quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Guiné-Conacri - Massacre de manifestantes

Conflito entre soldados e
manifestantes em Guiné-Conacri
Foto: BBC Brasil

A mais recente notícia, amplamente divulgada na imprensa mundial, é de um massacre. Mais de uma centena de mortes. Mais de mil feridos. Tiros contra a multidão, violações, ocultação de cadáveres. Este foi o resultado, em apenas um dia, do massacre/repressão de milhares de manifestantes, encurralados no Estádio 28 de Setembro, em Conacri, capital da Guiné-Conacri, nesta segunda-feira. Vale salientar que os cidadãos atingidos estavam desarmados.

A população protestava contra uma nova candidatura de Moussa Dadis Camara – atual presidente - às eleições presidenciais previstas para janeiro, o que quebraria um compromisso anterior, do governante, de não se candidatar novamente. O militar Camara tomou o poder depois da morte do Presidente Lansana Conté, em dezembro de 2008.

Pormenores terríveis estão sendo revelados pelos mais conceituados órgãos de comunicação: assassinatos em massa, perseguições a adolescentes, mulheres submetidas a torturas e violações, antes de serem mortas. Em alguns casos, militares chegaram ao ponto de introduzir armas em seus corpos para, em seguida, atirarem. Terrível! Simplesmente inaceitável, em pleno século XXI, uma barbárie desta dimensão. Quando pensamos que já vimos a maldade humana em seu limite, assistimos, estarrecidos, a cenas de selvageria e covardia inconcebíveis num mundo dito globalizado e altamente “evoluído”. E o pior: isto é apenas o início das manifestações previstas para os próximos meses, pois a população, insatisfeita com o atual governo, não pretende mantê-lo por mais tempo.

Saiba mais:

Guiné-Conacri é considerado o novo oásis da África Ocidental. Tem uma extensão de 245.587 km² e limita-se ao norte com Senegal e Mali, ao leste com Costa do Marfim, ao sul com Serra Leoa e Libéria, e ao oeste com o oceano Atlântico. Possui uma população de cerca de 9,6 milhões.

Contraste

Enquanto o povo africano da Guiné-Conacri padece, em Mossoró, comemoramos os 126 anos da libertação de seus antepassados escravos trazidos para esta cidade. A abolição da escravatura, em território mossoroense, foi declarada de forma pioneira em 30 se setembro de 1883. Mossoró foi a primeira cidade potiguar a libertar os negros cativos - Eu não poderia ter nascido em outro lugar!

Hoje é um dia de festa com direito a desfile militar e cultural.

Para saber mais sobre a Abolição dos Escravos em Mossoró, acesse:

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/634987

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

4 comentários:

Ilaine disse...

Josselene!

Mitas vezes me pergunto por que há tanta dor neste mundo...

Abraço

Anônimo disse...

Estou acompanhando através da tv. Que coisa, não?
Abraço,s
Raí

Baladasmp3 disse...

Bendito sea tu ciudad Jossi..porque aquellos seres humanos volvieron a sentirse SERES HUMANOS.Hoy...cientos de años..las aberraciones continùan en otras partes del planeta..Dios salve a Àfrica.Abrazo grande

Josselene Marques disse...

Ilaine:
E eu também...
Obrigada, amiga, pela visita e pelo carinho.
Abraço.

Raí:

Terrível, meu amigo! Inconcebível!
Obrigada por estar sempre presente neste espaço.
Abraço.

Beto:


"...las aberraciones continùan en otras partes del planeta."
Es verdad. Gracias por decir cosas que yo quisiera decir al mundo.
Mucha paz para vos.
Abrazo.