domingo, 20 de julho de 2014

COMO DEVE AGIR O VERDADEIRO AMIGO?

COMO DEVE AGIR O VERDADEIRO AMIGO?
Por Josselene Marques       

Em Romanos 12:15, lê-se: “alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”. Assim deve agir o verdadeiro amigo.

Tendo como referência “Ética a Nicômaco”, do filósofo Aristóteles, obra na qual tratou da natureza da amizade, embora existam diferentes tipos e níveis de amizade (por prazer, interesse ou conveniência, etc.), nenhum deles é tão valioso quanto o da amizade virtuosa, por afinidade, pois é gratuita, de todas as horas e vai se solidificando nas repetidas interações pautadas na boa vontade mútua.  

Portanto, o verdadeiro amigo...

* procura comunicar-se – não importa o meio –, sem razão específica, simplesmente para saber de você;

* lembra-se de compartilhar não apenas os maus, mas também os bons momentos;

* diz o que você precisa ouvir, sem se preocupar se vai lhe agradar ou não. Afinal, ele só quer o seu bem e não deve existir hipocrisia entre amigos – “a resposta sincera é sinal de uma amizade verdadeira”. (Provérbios 24:26);

* jamais se esquece de você, mesmo se, por algum motivo superior, houver afastamento;

* tem tanta consideração ao ponto de adotá-lo (a) como mais um membro da família;

* nunca abusa de sua boa vontade – evitando procurá-lo apenas na hora da necessidade, como se você fosse uma ferramenta, que é buscada somente quando se precisa consertar/resolver algo.

Considero-me privilegiada por ter alguns amigos “deste modelo” – não muitos! Contudo, para mim, não importa a quantidade, mas a qualidade do (a) amigo (a).

Um conselho: Jamais perca a conexão com quem você mantém sintonia. Amigo verdadeiro é uma raridade nestes tempos modernos repletos de competitividade. A rotina estressante e a distância não devem ser usadas como desculpas para desfazer o elo, pois há inúmeras possibilidades de comunicação no mundo atual.

Feliz Dia do Amigo!

Fonte da imagem: Frases para Face

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí! Ei, sou seu amigo, viu? Feliz Dia do amigo!

abraço,s
Raí Lopes