domingo, 17 de abril de 2011

Semana Santa - Domingo de Ramos

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Imagem do Google

Além de abrir a Semana Santa, a celebração do Domingo de Ramos também resume os seus acontecimentos.


Hoje, 17.04.2011, tem início a Semana Santa. Este primeiro dia recebe o nome especial de Domingo de Ramos. Nesta data, acontece a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. São comuns as missas, com bênçãos dos ramos levados pelos fiéis, e as procissões em que os fiéis carregam consigo ramos de oliveira ou palmeira – o que deu origem ao nome da celebração.


De acordo com os Evangelhos, Jesus e seus discípulos foram até a cidade de Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica. Cristo entrou na cidade, humildemente, montado em um jumento. Mesmo assim, foi aclamado por seus habitantes como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Por isso, a Páscoa Cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.


A cada ano, na Semana Santa, temos todos um momento extra e propício para refletirmos sobre Jesus Cristo e sua importância na vida de seus seguidores.


Sempre que participo dos ritos desta Semana, fico impressionada com a índole voltária daquela multidão que teve o privilégio de ser contemporânea do Filho de Deus: as mesmas pessoas que, no Domingo de Ramos, aclamaram o Messias como Rei pediram para crucificá-lo na Sexta-feira Santa – embora eu tenha aprendido no catecismo - e acredite - que tudo isso aconteceu para o cumprimento das profecias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma tradição religiosa que perdura por mais de 2000 anos. E, como bem disse você: os mesmos que O aclamaram, foram os mesmos que O crucificaram.
Abraço,s
Raí

Ale disse...

Querida amiga , te he tenido abandonada , espero que tengas una tranquila semana Santa amiga , cariños,
Ale

Ilaine disse...

Eu amava a Páscoa quando menina. É uma festa marcante. Vivíamos a sexta feira santa em sentimento profundo. E no sábado de Aleluia fazíamos uma grande fogueira. Era lindo!

Feliz Páscoa, amiga.
Com muito carinho