Neste sábado (03/11), teve início, com a
aplicação das provas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de
Ciências Humanas e suas Tecnologias, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
2012. O formato do referido exame consta de 180 questões de múltipla escolha e
uma redação. Os participantes receberão cinco notas – uma para cada área de
conhecimento avaliada. São elas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas,
Linguagens, Matemática e a média da redação.
Amanhã (04/11), com duração de 05 horas
e 30 minutos, serão aplicadas as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias e as 45 de Matemática e suas tecnologias, além da redação.
Segundo previsão do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a divulgação oficial do gabarito
será por volta do dia 07 de novembro. O resultado do ENEM será divulgado no dia
28/12/2012.
Para acessar o resultado, os estudantes
participantes deverão inserir o número de inscrição e a senha ou o CPF e a
senha no endereço eletrônico: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.
Em 1998, a princípio, o Ministério da
Educação (MEC) do Brasil criou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o
objetivo de avaliar a qualidade geral do Ensino Médio em nosso país.
Atualmente, o Enem é utilizado como
exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras
através do Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Algumas pessoas também fazem o
ENEM com o objetivo de ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos –
ProUni. Desde 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino
Médio em cursos da EJA (antigo supletivo), ele substitui o Exame Nacional para
Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Últimas dicas para uma boa redação no
Enem 2012
Primeiramente, não esqueça de que irá dissertar sobre um tema
atual, de fácil acesso e do conhecimento da maioria.
Para que você tenha uma
ideia de qual poderá ser o tema da redação do ENEM 2012, veja os temas anteriores:
2011 Viver
em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O
trabalho na construção da dignidade humana
2009 O
indivíduo frente à ética nacional
2008 Como
preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar
incentivo financeiro a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a
fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O
desafio de se conviver com as diferenças
2006 O
poder de transformação da leitura
2005 O
trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como
garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A
violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O
direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as
transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 Desenvolvimento
e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 Direitos
da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999 Cidadania
e participação social
1998 Viver
e aprender
Quanto à correção da Redação, os
avaliadores atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco
competências abaixo:
1) Domínio da norma padrão da língua
portuguesa (conhecimentos das regras gramaticais);
2) Compreensão da proposta de redação
(leia-a com a devida atenção para não fugir do tema);
3) Seleção e organização das informações
(procure basear-se, entre outras coisas, em dados estatísticos e citação de
testemunho, pois as informações precisam ser concretas, isto é, devem ter
fundamento);
4) Demonstração de conhecimento da
língua necessária para argumentação do texto (encadeie suas ideias em partes
bem definidas: introdução, desenvolvimento e conclusão);
5) Elaboração de uma proposta de solução
para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as
diversidades socioculturais (disserte sobre problemas que possam ser
resolvidos. Sugiro, inclusive, que conclua sua dissertação indicando uma
possível solução para cada um dos problemas abordados).
Êxito a todos!
Um comentário:
Por isso é bom vir aqui...
Abraço,s
Raí
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