segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados





O Dia da Morte; pintura de

William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)


Hoje, 2 de novembro, os cristãos católicos celebram o feriado universal do Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados.

No passado, homenagens aos mortos também eram habituais. Notamos algo em comum na maioria das religiões: elas reservavam o Dia de Finados para evocar as qualidades e os feitos dos antepassados e também celebrar sua fé na ressurreição. Os cristãos protestantes, por exemplo, observam a data, mas creem que, após a morte, nada mais resta a não ser o juízo final.

O Dia de
Finados foi instituído oficialmente pela Igreja Católica no século X. A partir do século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) passaram a obrigar a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII, esse dia passou a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Os fiéis costumam homenagear os mortos lhes oferecendo flores – que são levadas aos cemitérios - e orando/rezando por eles. É o "Dia da Saudade.”

Apoiados em uma prática de mais de um milênio, os católicos utilizam-se de algumas passagens bíblicas para fundamentarem sua posição: cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46.

Particularmente, vejo a data de hoje como um dia especial no qual temos a oportunidade de relembrar, com mais ênfase, os nossos entes queridos já falecidos e também refletir sobre a morte: algo certo e inevitável para todos nós. Em síntese, é uma forma de mantê-los vivos, em nossa lembrança, em consideração a tudo quanto fizeram ou representaram para nós, em vida. Na verdade, quando perdemos alguém que amamos, ele (a) jamais desaparecerá, completamente, porque o amor é eterno e a extinção da matéria aliada à ausência física não impedem que o amor por ele (a) se perpetue em forma de recordação.




Cpyright 2009 - Expressão © Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito ser uma obrigação. Reverenciar os entes queridos é trazê-los sempre vivos dentro de nós. Particularmente, não gosto da data, pois a transformaram num comércio - muitas vezes - sem escrúpulos. Deixo para ir depois ver meus parentes no campo santo.
Abraço,s
Raí

Obs. gostei das informações. Parabéns pela pequisa.

Josselene Marques disse...

Raí:
Penso e faço igualzinho.
Abraço e obrigada por sua presença assídua neste espaço.