domingo, 2 de janeiro de 2011

Podas - Dom Hélder Câmara

"...o Criador e Pai poda justamente
os galhos que dão frutos..."
Imagem do Google

Hoje cedo, lendo um dos cadernos preferidos – o Expressão – do Jornal Gazeta do Oeste, edição especial para este início de ano, encontrei uma pérola na coluna Fé & Vida cujo colaborador responsável é o meu irmão Joscelito Marques. Trata-se do texto “Podas” de Dom Hélder Pessoa Câmara OFS* (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 — Recife, 27 de agosto de 1999). Ele foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Durante o regime militar brasileiro, atuou como grande defensor dos direitos humanos. Ficou conhecido como protetor dos pobres e, igualmente a Gandhi, por pregar a não-violência. Esta postura lhe rendeu quatro indicações para o Prêmio Nobel da Paz além de inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

*Ordem Franciscana Secular

Podas - Dom Hélder Câmara

"Quando eu era criança, encontrei, um dia, um jardineiro, com uma tesoura enorme na mão. Fiquei revoltado quando vi que ele, com a sua tesoura, começou a cortar os galhos mais tenros de todas as plantas. Reclamei, agarrei-o pelo braço. Ele sorriu e pediu-me que, depois de um mês, eu voltasse a ver o resultado do que tinha feito e, de fato, um mês depois todas as plantas estavam ainda mais belas e cheias de vida. Foi assim que aprendi o segredo das podas.

Quando li, no Evangelho, que o Criador e Pai poda justamente os galhos que dão frutos, entendi, aceitei, porque eu já sabia o efeito da poda. Por que todos nós temos a tentação de imaginar que os sofrimentos que nos chegam são castigos de Deus?! Por que não pensar que Deus permite sofrimentos físicos e morais, como o agricultor que poda suas árvores, para que deem mais fruto ainda?! Por mais que o sofrimento nos desnorteie; por mais que certos sofrimentos pareçam absurdos e revoltantes, agarremo-nos a estas duas certezas, como quem se agarra a dois cabos de aço: Deus existe e Deus é Pai."

3 comentários:

Thelma Elita disse...

Sim.. o sofrimento é, muitas vezes, inevitável. Mas, aprender ou não com eles é opcional. Quando aceitamos o nosso sofrimento como uma lição necessária para o nosso amadurecimento, temos a enorme felicidade de superá-lo com a certeza de que nos tornamos mais fortes e, então, temos a oportunidade de olhar para trás com um sentimento de liberdade.

Sofrer faz parte do processo de amar e de crescer...

Anônimo disse...

Selene

Seu blog está cada ve mais dinâmico. Obrigado pela citação.
Continue assim!
Jocelito

Anônimo disse...

Uma boa reflexão. Inicialmente, parece uma contradição, justamente podar os galhos que dão frutos, mas percebemos depois que em assim fazendo aumentamos a nossa colheita. Acho que é assim com o cristão. Devemos podar e tornar esse cristão mais recheado, em breve, da Santa Escritura.
Abraço,s
Raí