sexta-feira, 16 de outubro de 2009

As vantagens de ser professor

Comemoração do Dia do Professor na escola regular.

Foto: Max Maia


Ontem, Dia do Professor, quis sair do comum e deixar um pouco de lado o que, de alguma forma, me aborrece, entristece ou desestimula nesta profissão.



Como tudo na vida, ser professor tem suas vantagens e desvantagens. Já que todos sabem as desvantagens - de cor e salteado -, vou escrever sobre as vantagens de realizar o belo trabalho de contribuir para a formação dos homens do futuro.


Para começo de reflexão, se você quer ver alguma vantagem em ser professor, precisa fazer ou ter feito esta escolha por vocação, jamais por status ou por dinheiro. Se este é o seu caso, provavelmente, concordará comigo em vários pontos:



* ao ensinar nós também aprendemos e nos atualizamos todos os dias;
* convivemos com alunos de diferentes faixas etárias e adquirimos mais experiência em tempo recorde;
* somos pontes e fontes, ao mediar o conhecimento, além de ajudarmos a construir um mundo mais justo e solidário de pessoas conscientes, críticas e que reivindicam seus direitos;
* ao ministrarmos aulas, podemos conquistar o respeito, a amizade e a admiração dos nossos alunos para o resto da vida;

*temos amigos nos mais diferentes setores da sociedade. É bastante comum encontrarmos alunos e ex-alunos que, na maioria das vezes, nos recebem com um sorriso de satisfação e relembram, com saudade, o tempo passado nos bancos escolares - isto é gratificante;

* vez por outra, somos surpreendidos com gestos de carinho e gratidão que fazem nossa autoestima ir às alturas;

* e depois da missão cumprida, de ambas as partes, sentimos prazer e alegria ao vê-los brilhando. Sabermos que temos uma parcela de contribuição no seu êxito é impagável. Este resultado concreto do nosso trabalho é uma prova da relevância desta profissão.

Para ilustrar, vou lhe contar alguns exemplos de situações que só o privilégio de ser professora me fez viver...

Há poucos anos, fui a uma missa, na catedral da cidade onde nasci. Segundo ouvi, em uma rádio local, lá iria acontecer uma cerimônia de diaconato (na hierarquia da Igreja Romana, é a primeira ordem clerical – a que antecede ao presbitério) de dois ex-alunos meus. Missa solene. Igreja lotada. Na hora da comunhão, foram formadas várias filas para distribuição das hóstias consagradas. Tomando como base a minha localização, optei pela fila mais próxima, justamente, uma na qual quem distribuía a Eucaristia era um dos novos diáconos. Ele fora meu aluno nos dois últimos anos do ensino médio. Oriundo de uma pequena cidade, estudando, simultaneamente, no seminário e numa escola particular de ensino regular, ele se afeiçoara a mim porque sempre procurei ajudá-lo a superar algumas deficiências do estudo básico, realizado em sua cidade natal. Costumava lhe emprestar gramáticas, paradidáticos e lhe tirar dúvidas, sempre que solicitada. Em síntese, nos tornamos amigos. Era admirável o seu interesse pelos estudos e isso nos aproximava. Ele tinha sede de aprender e eu de ensinar. Após a conclusão do curso, o jovem aluno foi para um estado vizinho dar continuidade aos estudos, pois realmente tinha vocação para padre e, então, perdemos o contato. Nosso reencontro foi, exatamente, na hora da Comunhão. Quando chegou a minha vez de receber o Corpo de Cristo e, ele me viu, ficou tão surpreso e feliz que ao invés de dizer “o Corpo de Cristo”, ele disse: “professora!!!” Imagine a cena: todas as pessoas próximas ficaram olhando, tentando entender o comportamento do meu querido ex-aluno.




Eu e três ex-alunos nota 10

(Paula Virgínia, Paulo Renato e Vanessa)

na Exposição Cultural, Científica e Tecnológica do IFRN

Elas estão caracterizadas de Chiquititas

e ele, de dançarino de tango.

Foto: arquivo pessoal




Recentemente, fui a uma exposição no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) a convite de uma ex-aluna. Ela foi ao meu local de trabalho, exclusivamente, para me fazer o convite. Atendi. Não poderia recusar. Lá chegando, mais uma bela surpresa: dezenas de ex-alunos me cumprimentado, abraçando, elogiando, relembrando e reconhecendo a importância da passagem desta professora em suas vidas. Foi maravilhoso. Senti-me realizada e em casa.

Eu e Emanuella, aluna do AEE
Foto: arquivo pessoal



No atendimento educacional especializado, aos alunos com deficiência, aprendo lições diárias com aquelas crianças. Elas me surpreendem todos os dias e, geralmente, nos despedimos a contragosto, após cada aula.


Ontem, recebi várias mensagens dos alunos da escola regular e duas delas reforçam o que tentei mostrar até momento: as vantagens de ser professor. Na primeira, o aluno Pedro Henrique escreveu o seguinte: O professor, para mim, é como uma luz que ilumina o melhor caminho para a gente seguir”. Na segunda, da aluna Luana Karoline, estava escrito: Josselene, você é a chave que abre a porta do meu futuro.”

Então, eu lhe pergunto: vale ou não vale a pena ser professor?









Copyright © 2009 –  Josselene Marques

© Todos os Direitos Reservados

7 comentários:

A R Gurgel disse...

Sim Josselene, vale a pena ser professora. Por vocação, por desejo de fazer o melhor, por acreditar que é possível construir um mundo melhor, através do conhecimento, por careditar no ser humano. Parabéns pelo trabalho que você realiza. Eu acredito que a maior vantagem de ser professora é fazer parte, de forma positiva e significativa, da vida de várias pessoas. Parabéns pelo seu dia. Afetuoso abraço.

Anônimo disse...

Taí o motivo de tanta dedicação: a retribuição em forma de bons exemplos sociais. Vale a pena ser educador, com certeza. Continue, Josselene. Você mais do que ninguém é prova de que vale a pena. E pelo seu dia, meus parabéns!
Abraço,s
Raí

Ilaine disse...

Oi, linda guria!

Você é professora de corpo e alma. Esta cena do padre... e a expressão: Professora! É demais, muito lindo.
Penso que é uma das profissões mais encantadoras. É verdade que também é difícil. Sei do que falo. Saudades!

Parabéns, amiga!
Queria ainda lhe dizer: Obrigada pelo carinho em meu blog. Seus comentários são sempre ricos e belos.

Baladas mp3 disse...

Concuerdo plenamente con vos Jossi.Llega la noche y al poner tu cabeza sobre la almohada la conciencia està tranquila, el alma limpia del deber cumplido,educar es una labor importantìsima dentro de las sociedades,una de las màs necesarias.Dios bendiga a los docentes que iluminan la oscuridad de la ignorancia, nos educaron a nosotros,a nuestros hijos y a los futuros ciudadanos.
La escuela...para muchos el segundo hogar, para otros el ùnico hogar.
El saludo y el respeto para todos los docentes del mundo, y para vos en especial amiga, bendiciones y felicitaciones.

Sulla Mino disse...

Meus "Parabéns" bemmmmmmm atrasado. Desculpe-me por não vir com tanta frequência por aqui...Ando bem atolada. fazer uma andança por aqui é um prazer enorme, conforma a alma. Bjks, Sulla Mino

Josselene Marques disse...

Ângela:
Obrigada por tudo, amiga.
Você é sempre bem-vinda!

Raí:
Obrigada por suas generosas palavras. Você também é um exemplo de professor ideal.
Cordial abraço e parabéns pelo seu dia.

Ilaine:

Obrigada pelo seu carinho, por sua amizade.
Quanto aos meus comentários, você merece cada um deles.
Abraço e volte sempre.

Beto:

Concuerdo plenamente con vos amigo: "La escuela...para muchos el segundo hogar, para otros el ùnico hogar".
Muchas gracias por sus palabras.
Placer de recibirte Beto.

Sulla:

Compreendo. Não tem problema.
Você será sempre bem-vinda.
Abraço.

Paula Virgínia disse...

Olá, querida professora!

Eu, definitivamente, enchi os olhos d'agua ao ler o texto. Passou um filme por minha memória com as aulas, os incentivos que você sempre me dava, cultivando um terreno que você sempre acreditou que daria belos frutos. Eu fico bastante lisonjeada em ter sido sua aluna no ensino fundamental e continuar a ser sua aluna na disciplina Vida, pois a cada vez que te encontro, que converso com você e, agora, através dos seus blogs, você me ensina valiosas lições.
Você merece cada manifestação de reconhecimento e efeto pois elas são apenas um pequena expressão do bem imenso que você causa na vida daqueles que tem o prazer de cruzar o seu caminho.

Parabéns pelo blog e pela seleção como um dos melhores do Brasil, completamente merecido!

I'll keep on visiting your blogs, I really enjoy reading what you write! It's definitely awesome!
I'm your fan, you know that... I've always been!

Love,

Paula Virgínia.