sábado, 11 de junho de 2011

O Amor e o Dia dos Namorados

Google Images





O dia dedicado aos namorados se aproxima... Faltam poucas horas... É um momento oportuno para falarmos de amor...



Como sabemos, há diferentes formas e tipos de amor: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida e mais outras dezenas de subdivisões e rotulações.



Já no idioma grego há apenas quatro palavras que sintetizam e concentram a diversidade de termos, comumente, utilizados em outras línguas para definir tão sublime sentimento. São elas: Eros, Storge, Philos e Ágape.



EROS é o amor carnal, voltado para o sexo. Ele é extremamente egoísta, cego e busca, primeiramente, a própria felicidade - é o amor mais humano, em sua essência. É a paixão romântica dos poetas. Só uma coisa importa: ser correspondido.



STORGE é o afeto natural, como o que sentimos por pais e filhos. Os casais preferem cativar a seduzir. Normalmente, eles conhecem muito bem um ao outro. Trata-se de um amor afetuoso que se desenvolve lentamente. A atração física não é o principal. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados.



PHILOS é também conhecido como "amor fraternal" ou “amor de amizade”. É motivado por razões práticas e baseia-se numa apreciação recíproca. Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer e deseja realizar os interesses pessoais. Ele encara os defeitos e decide se eles podem, ou não, ser superados pelas virtudes.



ÁGAPE é o amor incondicional, puro. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. É capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. Ao invés de sentir atração física, ele ama a alma. Ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não corresponde. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço.



Caro (a) leitor (a), não importa o seu estilo de amar. Ame! O amor nos faz sentir mais vivos.
Tenha um Dia dos Namorados bem feliz!






3 comentários:

Ale disse...

El día de los enamorados aquí en mi pais es en febrero , sin embargo, solo se refieren al amor de pareja , y en ese momento me siento sola ....sin embargo como ti bien dices , hay más de un amor y yo tengo el fraternal y el maternal ......
cariños amiga

Paul Buchinsky disse...

Dear Josselene,

You're an adorable woman. You must be the target of all those kinds of love.
Have a nice day...
Kisses

Paul Buchinsky
London / United Kingdom

Anônimo disse...

Josselene, amor é amor em qualquer língua, em qualquer condição. Mas, eu fico, para mim, com todos eles, de uma só vez. Condenso, misturo e os transformo em apenas um: o amor entre um homem e uma mulher. Que ele seja, às vezes, mesquinho, individual, dominador, mas que seja sincero, único, carinhoso, apaixonado, sedutor e, acima de tudo, eterno neste gostar.
Abraço,s
Raí