domingo, 15 de agosto de 2010

Centenário do Nascimento de Manuelito

Encontrei, no arquivo pessoal de minha mãe, esta fotografia de Manuelito. A moça da foto é Adalgisa Colombo Teruskin - a Miss Brasil 1958 -, na ocasião em que a "Miss Brasil Inesquecível" visitou Mossoró. Ela foi a primeira representante do antigo Distrito Federal, atual Rio de Janeiro, a ser coroada Miss Brasil.

Nesta semana, a cidade de Mossoró comemora o Centenário do Nascimento de Manuelito – o primeiro fotógrafo de Mossoró e a pessoa que mais registrou o passado desta cidade e de seus habitantes.

Em 1933, o fotógrafo cearense Manuelito Pereira dos Santos Magalhães Benigno fixou residência na Capital do Oeste e, por mais de 40 anos de profissão, com os seus cerca de 40 mil registros fotográficos, contribuiu, de maneira significativa, para o enriquecimento do acervo histórico mossoroense.
O renomado fotógrafo tinha um diferencial: como as fotografias eram feitas em preto e branco, alguns clientes solicitavam que ele as colorisse e/ou inserisse frases manuscritas, de acordo com suas preferências. Desta forma, suas fotos, apesar dos poucos recursos da época, eram transformadas em verdadeiras e exclusivas obras de arte.

Manuelito é considerado o “Fotógrafo número 1” da cidade e ensinou a sua arte a muitos jovens que optaram por esta importante profissão.

Parte de seu acervo encontra-se no Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia. O restante está em poder de particulares, inclusive, algumas fotografias foram digitalizadas.

Durante as comemorações, será criada uma medalha com o seu nome, publicado um livro, montada uma exposição itinerante e feito um documentário sobre a vida e a obra do talentoso fotógrafo.

Parabéns aos responsáveis por esta justa homenagem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu, amnate das fotografias, adorei ler seu artigo. Obrigada pelas preciosas informções. Abraços. Ângela R Gurgel

Anônimo disse...

Esse merece essa homenagem. Eu, por exemplo, ainda tirei "chapa" com ele.
Abraço,s
Raí

Telescope disse...

Olá .. excelente matéria, pois, é justo fazermos este registro para aqueles contribuíram com o desenvolvimento cultural do local. Aproveitei e disponibilizei a imagem numa matéria que abordei sobre este tema. Grata,
Telescope
http://telescope.zip.net/arch2010-07-01_2010-07-31.html#2010_07-13_12_10_22-140669414-29