domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente

Google Images





A data de hoje é dedicada à ecologia e ao meio ambiente.


A título de curiosidade, a palavra “ecologia” tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão. Ela foi usada, pela primeira vez, em 1869, pelo cientista alemão Ernst Haeckel, para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.


Felizmente, muitas pessoas já têm noção do impacto ambiental que suas ações (desmatamento, queimadas, utilização de produtos que reduzem a camada de ozônio - provocando o aumento da temperatura, o consequente derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, que reduz as faixas de terra e aumenta o número de desabrigados -, a caça indiscriminada, que ameaça a sobrevivência das espécies - tudo isso, caro (a) leitor (a), só para exemplificar) podem causar à nossa grande casa e vêm fazendo a sua parte para corrigir “antigos maus hábitos” - cuidam, pelo menos, do lugar onde habitam. Entretanto, o que tem sido feito, para preservar o nosso cantinho no Universo, ainda é pouco. Não é difícil constatar que a Terra continua sendo agredida e explorada de forma não sustentável. Em pleno século XXI, ainda encontramos seres, dotados de racionalidade, aos quais foram atribuídos direitos e obrigações, que são incapazes de promover mudanças simples, em seu dia a dia, tais como: economizar água e energia, jogar lixo no lixo, reciclar, entre tantas outras pequenas medidas que podem beneficiar os habitantes do planeta, em sua totalidade, se considerarmos que o mesmo é uma única habitação para todos.


Então, que tal aproveitarmos o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente para refletirmos, um pouco, sobre a forma como interagimos com o meio onde vivemos e, se for o caso, fazermos algumas alterações em prol de sua preservação?

2 comentários:

Baladas Mp3 disse...


Excelente post, Josselene, você como sempre..educação de qualidade.

Anônimo disse...

Conheci ontem, Josselene, um projeto de meio ambiente, na cidade de Icapuí, que está transformando a realidade de uma comunidade do lugar. É sobre a rpeservação do mangue, da água, das espécies e, também, contra a exploração infantil. Muito bom. É com projetos, até simples, que iremos mudar a realidade predatória de nosso planeta. Ótimo texto.
Abraço,s
Raí