sábado, 24 de dezembro de 2011

Missa do galo? Por quê?

Imagem disponível em:http://www.biblincando.com.br/historias.html
Por favor, clique na imagem pata ampliá-la.


Missa do galo? Por quê?

Esta pergunta me foi feita várias vezes. Por que “missa do galo” no Natal? Explico. Antigamente, muito antigamente, não existia relógio. E como é que de noite as pessoas calculavam a passagem do tempo? Pelo cantar do galo. Assim, guiadas pelo primeiro canto do galo (lá pelo meio da noite), na noite de Natal, as comunidades cristãs se reuniam nas igrejas para celebrar a Eucaristia. Por isso, apelidaram essa celebração de “missa do galo”; por causa do canto do galo no meio da noite. Portanto, “missa do galo” era a Celebração eucarística no meio da noite de Natal, quando o galo costumava cantar pela primeira vez. Hoje, com relógio, chamamo-la de “Missa da noite de Natal”.

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM
Petrópolis/RJ

2 comentários:

Anônimo disse...

É, se fosse hoje - nas cidades grandes - já não haveria Missa do Galo, pois o "penoso" é difícil de se encontrar nos terreiros das casas atualmente. Seu blog é conhecimento.
Abraço,s
Raí

Versos da alma disse...

Imagine que meu filho estava me fazendo essa pergunta e eu fiquei sem saber a resposta, só falei que se chamava assim por ser tarde da noite, quando os galos já estão cantando.Agora vou poder explicar direitinho para ele,rsrsr.Bom demais. Um feliz 2012 repleto de reaizações. Bjos Márcia Kaline