quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ser admirável

Senhora enxugando as lágrimas
Foto: Getty Images

Hoje, o meu final de tarde foi em um velório. Lamentavelmente, a irmã de uma pessoa querida, do nosso círculo familiar, esgotou o seu tempo entre nós. Entretanto, foi exatamente nessa hora triste que tive o prazer de conhecer um ser admirável. De minha parte, a empatia foi instantânea e a simpatia recíproca.

Refiro-me à mãe da falecida – uma simpática senhora de 85 anos – que, do alto de sua experiência e sabedoria e com um surpreendente autocontrole, recebia a todos os visitantes com esmerada educação, dominando, bravamente, o pesar imposto pela perda. Confesso que fiquei deveras impressionada com a sua postura diante da fatalidade.

Logo que concluí uma oração particular pela alma de sua filha, a amável senhora pediu que me sentasse ao seu lado. Conversamos pouco. Procurei falar o mínimo, pois nessas horas as palavras soam sem sentido e não há nada que se diga que tenha o poder de confortar a contento. Na verdade, o que se quer é o ente - que está sendo arrancado de nosso convívio - de volta e esse desejo nenhum ser humano é capaz de realizar.

Em determinado momento, como se pensasse em voz alta, ela disse: “Hoje, nós estamos vivendo essa ilusão... E amanhã?”

Enquanto ela pronunciava a frase, tinha o olhar fixo na filha morta. Era visível a dor em seus olhos. Sua consciência não lhe permitia fugir da cruel realidade: no dia seguinte, aquela presença – ainda que sem vida – não seria mais possível.

Quando nos despedimos, ela me fez um convite para retornar à sua casa. Confesso que me senti privilegiada por, mesmo em um dia lutuoso, ver germinar, espontaneamente, a semente da amizade.

De volta para casa, vinha refletindo: qual a melhor forma de encarar a morte de um familiar ou de um amigo?

Se partirmos do princípio que, embora sem data predeterminada, ela é algo natural e certo para cada um de nós, ficará mais fácil a sua aceitação. Podemos, ainda, tentar amenizar o nosso próprio sofrimento ao lembrarmos que o da pessoa – que se foi – também teve um fim, junto com ela. Por conseguinte, não nos resta alternativa mais edificante que prosseguir e manter viva a saudosa lembrança de quem partiu de forma definitiva.

4 comentários:

Raimundo Caldas disse...

Menina,

Sua sensibilidade me emociona. Você é também um ser admirável. Impossível não amar alguém assim...
Beijos.

Ler Para Saber Mais disse...

Josselene, parabéns pelo blog e pelas palavras que voam levando conforto a todos.
Gostaria que fizesse uma divulgação para mim, é sobre o Ler para Saber Mais:

Ler para Saber Mais

A partir de hoje, o programa Ler para Saber Mais abre o período de inscrição para o programa. Podem participar escolas que tenham do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e que tenham interesse de formar leitores.


Para participar, basta preencher a ficha de inscrição que está disponível no caderno Escola ou no site www.gazetadooeste.com.br/escola.php e enviá-la para o jornal Gazeta do Oeste. É preciso também que a escola faça uma assinatura anual do jornal, que pode ser feita apenas quando iniciarem as atividades.


Em 2011, o Ler para Saber Mais trabalhará com as instituições de ensino que tenham sede no município de Mossoró. Escolas que sejam de outra cidade e que queiram participar, a prefeitura da cidade deve entrar em contato com a coordenação do programa e fazer a adesão.


LEITURA - O programa Ler para Saber Mais é um programa de incentivo à leitura por meio do jornal em sala de aula.


Está no seu 5º ano e já atendeu mais de 40 mil alunos e 117 escolas públicas e privadas.


É uma iniciativa do jornal GAZETA DO OESTE, que busca formar leitores críticos e que se tornem cidadãos conscientes.



Regulamento de participação no programa Ler para Saber Mais 2011


Compete ao programa Ler para Saber Mais:


A escola selecionada para participar do Ler para Saber Mais 2011 receberá 2 jornais por sala de aula funcionando em um período escolar, terá orientação pedagógica para utilização do jornal e os professores poderão participar de atividades do programa de leitura.


Compete à escola:


Escolher um coordenador para acompanhar o trabalho na escola;


- Receber os exemplares de jornal e distribuí-los aos alunos sob a orientação do professor;


- Participar das atividades programadas de orientação, capacitação e avaliação;


- Elaborar um projeto de trabalho com o jornal e entregá-lo no prazo solicitado;


- Desenvolver atividades obrigatórias com o jornal Gazeta do Oeste;


- Repassar todos os informes e datas de atividades para os professores da escola;


- Participação na Feira do Livro de Mossoró, no estande do jornal Gazeta do Oeste.


OBS.: O não-cumprimento desses itens poderá desvincular a escola do programa


Atividades obrigatórias:


- Utilização diária dos exemplares do jornal Gazeta do Oeste nas aulas, com objetivo pedagógico;


- Comparecimento às atividades programadas pelo Ler para Saber Mais durante o ano letivo


- Entrega do questionário de avaliação anual respondido dentro do prazo determinado;


- Registro das atividades realizadas utilizando o jornal em sala de aula, por meio de relatórios, avaliações e fotografias, que devem ser encaminhados à coordenação do Ler par Saber Mais por e-mail.

Anônimo disse...

Mais uma vez fico feliz em ver os seus escritos, sensibilidade para expressar em algumas palavras uma cena tão abundantemente repleta de sentimentos e sensações, impressões da vida, da morte, do mundo e do ser.

Parabéns!!

Jordson

Bernadete Oliveira disse...

"...sentimentos e sensações,impressões da vida,da morte,do mundo e do ser." As palavras de Jordson expressam exatamente o que senti e sinto diante da perda da minha querida tia mãe.Agarrei-me às palavras do Padre André, na missa de corpo presente,quando ele disse: "...de todos nós aqui presente, a única que realmente VIVE é nossa irmã ALZIRA porque ela tem a vida ETERNA."Então compreendi que a saudade que me aperta a cada dia é a prova de que Titia continuará presente em toda minha vida até o dia quando nos encontrarmos na eternidade.Esta certeza me ajuda a seguir em frente!

ET:A última vez que vi Jordson ele estava radiante com seu material escolar para seu 1º dia de aula no Jardim de Infância. Faz tempo! Rsrs. Obrigada Josse pelo privilégio de conhecer pessoas como vc e sua família.A distância nos separa,mas os laços permanecem.

Um grande abraço.
Bernadete Oliveira
Natal/RN,19/07/2011