sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ler para Saber Mais

Atendendo a uma solicitação do professor Marcos Antonio, editor do Caderno Escola, do Jornal Gazeta do Oeste, reproduzo, aqui, o texto que me foi enviado para divulgação do Projeto Ler para Saber Mais. Êxito, amigo!
Fotos: Web
Montagem: Josselene Marques


A partir de hoje, o programa Ler para Saber Mais abre o período de inscrição para o programa. Podem participar escolas que tenham do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e que tenham interesse de formar leitores.
Para participar, basta preencher a ficha de inscrição que está disponível no caderno Escola ou no site www.gazetadooeste.com.br/escola.php e enviá-la para o jornal Gazeta do Oeste. É preciso também que a escola faça uma assinatura anual do jornal, que pode ser feita apenas quando iniciarem as atividades.
Em 2011, o Ler para Saber Mais trabalhará com as instituições de ensino que tenham sede no município de Mossoró. Escolas que sejam de outra cidade e que queiram participar, a prefeitura da cidade deve entrar em contato com a coordenação do programa e fazer a adesão.
LEITURA - O programa Ler para Saber Mais é um programa de incentivo à leitura por meio do jornal em sala de aula.
Está no seu 5º ano e já atendeu mais de 40 mil alunos e 117 escolas públicas e privadas.
É uma iniciativa do jornal GAZETA DO OESTE, que busca formar leitores críticos e que se tornem cidadãos conscientes.

Regulamento de participação no programa Ler para Saber Mais 2011

Compete ao programa Ler para Saber Mais:
A escola selecionada para participar do Ler para Saber Mais 2011 receberá 2 jornais por sala de aula funcionando em um período escolar, terá orientação pedagógica para utilização do jornal e os professores poderão participar de atividades do programa de leitura.
Compete à escola:
- Escolher um coordenador para acompanhar o trabalho na escola;
- Receber os exemplares de jornal e distribuí-los aos alunos sob a orientação do professor;
- Participar das atividades programadas de orientação, capacitação e avaliação;
- Elaborar um projeto de trabalho com o jornal e entregá-lo no prazo solicitado;
- Desenvolver atividades obrigatórias com o jornal Gazeta do Oeste;
- Repassar todos os informes e datas de atividades para os professores da escola;
- Participação na Feira do Livro de Mossoró, no estande do jornal Gazeta do Oeste.

OBS.: O não-cumprimento desses itens poderá desvincular a escola do programa.

Atividades obrigatórias:
- Utilização diária dos exemplares do jornal Gazeta do Oeste nas aulas, com objetivo pedagógico;
- Comparecimento às atividades programadas pelo Ler para Saber Mais durante o ano letivo
- Entrega do questionário de avaliação anual respondido dentro do prazo determinado;
- Registro das atividades realizadas utilizando o jornal em sala de aula, por meio de relatórios, avaliações e fotografias, que devem ser encaminhados à coordenação do Ler par Saber Mais por e-mail.

2 comentários:

Anônimo disse...

Josselene, estive conversando com o educador/jornalista Marco Antonio, e lhe dei, inclusive, os parabéns pela contribuição - através do jornal - à educação do RN. Precisamos de iniciativas assim, sempre. A Gazeta do Oeste está fazendo, brilhantemente, a sua parte. Esperamos que outros órgãos da imprensa também resolvam investir na educação. E a você, meus parabéns por ajudar na divulgação desse projeto.
Abraço,s
Raí

Ler Para Saber Mais disse...

Obrigado pela postagem, Josselene. Envio mais outra postagem pra vc (risos):

A logomarca da assessoria pode ser copiada do blog Ler para Saber Mais, pois não sei como enviar a logo:

Mossoró e região recebem uma nova assessoria pedagógica. A Planejar vem com o objetivo de fortalecer as práticas escolares, orientando profissionais da educação para um trabalho consistente e baseado na formação do indivíduo. Para mais informações, contate os assessores.

Alguns dos workshops trabalhados pela assessoria (outros temas podem ser solicitados):


· Inserindo o aluno da EJA no mundo da leitura, da escrita e da imagem

· Alfabetizar letrando

· Lendo as entrelinhas do jornal

· Jornal na escola: do livro ao jornal

· A importância do brincar para o desenvolvimento da inteligência

· Planejamento: essencial para o desenvolvimento de uma boa aula

· Sala de aula da EJA: espaço de vivência e aprendizagem

· Baú de ideias

· O encantamento da leitura na EJA

· Conhecimento, aprendizagem e currículo

· Gêneros textuais na sala de aula

· Mediação da leitura nas séries iniciais:

- Reinventando histórias, brincando com as palavras

- Quadrinhos na sala de aula

- O maravilhoso mundo da leitura

- Poesia: magia e encantamento

- A importância de contar histórias para crianças

· Portfólio: eficaz ferramenta pedagógica

· Acordo Ortográfico

· Trabalhando com o emocional na sala de aula

· Mídia na sala de aula