sábado, 11 de dezembro de 2010

PASSATEMPO® : sabor da infância

Biscoitos PASSATEMPO, da Nestlé
Foto: Josselene Marques

No início desta semana, enfim e por acaso, recuperei um dos sabores da minha infância. Há anos buscava os meus biscoitos prediletos: Brasília, pois, com o passar do tempo, creio que eles saíram de linha ou a fábrica fechou – não sei ao certo. No entanto, eu jamais esqueci aqueles deliciosos biscoitos ao leite que se desmanchavam em minha boca. Recordo-me de que sempre os levava na lancheira, quando frequentava a escola infantil. A embalagem era retangular e azul e o pacotinho continha nove unidades.

Durante uma visita a um supermercado, resolvi comprar um biscoito bastante popular entre as crianças, mas jamais experimentado por mim: o PASSATEMPO®, da Nestlé. De fato, ele faz jus ao nome. Quando eu dei a primeira mordida, qual não foi a minha surpresa: o tempo passou, rapidamente, e eu me vi sentada à mesa, na hora do recreio, em minha primeira sala de aula, na companhia de três outras crianças. Uma delas me lançava um olhar expressivo no qual eu decifrava um pedido. A situação econômica daquela menina não permitia que ela levasse o próprio lanche. Então, era rotineiro compartilharmos o meu. Confesso que sempre ficava com “gosto de quero mais”. Todavia, não podia desperdiçar a oportunidade de domar o meu egoísmo. No fundo, eu me sentia bem por, humildemente, poder ajudar aquela criança um pouco mais pobre do que eu.

Não fosse pelo recheio de chocolate, diria que os sabores de ambos os biscoitos são idênticos.

Enquanto me deliciava, degustando-os, fiquei a refletir: o interessante é que, desta vez, não precisei dividi-los, mas, igualmente ao passado, eu não consumi todo o pacote... Por quê? Porque, na minha idade, a moderação se faz necessária para garantir uma velhice saudável.

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei tentado a ir buscar esse "passatempo" para mim! Doces recordações, Josselene. A vida é feita desses breves intervalos de memória...
Abraço,s
Raí

Thelma Elita disse...

Selene, pois saiba que existe o passatempo sem recheio. É uma delícia!! rs

Na feira, eu sempre pego para a Maria Clara. Quando abro para ela lanchar, enquanto ela come uma, eu como duas...risos.

beijos