sexta-feira, 9 de março de 2012

Alguns dos Livros Que Mudaram O Mundo

Google Images

A partir do aparecimento dos seres humanos, estes registraram seus pensamentos em paredes, pedras, papiros e, depois, em livros. De vez em quando, certos livros abalam as leis sociais dominantes, transformando o modo de pensar e de agir de muitos. Atualmente, é possível ter acesso a livros de forma gratuita, porque muitos estão disponíveis na internet. A lista a seguir não inclui todos os livros que abalaram o mundo; ela é apenas a enumeração de alguns títulos mais famosos:

1 – A BÍBLIA

É um livro singular, inspirado por Deus. Diversos escribas, sacerdotes, reis, profetas e poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) o escreveram, num período aproximado de 1.500 anos. Foram mais de 40 pessoas e, notadamente, vê-se a mão de Deus na sua unidade. Estes textos foram copiados e recopiados, de geração para geração, em diversos idiomas, tais como: hebraico, aramaico e grego, até chegar a nós através das línguas atuais.

2 – A REPÚBLICA, DE PLATÃO (Platão compôs entre 380 e 370 a. C.)

Os gregos têm um lugar privilegiado na História. Por uma tendência natural do seu espírito, exploravam a filosofia, estudavam a natureza e preocupavam-se com os problemas sociais. Tudo com uma magistral simplicidade: Platão sublinhou conceitos morais e sociais apenas com diálogos entre seus contemporâneos. E as ideias dele ainda estão presentes entre nós, nos dias de hoje.

3 – PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS DA FILOSOFIA NATURAL, DE ISAAC NEWTON (a 5 de julho de 1687 era publicada, em Londres, a primeira edição integral)

Através deste livro, bastante complexo para quem não tem bases nesse tipo de conhecimento, Isaac Newton revolucionou radicalmente todas as ciências de sua época. Na obra, estão os três princípios básicos da mecânica, que provavelmente você estudou ou ainda estuda: o da inércia, o da dinâmica e o da ação e reação.

4 – O KAMA SUTRA, DE VATSYAYANA (em algum momento do período Gupta [do século IV ao VI] seu autor fez a compilação dos textos eróticos anteriormente trabalhados por outros sábios)

O primeiro livro da História a tratar do sexo abertamente e de forma natural. Na Índia, o sexo é considerado sagrado e não uma coisa censurável, como acontece no Ocidente, devido às religiões cristãs. O livro descreve 64 práticas sexuais diferentes. Contam que o seu autor, Vatsyayana, praticava a castidade, mas através da meditação, atingiu um conhecimento profundo da natureza humana.

5 – SENSO COMUM, DE THOMAS PAINE (vendeu mais de 100 mil exemplares no ano de 1776)

Este livro não é muito popular no Brasil, mas é muito famoso nos Estados Unidos. Na época das monarquias e da colonização britânica, Thomas Paine começou a falar livremente sobre liberdade e tirania. Juntamente com outros autores rebeldes, como Henry Thoreau, convenceu o povo de que a Independência era uma boa ideia, criando o clima para a Revolução Americana.

6 – FOLHAS DE RELVA, DE WALT WHITMAN (datada de 1891-92)

Tido como um dos representantes máximos da poesia, Walt Whitman foi fundamental para quebrar barreiras dentro desse estilo. Ele livrou a poesia dos empertigados círculos acadêmicos e criou uma linguagem mais próxima de todos. Também conseguiu unir o romantismo e o realismo, originando uma poesia livre. Influenciou muita gente, desde os beatnicks (pequeno grupo de jovens escritores que frequentavam a boêmia de Greenwich Village novaiorquina, em 1943) até os poetas modernos.

7 – A GUERRA DOS MUNDOS, DE H. G. WELLS (publicado pela primeira vez em 1898)

Escrito em 1898, A Guerra dos Mundos deu origem ao gênero hoje denominado de ficção científica. Herbert George Wells influenciou toda uma geração, inclusive a mente de crianças que começaram a sonhar em serem cientistas, astronautas etc.

8 – A REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER, DE MARY WOLLSTONECRAFT (1792)

Essa obra, publicada em 1792, num período extremamente turbulento, devido à Revolução Francesa e aos ideais de liberdade do ser humano, construiu a base do feminismo. Nela, Mary Wollstonecraft afirmou que a mulher precisava ter direito à educação para sair de sua condição inferior, e condenou o casamento como uma forma de escravidão disfarçada. Formou, assim, ideias para acabar com a sociedade patriarcal.

9 – A ORIGEM DAS ESPÉCIES, DE CHARLES DARWIN (primeira edição data de 1859)

Numa época como a atual, na qual o ateísmo está crescendo muito, este é o livro de cabeceira de muitos cientistas e pensadores. Na época de Darwin, os seguidores da religião católica (que dominava o mundo com seus dogmas) eram criacionistas, ou seja, afirmavam, fanática e irredutivelmente, que o mundo foi criado por Deus em 6 dias, como diz a Bíblia. O livro de Darwin transformou-se, então, em um dos mais terríveis “inimigos” da igreja católica, já que provou, indiscutivelmente, que os organismos evoluem, através de milhões de anos e se transformam em outros. Expressões tão usadas, atualmente, como “seleção natural”, se devem a Darwin. A Origem das Espécies é, sem nenhuma dúvida, um dos mais importantes e significativos livros científicos da História da Humanidade.

10 – PÉ NA ESTRADA, DE JACK KEROUAC (foi lançado nos Estados Unidos da América, pela primeira vez, em 1957)

Este, sem dúvida, é um clássico que marcou toda uma geração. Ainda lido por muitos “alternativos”, On The Road (título original) foi o livro base da geração hippie e beatnick, das décadas de 50 e 60, no mundo inteiro. Essa geração marcou o começo de uma contracultura cujas ideias perduram até hoje. Além da importância histórica, uma curiosidade: o livro foi escrito em apenas três dias.

Fonte: http://www.vocesabia.net/comportamento/livros-que-mudaram-o-mundo/ (adaptado)
e http://www.vivos.com.br/36.htm. Acesso: 09.03.12.



Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza. Porém o que está faltando ainda não foi publicado, mas quando for será de grande influência entre os escritores. rsss

Abraço,s
Raí