domingo, 14 de fevereiro de 2010

Valentine's Day

Arte: Josselene Marques

Hoje, 14 de fevereiro, muitos países celebram o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados.

Há controvérsias sobre a origem da data. As versões mais aceitas estão baseadas nas tradições cristã e pagã.

Segundo os cristãos católicos, São Valentim - o santo dos namorados -, provavelmente, viveu no Século III, em Roma. Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador romano Cláudio II. Este tinha uma obsessão: queria formar um exército grande e forte. Como não conseguiu a adesão de muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra, o Imperador proibiu os casamentos entre os jovens e Valentim, revoltado, resolveu descumprir suas ordens realizando casamentos secretos. Como era de se esperar, foi descoberto, preso, torturado e decapitado em 14 de fevereiro.

Já os pagãos romanos, celebravam a data em 15 de fevereiro - no início da Primavera - no festival da Lupercália. A Lupercália, no seu calendário, era uma festa/cerimônia de fim de ano. Ela servia para espantar os maus espíritos e para purificar a cidade, assim como para liberar a saúde e a fertilidade das pessoas açoitadas pelos lupercos (corpo especial de sacerdotes escolhidos entre os mais ilustres da cidade). Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com os nomes das moças romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa jovem seria a sua namorada durante o festival ou, eventualmente, por tempo indeterminado.
Com o decorrer dos anos, o dia 14 de fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, principalmente na Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos e demais países das Américas.

Há ainda uma outra versão que descarta qualquer ligação com o São Valentim e atribui a data à coincidência com período de acasalamento das aves.

Uma curiosidade: no Japão o Dia dos Namorados é celebrado em duas datas. A primeira é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e outros entes queridos. A segunda é no dia 14 de março. Nesse dia, é a vez dos homens retribuírem os presentes.

No Brasil comemoramos o Valentine's Day como Dia dos Namorados, em 12 de junho.


Copyright © 2010 – Revelação – Pura Inspiração
© Todos os Direitos Reservados

4 comentários:

Anônimo disse...

Josselene:

¿Eres lo que escribes?
¿Eres como escribes?
¿Si?
Así que tú eres un tesoro!
Un beso!

Franco Fernandez
Paraná - Argentina

Anônimo disse...

Josselene,
me atualizo aqui. Gosto quando você escreve sobre essas datas e dá o enfoque que realmente é.
Abraço,s
Raí

Ilaine disse...

Sim, aqui a cidade toda estava cheia de corações vermelhos e pessoas comprando flores.
Abraço

Josselene Marques disse...

Franco:

Soy sincera cuando escribo. Mis textos expresan mis creencias.
Gracias por venir.
Vuelve cuando puedas.

Raí:

Obrigada, amigo.
Sua visita é sempre bem-vinda.

Ilaine:
Que romântico, menina!
Obrigada pela visita e volte sempre.