sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio de Janeiro

Resgate em Niterói - RJ
Imagem: Web

A tragédia na região serrana do estado do Rio de Janeiro tem despertado a comoção e a solidariedade de muita gente. As chuvas torrenciais provocaram inundações, deslizamentos de terra, mortes, destruição e desespero. Vale salientar que há também vítimas das fortes chuvas nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Apesar dos pesares, é exatamente nessas horas de adversidade que fazemos uma constatação: nem tudo está perdido, pois ainda existem valores, sentimentos e procederes que a modernidade, a luta dos seres humanos pela sobrevivência e a violência não conseguiram fazer desaparecer.

Nestes últimos dias, as redes de TV têm exibido cenas emocionantes nas quais podemos ver demonstrações de fé e determinação, coragem e altruísmo, ao ponto de pessoas arriscarem ou darem a vida por outras. Penso que este é o lado positivo desse infortúnio que vitimou centenas de moradores fluminenses.

Caro (a) leitor (a), usando de empatia, você consegue imaginar a desventura de retornar do trabalho e não mais encontrar sua casa, seus familiares e tudo quanto conseguiu construir ao longo de sua existência?
Não saber, ao certo, para onde ir ou quando terá, novamente, um abrigo decente é a atual situação de cada sobrevivente desse revés. Terrível, não?

Com espírito solidário, precisamos ajudá-los de uma forma mais concreta. Logo abaixo, disponibilizarei dois links nos quais você encontrará as instruções de como colaborar e, desta maneira, fazer a sua parte.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/saiba-como-ajudar-vitimas-da-enchente-no-estado-do-rio-de-janeiro.html

Obs.: Veja mais endereços (que me foram, gentilmente, enviados pela amiga Thelma) nos comentários deste post.

3 comentários:

Baladas mp3 disse...


Amiga, realmente consternado por las imágenes que vemos por televisión.Quiera Dios que cesen esas desgracias y que esas gentes que han quedado sin nada puedan recibir la ayuda que el Estado les debe dar.Desde Argentina ya se está coordinando ayuda para los hermanos de Brasil si es que la situación se pone crítica.Es la Naturaleza amiga, que lamentablemente se sale de su cauce por culpa de los humanos y el maltrato que le venimos dando desde hace tanto tiempo. Pongo mi ferviente deseo de que ésta tragedia no siga cobrando más vidas.
Dios les bendiga y desde ya nuestra solidaridad y apoyo.
Beto

Anônimo disse...

São tragédias anunciadas todos os anos, Josselene. Infelizmente, depois que passar a comoção, depois que as autoridades embolsarem a maior parte dos recursos e usá-los em outros setores, e a mídia deixar de noticiar, chega o ano de 2012 e, com ele, mais chuvas e chuvas. Alguém sabe me dizer se os desabrigados de Alagoas já estão morando em novas casas? Ou será que ainda estão morando em barracas de campanha ou em ginásios das prefeituras?
Um abraço,
Raí

Thelma Elita disse...

Selene, vou deixar aqui dados que meu compadre mandou via e-mail:

As dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Cáritas Metropolitana estão se mobilizando para atender material e espiritualmente as vítimas das chuvas que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro, desde a madrugada de terça-feira, 11. Foi o que salientou o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, nesta quinta-feira, 13.

Ajuda financeira

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, através da Cáritas Arquidiocesana, já enviou R$ 20 mil para a Diocese de Nova Friburgo e R$ 20 mil para a Diocese de Petrópolis e uma tonelada de roupas para Teresópolis.

As pessoas que desejarem ajudar com doações em dinheiro poderão depositar na conta aberta pela Cáritas Arquidiocesana: Banco Bradesco, agência 0814-1 conta 48500-4.

A Diocese de Petrópolis lançou, nesta quinta-feira, 13, a campanha “SOS Serra” e abriu a conta 11.4134-1, Agência 4014, no Banco Bradesco, para receber doações. A CNBB e a Cáritas Brasileira também deverão lançar uma campanha nacional para ajudar as vítimas.

A Prefeitura de Teresópolis também abriu uma conta bancária para receber doações. A “SOS Teresópolis – Donativos” está disponível na agência 0741 do Banco do Brasil e o número da conta é 110000-9.