sábado, 18 de setembro de 2010

Auto da Liberdade: excepcional aula de história

Programa do espetáculo
Digitalização: Josselene Marques

Neste sábado, tive o privilégio de assistir à nova versão do Auto da Liberdade. Sem dúvida, é uma excepcional aula de história. Os diferentes recursos utilizados garantem uma beleza plástica que “enche os olhos” do público presente.
A estreia aconteceu no último dia 17. Serão, ao todo, 13 apresentações entre os dias 17 e 29 do mês corrente.
Este espetáculo faz parte da programação da Festa da Liberdade. A peça teatral é apresentada às 20h30min, em novo formato, tendo a direção de renomado teatrólogo João Marcelino.
O Auto da Liberdade enaltece os feitos heróicos dos mossoroenses em quatro atos: Motim das Mulheres, Resistência ao Bando de Lampião, Primeiro Voto Feminino da América Latina e Libertação dos Escravos.
O primeiro ato, Motim das Mulheres, lembra a reação de mais de 300 mulheres que, em 1875, foram às ruas, munidas de panelas, para protestar contra o alistamento de seus filhos e maridos para a Guerra do Paraguai.
O segundo ato, Resistência ao Bando de Lampião, mostra que Mossoró foi a primeira cidade a resistir ao temido bando do cangaceiro, no ano de 1927.
O terceiro ato, o Primeiro Voto Feminino da América Latina, destaca o fato de a professora Celina Guimarães ter sido a primeira mulher da América Latina a requerer o direito de votar.
O quarto ato, Libertação dos Escravos, lembra o feito pioneiro de Mossoró que, em 1883, libertou seus escravos cinco anos antes da proclamação da Lei Áurea.
A realização é da Prefeitura Municipal de Mossoró com a coordenação da Gerência da Cultura.

FICHA TÉCNICA DO AUTO DA LIBERDADE

Direção: João Marcelino
Direção musical: Danilo Guanais
Projeção de imagens: designer Wilberto Amaral
Figurinos: Marcos Leonardo
Coreografias: Adriana Castro e Roberta Schumara
Assistência de coreografias: Hykaroo Mendonça e Leonardo Saldanha
Assistência cenográfica e direção de palco: Gilca Leonardo
Produção de plateia: Jocelito Barbosa
Local da encenação: Teatro Dix-huit Rosado
Período: de 17 a 29 de setembro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tie o prazer e o privilégio de assistir a avant-premier do mesmo. Um espetáculo lindo, magestoso e rico em seu cenário. E os quatro eventos são uma prova da força do povo mossoroense. Que bom que os estudantes estão tendo a oportunidade de ver a história através do ato cênico.
Abraço,s
Raí