sábado, 3 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos: Rio 2016

Cristo Redentor no Morro do Pão de Açúcar

- Rio de Janeiro -Brasil

Imagem: WEB



Nesta sexta-feira (2), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o Brasil será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro – a Cidade Maravilhosa – foi a concorrente escolhida. Esta vitória deixou extremamente feliz a população brasileira. Até o momento, os cariocas permanecem nas ruas e na praia de Copacabana a comemorar.

Particularmente, vejo como principais pontos positivos, desta conquista, a geração de novos postos de trabalho, melhorias na parte urbana da Cidade Maravilhosa, aumento do interesse pelo esporte e mais investimentos na segurança. Será muito bom também para os nossos países-irmãos, pois a atenção do mundo estará voltada para a América do Sul.

No entanto, surge uma preocupação: grande parte dos meus compatriotas, indubitavelmente, se distrairá com o megaevento. Sem querer estereotipar e já estereotipando, o brasileiro se envolve de maneira apaixonada em tudo quanto faz. Uma vez entretidos, por todo esse período, muitos se esquecerão de refletir, questionar e continuar reivindicando melhores condições de vida. Cientes disto, precisamos ficar atentos a fim de evitarmos que o emprego de recursos financeiros em setores essenciais seja relegado em virtude das reformas que deverão ser feitas na cidade.






Pergunto: como estará o nosso país daqui a sete anos? Infelizmente, não posso responder a esta indagação. Espero e desejo que esteja bem melhor que hoje.

Todavia, esta visão realista não me impede de, na qualidade de brasileira e patriota que sou, também me alegrar e comemorar. Realmente, não é todo dia que algo desta natureza acontece. O fato é que entraremos para a história como o primeiro país sul-americano a sediar uma olimpíada. Já é, sem dúvida, um bom motivo para deixar um pouco de lado as inquietações antecipadas e “correr para o abraço”.

Uma coisa é certa: no que depender dos brasileiros, atletas, oficiais, jornalistas e espectadores serão recebidos de braços abertos não só pelo nosso povo hospitaleiro, mas também pelo próprio Cristo.
Sejam todos bem-vindos ao Brasil!







Saiba um pouco mais:


A logomarca da candidatura carioca às Olimpíadas de 2016 é de autoria da designer carioca Ana Sother, da Sother Designer. A logo é alegre e amistosa e seus traços se referem ao Pão de Açúcar. A exclamação no lugar do numero 1, no 2016, representa a expectativa do povo carioca de sediar o evento.







Copyright © 2009 – Josselene Marques

Todos os Direitos Reservados




4 comentários:

Anônimo disse...

Uma bela vitória para a cidade do Rio de Janeiro e um momento único para o povo brasileiro. Lula mostrou-se patriota ao defender a candidatura, apesar de ter sido vaiado no sulamericano, ano passado, na mesma Rio de Janeiro. Parabéns a Arthur Nuzman, pela dedicação de anos à frente do COB e demais autoridades que se empenharam para que esse sonho se tronasse realidade. Entretanto, o que me preocupa é o famoso jeitinho brasileiro. Daqui a pouco, aliás, nem ser preciso daqui a pouco: já tem gente brigando por uma fatia do bolo. E isso é revoltante. Vão começar as trapaças, o jogo de interesse, os lobs, as armações, as falcatruas, os desvios de verbas e neguinho aparecendo como o grande salvador da Pátria. Pode escrever aí: tudo que eu disse irá acontecer.
Abraço,s
Raí

Baladas mp3 disse...

¡¡¡Felicitaciones hermanos!!!.Fuè una alegrìa saber que todo un pueblo se llena de felicidad...las gentes tenemos tan pocas...¿verdad?, es cierto que habràn muchos intereses,siempre los hay,para eso està la opiniòn pùblica,para no dejarse distraer,pero un rato de felicidad..¡¡¡hay que disfrutarlo!!!.Yo me siento feliz,por mis hermanos de Brasil, por toda Sudamèrica y porque no siempre los poderosos ganan.Abrazo grande.

Ilaine disse...

Rio de Janeiro!!! Ah, menina, tu tinhas que ter visto o barulho que eu fiz aqui em Copenhague no momento em que o presidente do COI leu a cidade vencedora. Nossa, foi emoção demais! Durante o dia todo acompanhei na tv o andamento das apresentações. Como Obama veio para ca Capital dinamaraquesa e a deixou parada por algumas horas, devido ao extremo serviço de segurança, achei que tudo estava nas mãos dele e Michelle. Mas, não! O voto foi para nosso Rio. Josselene, sim penso que é muito bom para o nosso país. Todo brasileiro se sente honrado e isto traz uma atmosfera positivo.

Parabéns pelo post tão especials e acima de tudo muito abrangente.
Beijo

Josselene Marques disse...

Raí:

Tomara que estejamos enganados, mas é bem provável que isto aconteça.
Obrigada pelo seu aporte e por estar sempre presente por aqui.
Abraço.

Beto:

"Yo me siento feliz,por mis hermanos de Brasil, por toda Sudamèrica y porque no siempre los poderosos ganan."

Bravo, amigo!
Es verdad. Tenemos tan pocas alegrias.
Muy agradecida como siempre por tu seguimiento al blog.
Abrazo.


Ilaine:

Que bom, amiga. Fico feliz por você.
Como diz o Beto, nem sempre os poderosos ganham.
Abração.