domingo, 26 de março de 2017

Valores humanos



OS VALORES HUMANOS
Por Josselene Marques     

Nestes últimos anos, a violência (física, institucional, intrafamiliar, moral, patrimonial, sexual) e o desprezo pela vida têm crescido assustadoramente. Nos ambientes urbanos e domésticos, cenas de selvageria e crueldade são comuns e largamente compartilhadas, não importando o veículo de mídia que as divulgue, pois é assunto recorrente em sua maioria. Se considerarmos que esta falta de humanidade compromete a civilização, a lei e a ordem, então, nós precisamos reconhecer que já está passando da hora de tentarmos mudar este estado de coisas que, lamentavelmente, em parte, tem relação com os lares e as escolas.

Nos lares já desestruturados ou em processo de perda de referenciais, em que pais são desrespeitados por seus filhos e vice-versa, observamos a ausência ou inversão de valores humanos que tem reflexo em muitas escolas, onde nos deparamos com crianças e jovens sem limites, negligenciados por pais que tentam, a todo custo, transferir suas responsabilidades para os professores. Estes, sobrecarregados e até ameaçados, muitas vezes, sequer conseguem executar a contento o que é próprio de sua função – consequentemente, a escola tende a perder a sua eficácia na formação regular e social dos discentes em questão – e o resultado final está bem diante de nossos olhos.

Mas quais valores humanos são esses que milhares de pessoas das mais recentes gerações têm se omitido de aprender, ensinar ou cultivar em sua formação? Como resposta, podemos elencar dez que consideramos essenciais: amor, fé, alegria, humildade, liberdade, respeito, honestidade, justiça, união e paz.

Contudo, a título de curiosidade, compartilharemos mais alguns:

* Amizade, autoestima, capacidade de perdoar;
* Caráter, compaixão, compreensão, compromisso, cooperação;
* Esperança, ética, fidelidade, fraternidade;
* Humanidade, lealdade, perseverança, religiosidade, responsabilidade;
* Solidariedade e tolerância.


Infelizmente, vivemos em um mundo que supervaloriza o status, sem se preocupar com os meios utilizados para alcançá-lo. Por isso, geralmente, os honestos são rejeitados e os ímprobos aclamados. Não é à toa que uma considerável parcela da sociedade elege pessoas corruptas, venera os que a desconsideram e desvaloriza quem procura educá-la. Entre as muitas providências urgentes a serem tomadas pelos diversos segmentos, destacamos uma essencial: a tentativa de restabelecer o diálogo e o respeito entre os seres humanos; caso contrário, o que podemos esperar de bom no futuro?

Nenhum comentário: