domingo, 30 de agosto de 2009

LIBERDADE PARA A PAZ

Imagem: do Clip-Art
Montagem: Fotomolduras.com



LIBERDADE PARA A PAZ
Por Josselene Marques

Muita gente afirma desejar a paz. No entanto, não rejeita a violência, omite-se diante de cenas de intransigência, não consegue conviver, em harmonia, com os próprios familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho e, quase sempre, discute ou se aborrece por coisas insignificantes.

Muita gente pergunta: o que é necessário para se ter paz? Indubitavelmente, é essencial estar de bem com a consciência, ter serenidade para enfrentar e resolver os problemas, contribuir, socialmente, para garantir uma vida digna para todos (habitação, alimento, vestuário, saúde, educação, segurança e lazer), em um ambiente saudável, livre de qualquer tipo de poluição e, por fim, tratar o semelhante com respeito, compreensão e tolerância.

Muita gente questiona: onde estará a paz? Humildemente, ouso responder: a paz está dentro de cada um de nós. Milhões de pessoas ainda a conservam em estado latente, outras a sufocam com egoísmo, desamor e falta de solidariedade. Contudo, ela não desiste ou se deixa vencer: está sempre à espera de uma mudança de atitude. 

Será preciso transformá-la em lei para que seja respeitada? Por favor, reflita... Liberte-a!


Copyright © 2009 Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados

5 comentários:

Bibi disse...

Querida! Suas visitas e seus comentários são de uma grande importância para mim! Obrigada pelo seu carinho, por cuidar de mim lá no meu cantinho! Um beijo!

Baladas mp3 disse...

Querida Jossi, excelente reflexiòn, como siempre.Valorizo tu aporte para que la paz deje de ser un simple deseo y se convierta en una realidad.Gracias amiga.

Anônimo disse...

Verdade, Josselene, a paz está em cada um de nós e ela se manifesta quando deixamos de querer mal a um amigo ou não nutrimos desejo de vingança por outro, assim como, quando deixamos de lado a inveja e o ódio que sentimos por quem nós achamos que nos atrapalha em nossas relações. Você foi muito feliz quando disse, em suas reflexões, que devemos nos libertar. É isso mesmo: devemos nos libertar de pensamentos mesquinhos, de sede de domínio, de desejo de posse e sermos capazes de aceitarmos as nossas próprias limitações de felicidade. Pois sendo assim, sem prejudicarmos, nem fazermos nada de mau, com certeza, todas as coisas boas, inclusive, o amor, virá a nós sem precisarmos usar a nossa inteligência para o mal. Parabéns pelo artigo. Como sempre, muito bem escrito e com um aditivo a mais: podemos interagir e dar nossas interpretações.
Um abraço,
Raí

Ilaine disse...

Querida Josselene!

Obrigada pelas lindas palavras lá no ensaios. Que maravilhoso receber sua visita. Eu agora vou anexar o "Expressão" em minha lista. Assim, o caminho até você é bem mais curto.

Tua reflexão me fez muito bem.
Tomara que possamos ter muita paz dentro de nós, pois a violência no no mundo e em nosso país amedronta, não é?
Beijo

Josselene Marques disse...

Bibi:

Fico feliz que aprecie meus aportes. Idem em relação a você.
Volte sempre.
Abraço e ótimo feriado.

Beto:

Así sea.
Siempre es un placer recibir tu visita.
Abrazo fraterno.

Raí:

Obrigada, professor. Como sempre interagindo de modo a enriquecer as minhas postagens.
Volte sempre e obrigada pelos elogios e pelo estímulo.

Cordial abraço.


Ilaine:

Fico feliz e agradecida pela sua gentileza e pela demonstração de amizade. Farei o mesmo em retribuição.
Volte sempre que puder e desejar.

Abraço bem brasileiro.