Profª Alvanira Lima apresentando o projeto Cinema na Escola
Passei a manhã e parte da tarde
fazendo uma das coisas de que mais gosto: aprender. Na qualidade de professora
do Centro de Educação de Jovens e Adultos, tive o privilégio de participar da V
Jornada Pedagógica do SESI – V Seminário do Fórum Regional da EJA (uma promoção
do SESI em parceria com a 12ª DIRED e a GEED de Mossoró).
“Avaliação de aprendizagem: Por
uma Práxis Transformadora” foi o tema da excelente, edificante e reflexiva
palestra do professor, pesquisador e escritor Celso Vasconcellos. Durante a
mesma, tivemos acesso a informações e dicas indispensáveis para a nossa prática
pedagógica diária.
Compartilho algumas anotações, da
fala do palestrante, que fiz no decorrer desta proveitosa e agradável manhã:
“O professor está “no chão” da
escola e da sala de aula. Tem muitas e muitas coisas que, se ele não fizer,
ninguém pode fazer no lugar dele.”
“Quando você não sabe o porquê do
que você ensina, você está apenas seguindo o senso comum.”
“A prática equivocada espanta o
aluno da escola no tempo certo.”
“Precisamos resgatar a potência
do professor. Se ele achar que não pode nada, ele adoece.”
“Devemos fortalecer seu poder,
pois muitas vezes ele não sabe o poder que tem.”
“O que nos mata (referindo-se aos
professores) não é só a carga de trabalho, mas a falta de sentido desse
trabalho.”
“Não basta mudar a forma de
avaliar. É preciso mudar a intencionalidade do avaliar. De nada adianta
selecionar novos conteúdos ou métodos diferentes de medir o aprendizado se não
houver alteração na intencionalidade. Sempre que as
crianças se perguntarem o que fazer para recuperar suas notas, os professores
deverão se questionar como recuperar a aprendizagem.”
“No sabemos lo que nos pasa y eso
es lo que pasa.” (Ortega e Gasset)
“Devemos usar dinâmicas que
tenham sentido e não aquelas que servem apenas para manipular.”
“Ser professor é criar condições
para a aprendizagem.”
“O fundamental do professor é
produzir aprendizagem.”
“O papel da avaliação é ajudar a
escola a cumprir sua função social, que passa por três tarefas básicas: aprendizagem
efetiva, desenvolvimento humano pleno e alegria crítica (docta gaudium), de
cada um e de todos os educandos.”
“No avaliar, o grande desafio é
trocar os “óculos de Gauss” (olhar classificatório) pelos “óculos de grau” (o
olhar que quer ver).”
“O sentido da avaliação é
qualificar.”
“Normalmente, o que comanda a
ação de um professor não é um nível de teoria desejada, correspondente àquilo
com o que ele concorda ou considera correto, mas um nível de teoria enraizada (o
que ele internalizou).”
" Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.” (Fernando Pessoa)
Fomos brindados, ainda, com duas
excelentes apresentações culturais. A primeira foi um “Tributo a Luiz Gonzaga”
(pelos alunos da Escola Celina Guimarães Viana) que encantou a todos. Durante
esta apresentação dos alunos-artistas do prof. Alexandre Neves, uma cena me
chamou, especialmente, a atenção: a sensibilidade de uma das alunas que, ao
escutar a popular toada “Luar do Sertão”, não conseguiu conter as lágrimas.
Certamente não estava no script. A segunda, foi a performance do bem-humorado
Grupo Acorde – que, em breve, completará quinze anos de carreira.
Para encerrar, o CEJA Professor Alfredo
Simonetti, seguido das unidades do SESI de Natal, Mossoró, Assú e Macau
compartilharam um de seus respectivos projetos.
Agora, é só aguardar o próximo
fórum!
A seguir alguns registros fotográficos:
Um agradecimento especial para a prestativa e paciente
Juliene Vieira que não mediu esforços para nos ajudar
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Professoras Elma, Maria Augusta e Jandira
- representantes da DIRED e GEED |
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Flagrante dos minutos que antecederam o início do evento |
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Da esquerda para a direita, professores Lúcia Câmara,
Valter Rebouças e Socorro Barbosa |
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Mais professores do CEJA: Ivanilce, Socorro, Carminha e Barbalho |
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Ao centro, uma das supervisoras do CEJA, Rilzonete |
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Na penúltima fila, destaque para mais uma supervisora do CEJA: Benômia |
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Mais professoras do CEJA: Vera Lúcia e Alvanira Lima |
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Momento em que assistíamos a uma apresentação de esláides
com registros fotográficos dos fóruns anteriores |
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Momento da abertura do evento |
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Brilhante apresentação da E.M. Celina Guimarães Viana
Um tributo a Luiz Gonzaga |
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Os alunos-artistas da E. M. Celina Guimarães Viana
foram aplaudidos de pé, após a sua apresentação |
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O palestrante Celso Vasconcellos |
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Um comentário:
Estive lá. Assisti até a palestra de Celso Vasconcelos, depois tive que sair. Mas vi como o seu trabalho - de pedagoga e, especialmente, jornalístico - é eficiente. Parabéns!
Abraço,s
Raí
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