domingo, 18 de setembro de 2011

Auto da Liberdade

Foto disponível no site da PMM




Ontem, tive o privilégio de assistir ao “Auto da Liberdade”. De fato, um espetáculo que resgata e, ao mesmo tempo, mantém viva a história de luta do povo mossoroense. Ele está cada vez mais bonito e cheio de inovações, como a utilização de diversos recursos audiovisuais e uma “pitada” de humor. Recomendo a quem ainda não o assistiu a fazê-lo. Certamente não se decepcionará.
Abaixo, reproduzirei o texto de divulgação, disponibilizado no
site da Prefeitura de Mossoró:

“O espetáculo Auto da Liberdade, uma das atrações na programação da Festa da Liberdade, estreia neste sábado (10/09), às 20h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, numa realização da Prefeitura Municipal e execução da Gerência da Cultura. Com 74 atores em cena, o espetáculo resgata feitos heróicos dos mossoroenses: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência a Lampião e o Primeiro Voto Feminino na América Latina.

O Auto da Liberdade 2011 terá um formato mais explicativo e didático. "A ideia é de que o Auto da Liberdade possa cada vez mais perpetuar essa história", justifica a gerente da Cultura, Clézia Barreto. O espetáculo é dirigido pelo renomado teatrólogo João Marcelino, tendo no elenco 54 atores com atuação nos diversos grupos teatrais da cidade e outros 20 atores novatos. Este ano, foram agendas 15 apresentações do espetáculo (10 a 29 de setembro).

A exemplo da estratégia montada pela Gerência da Cultura na edição do Auto em 2010, este ano o acesso do público ao Auto da Liberdade também se dará mediante a retirada antecipada de ingressos na bilheteria do Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 14h. No caso de escolas e instituições convidadas, os ingressos serão entregues das 14h às 18h. O controle de senhas ocorre em razão da limitação de lugares disponibilizados à plateia no teatro.

"Como o número de pessoas interessadas em assistir ao Auto da Liberdade, é sempre superior ao total de vagas do Teatro, 744, fazemos esse controle de senhas, evitando superlotação e desconforto para o público", explica a gerente da Cultura, Clézia Barreto. O Auto da Liberdade, que durante anos foi encenado ao ar livre, chega à segunda edição encenada no Dix-huit Rosado, com a proposta definida de formar novas plateias para o teatro.

A Festa da Liberdade acontece de 7 a 30 de setembro. A sua programação inclui, além do Auto da Liberdade, outras atividades: Seminário Novas Liberdades, Cristo Liberta, shows musicais na Estação das Artes e Praça de Eventos, concurso fotográfico e o Cortejo da Liberdade, dia 30, na Avenida Alberto Maranhão, finalizando a programação. Para a prefeita Fafá Rosado, conquistar a liberdade é dar vida aos sonhos.

"E sonhar é o primeiro passo para conseguir transformar a própria realidade. Com ousadia e coragem, Mossoró conquistou diferentes liberdades...O tempo passou e hoje a Terra da Liberdade celebra a sua história em forma de ideais, luzes, cores, sons e gestos", diz a prefeita Fafá Rosado, no texto de apresentação da programação da festa. "Venha participar dessa festa e se encantar com grandes espetáculos", convida a prefeita.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Sempre assisto (e gosto) desse espetáculo. Ano passado assisiti a estréia, não gostei do som, mas acredito queeste probleminha já esteja resolvido na edição 2011. Irei ver, com certeza.

Anônimo disse...

Desculpe, esqueci de identificar o comentário. Ângela R Gurgel.

Anônimo disse...

Assisti no ano passado. Esse ano ainda não fui. O Mário me falou que esse ano o espetáculo está melhor, mais bem produzido, mais Mossoró.
Abraço,s
Raí