sábado, 7 de maio de 2011

Frustração

Este é mais um poema visual...


Os primeiros poetas brasileiros a comporem poemas visuais surgiram no início dos anos setenta. Eles faziam a combinação de imagens e jogos de palavras e seu desmembramento ou desconstrução como base para criação de um todo harmônico capaz de permitir ao leitor - tanto aquele que lê e vê quanto o que apenas vê - uma infinidade de leituras, em conformidade com o seu nível de formação, conhecimento, experiência, cultura e senso crítico.


A seguir, uma de minhas produções cujo tema é a FRUSTRAÇÃO (do latim frustatione). Ela procura expressar como se sente e age alguém diante de uma situação em que é privado da satisfação de um desejo ou de uma necessidade (FRUSTRA AÇÃO). Sob pressão (TRAÇÃO), essa pessoa reflete e vê que precisa reagir, enfim, tomar uma atitude e decidir qual a melhor (AÇÃO?). Planeja a ação (TRAÇA AÇÃO...) e, em seguida, age (AÇÃO!) na tentativa de restabelecer, pelo menos, o equilíbrio emocional.


Imagem do Google,multiplicada na montagem
por Josselene Marques

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato, deve ser muito ruim se ver frustrado em algum tipo de ação pessoal, algo que possa lhe dar prazer em estar, em participar, em dividir. Lendo a palavra frustração só agora me dei conta de que ela tem vários caminhos de interpretação. O bom é que você, mesma frustrada, conseguiu com isso, fazer uma bela demonstração de como a frustração pode (e deve) ser superada através da criatividade e da percepção poética.
Abraço,s
Raí