quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fragilidade humana

No Haiti, o Palácio Presidencial atingido pelo terremoto.
Imagem: WEB

Recentemente, assistindo ao noticiário da TV e lendo as reportagens, na Web, sobre o desastre natural no Haiti (um terremoto que atingiu 7 graus na escala Richter e devastou o país na tarde do último dia 12 de janeiro), eu reforcei o conceito de quão frágil é o ser humano diante dos fenômenos naturais mais contundentes. Nem mesmo aqueles que se fecham em redomas, proporcionadas pelos status social e econômico, estão imunes. Os fenômenos não fazem distinção entre as pessoas. É lógico que os mais pobres estão menos protegidos e, portanto, mais suscetíveis.
Geralmente, as tragédias atingem, direta ou indiretamente, a maioria das pessoas. É assustador pensar que, em poucos segundos, se pode perder tudo o que se levou uma vida inteira para construir. Você já imaginou querer voltar para casa e não ter mais casa? Ter família, amigos e, de repente, perder todos de uma só vez?
De uma vez por todas, convenci-me de que preciso viver como se hoje fosse o meu último dia de vida. Afinal, quem pode garantir que estarei aqui, amanhã, escrevendo para você, caro (a) leitor (a)?

Talvez eu lhe pareça pessimista ou dramática. Creio que os adjetivos são realista e prática, pois tenho plena consciência de minhas limitações como ser humano: sou mortal e muito pequena diante da grandiosidade deste planeta e do universo. É mister que aprecie o que tenho e desfrute de tudo de bom, que a vida me oferece, pois o futuro é incerto – por mais que eu faça planos e sonhe.

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

3 comentários:

Ilaine disse...

Amiga!

Ah, que certeiro tudo o que aqui escreves. Estou assustada também. E o Haiti já é um país de uma pobreza plena... Os jornalistas alemães - vi na TV ontem, falaram que, praticamente, não há ajuda do governo local. Mostraram cenas de Porto Príncipe antes do terremoto: um quadro muito triste. Já estas cenas foram assustadoras. Pobre gente, imagine agora...

Beijo

Anônimo disse...

Agora nós estamos vendo os horrores de um país de terceiro mundo. Ou seja: quando a miséria se une a catástrofe o que se vê é a desumanidade presente em cada face do restante do planeta.
Abraço,s
Raí

Josselene Marques disse...

Ilaine:

É isso, minha amiga. Há muita injustiça e desigualdade neste mundo. Infelizmente, a corda arrebenta do lado mais fraco. Lamentável.
Abraço enorme.


Raí:

Sábia reflexão, mestre.
Obrigada pela visita.