quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Happy hour" histórico

Hoje, o meu final de tarde foi muito especial.

Atendendo a um convite dos que fazem o Colégio Diocesano Santa Luzia, onze anos depois, retornei ao berço de minha formação profissional.


Jamais esquecerei o dia em que sua coordenadora administrativa, Raimunda Almeida (Tia Mundinha), me admitiu de pronto, sem nenhuma burocracia – modéstia à parte, seu “olho clínico” discerniu que poderia investir em mim. Recordo-me, ainda, da forma como me apresentou à última turma de pré-vestibulandos que funcionou no período noturno (ano de 1988): “Esta moça será a professora de Inglês de vocês. Quero que a tratem muito bem. Olhem lá: o que fizerem a ela, estarão fazendo a mim”. Com uma apresentação dessas, não deu outra: os alunos colaboraram e nos saímos muito bem – eu nas aulas e eles nos exames.

Tia Mundinha, eu e Tia Zélia

Por mais de uma década lecionei no Dió (apelido carinhoso do colégio, comumente usado pelos mais íntimos), onde não só os alunos aprendem, mas também os professores. Posso ilustrar esta afirmação com um flashback que me chega neste momento: eu me vejo, exatamente, no dia em que fui convidada para fazer um programa de rádio – “O Diocesano dá a dica”, que tinha como público-alvo os alunos concluintes pré-vestibulandos. Confesso que tremi na base. Na época, além de extremamente tímida, jamais havia sequer entrado em um estúdio. Ministrar aulas de inglês pelo rádio, ao vivo, eis, pois, o desafio que me foi apresentado. Aceitei. Fui. Consegui. Vale salientar que esta foi apenas uma das muitas oportunidades que o Diocesano me deu para ousar, aprender e crescer como ser humano e profissional. 

Ontem, ao receber o convite das mãos da professora Lúcia Câmara, senti uma alegria enorme por haver sido lembrada, reconhecida e homenageada como uma das mulheres que se tornaram sujeitos da história desse tradicional e conceituado estabelecimento de ensino.

Flagrantes das apresentações dos alunos do CDSL durante o evento
A mulher através da história

Você deve estar curioso (a) para saber o que eu fiz de diferente para merecer tal deferência, não mesmo? 

É que, já próximo à data do meu pedido de demissão (após um concurso, tive que me afastar do Dió para assumir um cargo na rede pública de ensino), idealizei o carimbo comemorativo dos 100 anos do antigo Colégio dos Padres. Na época, eu era vice-presidente do Clube Filatélico e Numismático Mossoroense e intermediei todo o processo para a confecção e utilização do carimbo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. Com esta contribuição, acabei entrando para a história deste colégio como a responsável pelo carimbo do seu centenário (1901-2001).

Carimbo do Centenário do CDSL
Por gentileza, clique na imagem para ampliá-la

Profª. Raimunda Almeida, Pe. Sátiro Cavalcante, eu, Prof. Válter Rebouças e Profª. Lucinha Gurgel
Foto da missa solene de lançamento do Carimbo do Centenário
 do Colégio Diocesano Santa Luzia

Este "happy hour" histórico se configurou em mais um marco na minha carreira. Ser homenageada, juntamente com pessoas maravilhosas como Tia Zélia da UNIFAM e Lisonete Scherzinger (conhecida como Irmã Ellen) do Lar da Criança Pobre, foi uma honra e um prazer. São essas “surpresas” que me fazem, cada vez mais, acreditar no ditado que diz: “sempre colhemos o que plantamos”, não importa quanto tempo tenhamos que esperar.

Mulheres homenageadas através do projeto interdisciplinar
  MULHERES ONTEM, HOJE E SEMPRE 

Funcionários do CDSL

Comunidade diocesana (pais e filhos)


Copyright © Josselene Marques 
Fotos: Josselene Marques e Josy Medeiros
(30.05.2012)

7 comentários:

Baladas Mp3 disse...


Querida Josselene, mis más sinceras felicitaciones por éste reconocimiento hacia vos, no me cabe ninguna duda de que la cosecha de la vida es inevitable y vos seguirás cosechando bendiciones, por tus valores humanos, por ser una mujer honesta, solidaria y un verdadero ejemplo de la clase de personas que son necesarias en éstos tiempos. Alzo mi copa imaginaria y brindo por vos, agradeciendo por tu existencia y por tu amistad. ¡¡ Felicidades !!
Atentamente;
Beto.

Peter Charles disse...

Dear teacher

You're my favorite star.

Congratulations!!!!!!!!!

Peter Charles
Atlanta
USA

Anônimo disse...

Você merece cada palavra, cada gesto de amizade e consideração. vocè é uma professora por excelência e eu tenho muito orgulho de ser seu amigo. Parabéns! Ah! Outras virão...
Abraço,s
Raí

Graça Henrique disse...

olá amiga, toda essa história sua com o Diocesano é muito especial, mas sabe porque? vc é quem faz as coisas serem especiais, pois como profissional é tão excelente quanto é como pessoa e é lógico, unindo o útil ao agradável não pode sair algo que não seja tão bom quanto necessário. Vc é assim, amiga, companheira, necessária (como profissional por uma educação de qualidade), portanto, essa homenagem você mereceu e merece por onde passar vai deixar sua marca, sou sua fã viu! gosto de pessoas como vc, não olha apenas o valor numérico, mas o valor e o sentido de um bom educador para quem precisa da nossa colaboração como norteadores do processo ensino/aprendizagem... PARABÉNS, vc é mil....

Mágda Marques disse...

O meu estoque de PARABÉNS já está esgotando, viu?...(rsrs) mas é com muito prazer e orgulho da minha irmã-exemplo!...
Abraços!

Bernadete Oliveira disse...

Olá Josse:

Parabéns por tudo e em especial pela pessoa linda que é vc. Sempre foi, desde lá na adolescência em nosso tempo de " Jerônimo Rosado" vc já fazia a diferença.

Um grande abraço.
Berna.

Anônimo disse...

Parabéns pela merecida homenagem. Abraços Ângela R Gurgel