quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ler Sêneca - uma arma antiestresse

Imagem: WEB

Contemporâneo de Cristo e oriundo de família abastada e ilustre Lucius Annaeus Seneca (4 a.C. — 65 d.C.) foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. Ainda criança, foi enviado a Roma para estudar oratória e filosofia. Acusado de conspirador, Nero o obrigou a cometer o suicídio. Na presença de seus amigos, cortou os pulsos com bravura invejável e com o ânimo sereno que defendia em sua filosofia na qual o destino encontra-se predestinado e o homem tem apenas duas opções: aceitá-lo ou rejeitá-lo.
É incrível como as suas ideias são atualizadas, apesar de escritas há centenas e centenas de anos. Sua filosofia é bastante abrangente: ele filosofou sobre o ócio, a ira, a brevidade da vida, a providência, a sabedoria e, inclusive, as relações de reciprocidade.

As dez citações, que relacionei abaixo, são só uma amostra do seu modo de pensar. Para não me estender, comentarei apenas a primeira na qual ele trata da vida estressante que alguns de nós costumamos levar por acumularmos atividades desnecessárias e pretendermos realizá-las em um tempo recorde. Segundo ele, se fizéssemos uma análise e um planejamento prévios do que é, realmente, importante e necessário em nossas vidas, seríamos menos inquietos, mais produtivos e felizes.
Sêneca via no cumprimento do dever um serviço à humanidade e procurava aplicar sua filosofia à prática. Seguindo as leis da natureza, só assumia o que tinha condições de dar conta, sem ultrapassar seus limites. Viver com tranquilidade era a sua principal meta.

Que tal, caro(a) leitor(a), tentarmos seguir sua filosofia de vida e cortarmos pela metade - só para começar - os afazeres que, inadvertidamente, avocamos? Eu, particularmente, venho tentando. Garanto-lhes que não é fácil, mas também impossível não é. Então, sejamos persistentes e tentemos.

Para aprofundamento e deleite, recomendo a leitura do livro A Vida Feliz e dos tratados A Tranquilidade da Alma/ a Vida Retirada (ou Sobre o Ócio) – todos da editora Escala.

Vejamos , agora, as citações selecionadas:

“A agitação contínua numa vida tumultuosa não é atividade saudável, mas inquietação.”
“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.”
“O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário.”
“Procura a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti.”
“O importante é viver bem, não viver por muito tempo; e muitas vezes vive bem quem não vive muito.”
“Uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde.”
“A primeira vítima da falta de temperança é a própria liberdade.”
“Quem vive na tranquilidade, que seja mais ativo; quem vive na atividade deve encontrar tempo para descansar. Segue a natureza: ela te lembrará que fez o dia e a noite.”
“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.”
“Não é da morte que temos medo, mas de pensar nela.”
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário: