sábado, 25 de agosto de 2012

Debate sobre educação inclusiva

 Da esquerda para a direita, Vanessa Carvalho, Welliana Benevides, João Neto e Gerlandia Joca

Na noite da última quarta-feira (22/08), o Departamento de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou, no auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), o VII debate do Ciclo de Debates deste órgão cujo tema foi: “Tecnologias Assistivas para Educação Inclusiva”. A discussão da temática foi realizada em mesa redonda com os seguintes participantes: Gerlandia Joca de Castro (pedagoga do DAIN), João Zacarias de Sousa Neto (técnico em deficiência visual e transcritor de Braille do DAIN), Vanessa Carvalho de Oliveira (instrutora de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) e Welliana Benevides Ramalho (mestre em Ciência da Computação e Membro do Grupo de Software da UERN).

Na abertura, contamos com a apresentação musical (voz e violão) de Francisco de Assis Morais, concluinte do curso de História, que brindou a todos com vários sucessos do cantor Raul Seixas.

O evento teve como público-alvo discentes, docentes e profissionais que trabalham e/ou têm interesse por esta temática. 


Estive presente e gostei muito do que vi e ouvi. Vale destacar a preocupação de alguns integrantes do DAIN e do CADV em garantir acessibilidade a todos os que compareceram ao debate. Para tal, foram convidadas duas intérpretes que reproduziram em LIBRAS, para as pessoas com surdez, tudo o que era falado. Para os não videntes, foi feita a audiodescrição por dois voluntários – algo raro de se ver até em eventos cujos temas giram em torno da inclusão.

Aproveito, então, para enviar meus cumprimentos ao Prof. Esp. José Evangelista de Lima (chefe do DAIN), bem como aos demais membros do Departamento de Apoio à Inclusão por esta iniciativa que muito contribuiu para refletirmos sobre a educação numa perspectiva inclusiva. 

CADV – Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró

Um comentário:

Anônimo disse...

O caminho é trilhado lentamente, mas gradativo. Aos poucos o valor é dado e os avanços são aplicados no dia a dia da pessoa com deficiência.
Abraço,s
Raí