quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Feriado nacional

Independência ou Morte!, de Pedro Américo


(óleo sobre tela, 1888).
Google Images




Feriado nacional em comemoração à Independência do Brasil. “Horas livres”, sem agenda a cumprir, dei-me ao luxo de acordar um pouco mais tarde e assistir a algumas partes do desfile cívico pela TV.


Ao ver todos aqueles símbolos representativos da nossa identidade de país independente, bateu-me uma saudade enorme do meu tempo de estudante. Não perdia um desfile! Era um prazer e um privilégio vestir o meu uniforme escolar para celebrar esta data tão importante para qualquer país. Ainda hoje, confesso que, ao escutar a batida de uma fanfarra, sinto vontade de segui-la, marchando conforme sua cadência.



Apesar de todos os entraves, como a violência, a corrupção, a má distribuição de renda, o desrespeito às leis – inclusive por alguns governantes –, o nosso país segue sempre em frente. Principalmente nos últimos anos, o que tem de positivo vem sendo reconhecido pelas demais nações, atraindo mais investimentos estrangeiros, e isto resulta em progresso.



O amor pela pátria não prejudica a minha visão – tenho plena consciência da realidade do Brasil. Contudo, o meu sentimento de patriota é inabalável, pois tenho orgulho de ser brasileira!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah como era bom os tempos de estudante! 7 e 30 de setembro, em Mossoró, era motivo de ansiedade pela chegada. Desfilar, orgulhosamente, exibindo as cores da escola, era demais! E, depois, as matinês. Independente do que seja o nosso país hoje, recordar os momentos cívicos dá prazer.Abraço,s
Raí

Ilaine disse...

Josselene!

Também eu lembrei do dia da Pátria daqui... de longe. Sim, eu amava os desfiles, era emoção pura. Muita coisa melhorou em nosso país. Corrupção e violência também existem em outros lugares. O Brasil está na boca de todo mundo - e quase sempre ouço palavaras positivas sobre a patriazinha por aqui. Ah, este amor que temos!!! Beijo

vieira calado disse...

E faz bem!

O Brasil é um Grande País!

Bom fim de semana, para si!