quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

“Pai, começa o começo!”

Imagem da web


Em tempo, pois ainda estamos no início de 2012, compartilho com você, caro (a) leitor (a), o texto de capa do jornal O Semeador, nº 108, edição de janeiro/2012 – uma bela reflexão do Pe. Walter Collini, pároco da Catedral de Santa Luzia e diretor responsável por este informativo da Paróquia de Santa Luzia, Mossoró-RN.
Leiamos!

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”

Eu NÃO vou lhe desejar um FELIZ 2012, mas que VOCÊ SEJA FELIZ em 2012!

Ao iniciar mais um caderno de 366 páginas que DEUS nos deu de presente para escrever a nossa biografia, (a gente tem que colaborar com nosso biógrafo: não podemos deixar tudo para ele inventar!), lembrei-me de uma reflexão de um senhor, baseada numa lembrança longínqua no tempo que ele foi resgatar no baú da memória...

“Quando eu era criança e pegava numa tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia: “Pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava por descascar toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele tinha feito.
O meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) e eu não sou mais criança. Mesmo assim, ainda sinto um grande desejo de tê-lo ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, as minhas “tangerinas” são outras. Preciso de “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentar, sempre tão difícil, de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, as minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que recebia do meu pai levaram-me a pedir ajuda a Deus, o meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. O meu pai terreno ensinou-me que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que o Seu Poder e Amor são a garantia das nossas vitórias”.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você enfrentamos ou teremos que encontrar pela frente ainda neste ano de 2012. Sei apenas que já pedi e vou me garantir no Poder Eterno de Deus para pedir de novo, sempre que for preciso: “PAI, começa o começo!”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza, uma ótima oração, este pedido ao pai. E ela se torna mais poderosa quando é, também, pedido ao Pai. Uma terna lembrança de como é importante um pai na vida de uma criança. É ele o herói, o super-homem, aquele que resolve todas as dificuldades, aquele que começa o começo para todas elas. Uma linda mensagem. Doeu em mim.
Abraço,s
Raí

Kátia Pinheiro Gonçalez disse...

Lindo texto!!!
Emocionante!!!
Confiemos sempre NELE!!!!

Obrigada pela mensagem... eu estava precisando me lembrar disso hoje!!!!

Kátia Pinheiro Gonçalez