um modelo de papel, criado por Julius Perdana, e pode ser baixado, gratuitamente, em arquivo pdf, no site Paper Replika.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!!!

Isso mesmo!!!! Renovemos as esperanças...
Um lindo domingo para você.
Beijos

Luís Vidigal (Espírito Santo)

Anônimo disse...

Boa informação.
Abraço,s
Raí